Conta-giros: entenda como ele pode te ajudar a economizar combustível
O conta-giros não está em todos os veículos e, quando ele está lá, é ignorado por muitos motoristas. Mas é importante se atentar a ele
O conta-giros não está em todos os veículos e, quando ele está lá, é ignorado por muitos motoristas. Mas é importante se atentar a ele
Quase todos os automóveis têm dois grandes relógios no painel: o velocímetro que indica a velocidade, dentro dele o hodômetro que indica quilometragem rodada, um outro é o conta-giros que tem o ponteiro que indica a rotação do motor.
O conta-giros, no entanto, não está presente no painel de todos os veículos. Então isso quer dizer que ele é um dispositivo dispensável no seu carro? Bom, não exatamente…
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Esse relógio é o responsável por mostrar a quantas rotações por minuto o motor do carro está girando. Através dele, o motorista pode saber se está trocando a marcha na hora certa, se está aproveitando o melhor desempenho do veículo, ou otimizando o consumo de combustível.
Na maioria das vezes, o relógio conta com números que vão de 1 a 8 (podendo ser até maior, dependendo da potência do motor), e tem um “x1000” escrito em baixo. Isso significa que a rotação indicada no painel é multiplicada por mil.
O conta-giros é responsável por auxiliar o motorista na troca de marcha. Cada veículo tem sua capacidade máxima e esse componente controla o limite de potência na marcha, evitando consequências negativas por trocá-la no tempo errado.
Se continuar pisando no acelerador de forma intensa com a marcha errada, por exemplo, o consumo de combustível vai aumentar de forma considerável. O conta-giros serve para ajudar o motorista a controlar a velocidade nas marchas corretas. Seguindo essas instruções, além de reduzir o consumo, é possível prevenir danos no motor que podem vir a aparecer caso ele seja muito exigido.
A maioria dos carros populares tem uma rotação ideal abaixo das 3 mil RPM, mas isso varia de um modelo para o outro. Caso não saiba a faixa ideal de rotação do motor do seu automóvel, consulte manual do proprietário.
Mas casso o seu veículo não conte com esse aparato, não há motivos para se desesperar, já que existem duas maneiras de saber como trocar a marcha no tempo correto.
A primeira delas é lendo o manual. Utilizando como exemplo o manual do Chevrolet Vectra 2010, a montadora faz a recomendação da troca a partir de uma certa velocidade, além da rotação que tem o corte de combustível.
O corte de combustível é uma medida de segurança da própria marca, que corta a alimentação do motor em rotações muito elevadas para reduzir os danos na propulsão.
Confira a tabela com recomendação de troca:
Marcha | Velocidade |
---|---|
1ª para 2ª | 24 km/h |
2ª para 3ª | 40 km/h |
3ª para 4ª | 64 km/h |
4ª para 5ª | 72 km/h |
Rotação de corte de injeção de combustível:
Marcha | Velocidade |
---|---|
1ª | 47 |
2ª | 89 |
3ª | 133 |
4ª | 185 * |
5ª | 231* |
*Em condições normais, pista plana e sem vento, o veículo não atinge essa velocidade |
Mas caso o motorista seja preguiçoso e não queria ler o manual, é possível fazer a troca de forma eficiente, sem a presença do conta-giros, apenas no “feeling”. No entanto, esse método não é muito aconselhado, já que o condutor pode não saber com precisão qual o ponto ideal para trocar a marcha.
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