Conheça os mais de 50 carros que Stellantis lançará no Brasil até 2025
Se o domínio de mercado não bastasse, fabricante inicia mais uma ofensiva para consolidar liderança e alavancar marcas como Citroën e Ram
Se o domínio de mercado não bastasse, fabricante inicia mais uma ofensiva para consolidar liderança e alavancar marcas como Citroën e Ram
A Stellantis vem se destacando como a principal fabricante de carros instalada no Brasil com alguma sobra. A empresa parece ter gostado da brincadeira e não quer mais largar o osso. Errada não está.
Não só ela tentará manter suas duas principais joias, Fiat e Jeep, na crista da onda em seus respectivos segmentos, como pretende agora alavancar outras marcas no país. Estamos falando, especialmente, de Citroën, Ram e Abarth, divisão esportiva da própria Fiat que será alçada à condição de grife, quase uma marca, conforme antecipado pelo AutoPapo.
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A primeira atuará em uma faixa mais popularesca, sendo posicionada talvez abaixo até da própria Fiat na escada da companhia. A segunda, que já se vai bem-sucedendo ao explorar o ainda pouco povoado mercado de luxo nos rincões do Brasil agro, ampliará suas faixas de atuação. A terceira terá posição estratégica de construção de imagem e valor.
Há uma clara vantagem da Stellantis em relação a qualquer concorrente instalada em nossa região: sua autonomia é muito maior. Enquanto rivais precisam esperar, às vezes implorar por movimentos das matrizes, o braço “FCA” da recente fusão tem aqui uma de suas fontes de renda mais importantes. Por isso, recebe mais atenção e tratamento prioritário.
Fica difícil vislumbrar mesmo uma GM ou uma VW freando o embalo da Stellantis estando, elas próprias, engessadas por decisões que serão deliberadas e tomadas a milhares de quilômetros daqui, nos EUA, na Europa ou até na China.
Pode acontecer, claro, mas a Stellantis tem demonstrado um entendimento muito maior das tendências de nosso mercado e, não menos relevante, um poder de reação bem mais ágil às movimentações da concorrência. São duas vantagens enormes.
Uma demonstração clara dessa força veio na última semana, quando o CEO do grupo Stellantis, Antonio Filosa, anunciou uma ofensiva com 23 produtos totalmente novos a serem lançados até 2025, sendo sete carros híbridos/elétricos, além de 28 reestilizações de modelos já existentes.
Quais produtos são esses? Com ajuda do amigo Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, talvez o maior conhecedor de projetos da Stellantis no mundo, cheguei a uma lista completa para os 23 carros totalmente novos. Confira quais devem ser e quando devem chegar:
Deve, aos poucos, ocupar o lugar do Fiat Mobi como carro de entrada da fabricante no país.
Será a maior, mais forte e mais cara picape à venda oficialmente no país.
Iniciará a incursão da empresa em um dos poucos segmentos nos quais ainda não atua: o de picapes médias, com foco em versões de trabalho.
SUV cupê derivado do Pulse, será posicionado entre ele e o Jeep Renegade.
Promoverá a reestreia da divisão esportiva, agora com status de marca.
Derivado do Fiat Fiorino, substituirá o atual Partner.
Enorme, importado e com sete lugares, será o SUV mais caro da marca.
Virá como picape média de luxo e “descolada”.
Sua missão será ocupar o posto de “SUV mais barato no Brasil”.
Irmão de Peugeot Expert e Citroën Jumpy, povoará a lacuna deixada pelo Doblò.
Segundo produto da nova marca será uma derivação esportiva do já mencionado SUV cupê.
Brigará com o Chevrolet Spin e, possivelmente, Hyundai Creta Grand entre os modelos de sete lugares mais baratos.
Será a picape média para brigar com as versões cabine dupla e de topo de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia.
Sedan compacto tentará pescar clientes em um segmento que todos estão abandonando.
Utilizará a plataforma CMP do Peugeot 208 e não a derivação simplificada do novo Citroën C3.
Marcará a chegada da base EMP2 (acima da CMP), que também dará vida à próxima geração dos demais Jeep nacionais.
Maioria dos modelos já existe no exterior: confira quais serão os 7 futuros carros elétricos e híbridos da Stellantis.
Híbrido plug-in, previsto para ser apresentado nos próximos meses.
Reforçará o posicionamento da marca como mais nichada no mercado de carros de passeio.
Será a configuração de cinco lugares do SUV grandalhão, também com motorização híbrida plug-in.
Assim como Peugeot e-Export e Citroën e-Jumpy, a van derivada da Fiat terá uma versão 100% elétrica vinda da Europa.
Ao que tudo indica, a Peugeot terá outro utilitário no país e será 100% elétrico, com chances de produção regional.
Uma das especulações sobre a Ram 1200 é que a picape derivada da plataforma da Toro terá uma configuração híbrida leve.
A segunda geração do Renegade prevê a estreia do motor T270 híbrido flex em nosso país, com produção local.
Sobre os facelifts, serão aplicados em quase toda a gama de modelos existentes atualmente, nacionais ou: Fiat Argo, Cronos, Strada e Ducato, Jeep Commander e Wrangler, Peugeot 208 e Ram 2500 certamente estão na fila, além de produtos que acabaram de chegar ou ser renovados, como Fiat Pulse e Toro, e Jeep Compass.
Podem entrar na conta, ainda, atualizações de motorização, como o Peugeot 208 com motores Fiat, e versões inéditas, como a Ram 1500 Classic (antiga geração da picape grande, que comporá o catálogo da linha 1500 ao lado da já conhecida Rebel).
Como se vê, o foco para as categorias de carro de passeio será quase total em Citroën (entrada), Fiat (intermediário) e Jeep (premium). A Peugeot tende a cada vez mais se tornar uma marca de nicho ou voltada ao mercado de comerciais leves eletrificados.
Como Peugeot e Citroën conseguiram virar o jogo em 2021? Boris Feldman explica em vídeo!
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Eu tô procurando uma versão mini van de 8 lugares, com o nome stellantis, estou investigando se é verdade, vi em um site patrocionado, ja caí em golpes de site patrocionado, por isso estou procurando respostas.