Consumo da nova Toro turbo decepciona, mas desempenho é bom
Lançamento da linha 2022 da picape tem como uma de suas principais novidades a estreia do novo motor 1.3 turbo do grupo Stellantis
Lançamento da linha 2022 da picape tem como uma de suas principais novidades a estreia do novo motor 1.3 turbo do grupo Stellantis
A grande expectativa em relação ao lançamento da Fiat Toro 2022 era em relação ao novo motor 1.3 turboflex. Afinal, ele poderia resolver duas das maiores queixas em relação ao modelo quando equipado com o antigo motor 1.8 flex: desempenho ruim e consumo alto.
Como a nova Toro tem as duas opções de motorização na versão de entrada Endurance, é possível fazer a “prova dos nove” comparando as fichas técnicas delas.
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No quesito desempenho, a Toro 2022 Endurance 270 AT6 (com motor 1.3 turbo) está em outro patamar. Ela tem a potência de 180 cv (gasolina)/185 cv (etanol) a 5.750 e torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
A velocidade máxima dessa configuração é de 202 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos, quando o combustível é etanol.
A Toro Endurance 1.8 tem números bem mais modestos: 135 cv (gasolina) / 139 cv (etanol) a 5.750 e torque de 18,76 kgfm (gasolina) /19,27 kgfm (etanol) a 3.750 rpm. Com o derivado da cana, ela atinge a máxima de 179 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos.
Além do desempenho melhor, a Toro com motor turbo tem capacidade de carga 100 kg maior: 750 kg contra 650 kg da 1.8.
Neste quesito ocorre a surpresa. O único cenário em que a Toro 2022 turbo supera a 1.8 em consumo é na cidade quando abastecida com gasolina. Em todos os outros, a melhor é para o motor antigo. Confira
Versão | Cidade (gasolina/etanol) | Estrada (gasolina/etanol) |
---|---|---|
Toro Endurance 270 | 9,4 km/l / 6,5 km/l | 10,8 km/l / 8 km/l |
Toro Endurance 1.8 | 9 km/l / 6,3 km/l | 11,1 km/l / 8 km/l |
A Toro 2022 marca a estreia na linha Fiat do novo motor turbo do grupo Stellantis, o GSE 1.3, batizado de 270 em referência ao torque em Newton-metro (Nm).
A nova família de motores GSE Turbo que começa a ser produzida na planta de Betim é composta pelos motores T3 (1.0l) e T4 (1.3l). O motor turbo da Fiat/Jeep tem a tecnologia MultiAir, um sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento.
Ainda segundo a montadora, os motores da família GSE possuem tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).
O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que, de acordo com a Fiat, traz confiabilidade ao conjunto.
Boris comenta sobre a nova Toro:
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Tive uma 1.8 e ela bebia bem e era meio lerda. Optei pela 2.4. O motor é maior e mais forte, então trabalha mais folgado e é por isso que ela é mais econômica. Está ótima, mas já está ficando velha. Penso em comprar uma 1.3 com motor 270. Não sei se terei a mesma economia e estabilidade como a minha me proporciona. Será que valerá a pena?
Retorno aqui hoje 01/24 e continuo dizendo que o meu tigershark é muito bom. Não dá problema e já está com 42.000 km. Tudo beleza. A única coisa que aconteceu com ele foi a bomba de combustível. Tem que ficar boneco, porque tem muito mechanico que quer tirar a bomba com chave de fenda e estraga. Tive que comprar uma chave especial para removê-la. Chave tipo uma aranha que abraça toda a parte superior da bomba e não custa caro. Eu mesmo consertei e só gastei 350,00 na recuperação. Na autorizada queriam cobrar 5000,00. O carro continua lindo vermelho tribal e muito bom.
Vergonha esse motor, tá bebendo igual a S10 2.5, esse motor 1.3 deveria fazer muito melhor
Na verdade, a 10 anos atrás sim. Hj a onda que se vem por ai mundialmente é do elétrico. E olha que tenho carro turbo também a mais de 5 anos.
Ao Marcelo da Toro 2.4. Fica tranquilo que ela vai melhorar o consumo, já que está pouco rodada. Quando chegar aos 20.000 ela ficará mais econômica. Claro que ela não ficará igual ao Uno Vivace daquele maluco, mas melhorará. Pena que saiu de linha.
Tenho um kicks pcd 19/20 que faz no maximo 8 com etanol na cidade so com o motorista.falaram que iria fazer 10. O povo mente mesmo.
Tenho uma 2.4, 2017. Adoro-a. Tá com 27.000 km. Atualmente está muito econômica 11, 12 /litro. Carro bom demais e silencioso, não vibra nada. Um verdadeiro automóvel.
O seu uno deve ser elétrico. A minha pickup eu provo com fotos. Ontem mesmo ela chegou 13.8. Adoro-a. Infelizmente saiu de linha. Spite kills.
Eu tenho uma 2.4 8 mil rodada… fez 10 no etanol na estrada…
Fui de Aruja até Santos e voltei… fez 10.2… cidade faz 5.5
?????
Aqui em Poços de Caldas, MG.. Cidade montanhosa a 1200m de altitude, com topografia repleta de morros, aluguei uma Freedom 1.8 por duas semanas em 2021, fez 3,5km/l no Etanol . Desisti da compra do modelo. Bebe feito V6!
O consumo da turbo é melhor ou igual que a 1.8, exceto na estrada com gasolina. Evoluiu sim e com um ótimo torque, que é o que dá prazer ao dirigir! FIAT acertou em cheio: turbo é uma tendência mundial.
Na verdade, a 10 anos atrás sim. Hj a onda que se vem por ai mundialmente é do elétrico. E olha que tenho carro turbo também a mais de 5 anos.
Dados da FIAT
1.3 270
Gasolina:
9,7 km/l cidade
10,7 km/l estrada
Álcool
6,6 km/l cidade
7,9 km/k estrada
1.8 eTorq
Gasolina
9,5 km/l cidade
11,3 km/l estrada
Álcool
6,7 km/l cidade
8,1 km/k estrada
Dados reportagem em 24/04:
Toro Endurance 270
Gasolina
9,4 km/l / 6,3 km/l
Álcool
11,1 km/l / 8 km/l
Toro Endurance 1.8
Gasolina
9 km/l / 6,3 km/l
Álcool
11,1 km/l / 8 km/l
Ainda me mantenho fiel a Toro Volcano 2.4 flex. Desempenho e consumo ótimos.
Você tem ou já teve uma 2.4? Poderia falar um pouco sobre este motor? Dizem que o consumo é altíssimo?
Tenho uma, comprei em dezembro de 2020, 4 meses. Era mostruário da loja. Motor 2.4 tigershark, média entre estrada e cidade 11,8, 11,9. Só estrada 13.5. Fiz teste drive em uma diesel, não gostei, achei muito amarrada.
Belo veículo, ficou melhor com a tampa da caçamba metálica. Assusta um pouco problemas repetitivos, alguns insolúveis Penso em comprar com esse novo motor, Mas esse nome na grade desvaloriza e compromete. Poderia ser Alfa Romeo, Ram, Maserati !
Neste BRASIL só tem comédia!!!
Com 1800 kg não tem milagre de consumo. Mas deve ser mais prazerosa a condução.
Concordo muito pesada,BOM a diesel
Flex vou de oroch
Ta melhor que o etorq, é uma pick up , vai ter consumo de pick up e não de compacto.
Eficiência energética não faz milagres mas ta melhor que o etork.
Essa tabela de consumo está correta? Pq pelo que diz a reportagem a turbo consome mais que a aspirada e esta tabela mostra praticamente o mesmo consumo.
Pode até não ser econômico, mas este motor ao menos devolve um desempenho condizente ao consumo, bem o oposto ao EPorq que bebe muito e não anda nada.
Etorq não anda bem na Toro que é muito pesada e no Renegade pq é automático… agora no Linea, Bravo e Punto manual… hahaha, a historia é outra, canta pneu ate na segunda marcha… anda junto dos 2.0 16v atuais sem problemas, e o consumo na estrada fica 12km/l gasolina + ar.
Também tenho um Punto e-torq 1.8. Ele anda muito bem. Na estrada é essa média mesmo, perto de 12km/l, não exagerando. Mas na cidade é de chorar. Aliás, nunca vi uma Toro e-torq na cidade fazer mais do 7 km/l, isso a gasolina. Não sei, parece que a realidade das ruas é outra. Acredito que a turbo também não vai conseguir alcançar essas médias.
a diferença de desempenho é considerável.
ser novo não é sinonimo de grande eficiencia, é o caso deste motor
Meu caro amigo, volte e releia o artigo. Conselho de amigo !!!