Consumo: Nivus 2025 bebe menos que Pulse híbrido (na estrada)
Volkswagen divulga dados oficiais de consumo da linha 2025 do Nivus, que pode fazer quase 15,0 km/l com um litro de gasolina, mas leva pior na cidade
Volkswagen divulga dados oficiais de consumo da linha 2025 do Nivus, que pode fazer quase 15,0 km/l com um litro de gasolina, mas leva pior na cidade
A Volkswagen acaba de divulgar os dados oficiais de consumo do Nivus 2025, segundo as aferições do Inmetro. O SUV cupê passou por adequações para atender às novas normas do Proconve L8, que passaram a valer em janeiro de 2025.
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Sem ajustes de potência e torque, a Volks afirma que a melhora veio pelos ajustes aerodinâmicos, que reduziram o arrasto. Dependendo do regime de condução e do tipo de combustível (etanol ou gasolina) os ganhos de eficiência gira entre 2,5 e 4%.
Assim, o consumo do Volkswagen Nivus 2025, segundo o programa de etiquetagem do Inmetro (PBEV), é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,6 km/l | 10,3 km/l |
Gasolina | 12,4 km/l | 14,8 km/l |
Assim, os números do VW se mostram mais eficientes que os oferecidos pelo seu rival direto, Fiat Pulse T200 Hybrid, quando circulando em trajeto rodoviário. Na cidade, o italiano eletrificado é mais eficiente, segundo o Inmetro. Confira:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,3 km/l | 10,2 km/l |
Gasolina | 13,4 km/l | 14,4 km/l |
Os comportamentos distintos se devem a diferentes fatores de cada carro. O Nivus recebeu melhorias aerodinâmicas. Assim, em velocidades de cruzeiro, com menor resistência do ar, há melhor aproveitamento da inércia. Ou seja, é preciso fazer menos esforço para manter a velocidade constante.
Já o Pulse eletrificado se mostra mais econômico na cidade justamente pela atuação constante do módulo híbrido leve BSG. O motorzinho de 4 cv e cerca de 1 kgfm de torque alivia o esforço do motor a combustão no para e anda do trânsito urbano.
O Nivus 2025 ganhou novo tanque de combustível, com 3 litros a menos que seu antecessor. Agora são 49 litros disponíveis no reservatório devido a necessidade da instalação de um filtro ORVR. A peça tem como função evitar a evaporação do combustível e a dispersão de gases tóxicos.
No entanto, a Volkswagen garante que a perda não comprometeu a autonomia. Segundo a marca alemã, o Nivus 2025 pode alcançar até 725 km com apenas um tanque.
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