O que significa cada cor do fluído de arrefecimento? Explicamos!

A coloração desse aditivo indica suas propriedades e o uso ideal, explicamos aqui o significado de cada uma delas

Auto,Mechanic,Filling,Pre mixed,Super,Long,Life,Coolant,Fluid,In
Hoje o rosa é um dos mais comuns (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/05/2025 às 10h00

Quem já precisou realizar a troca do líquido de arrefecimento do carro deve ter sido questionado pelo vendedor ou pelo mecânico sobre a cor. Esse fluido pode ser rosa, azul, verde ou laranja e cada uma dessas tonalidades identificam propriedades diferentes.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No manual do proprietário do veículo consta a especificação do líquido de arrefecimento, mas nem todas as marcas indicam a cor. Geralmente a indicação das montadoras é de usar o fluido original vendido na concessionária.

Manual chevrolet vectra página com especificação dos fluidos
Não são todas as marcas que indicam a cor do aditivo no manual, nesse manual de um Chevrolet Vectra é recomendado o laranja (Foto: Chevrolet)

VEJA TAMBÉM:

O que significa cada cor do líquido de arrefecimento

A Tirreno, fornecedor de líquido de arrefecimento, explica as diferenças entre os fluídos de cada cor. Começando pelo verde (IC-C), que é o aditivo de tecnologia inorgânica.

Esse é recomendado para motores mais antigos, de carros clássicos, ou para veículos a diesel. Ele possui proteção anticorrosiva, mas sua composição obriga uma troca mais frequente: a cada 36 meses ou 80.000 km (para a linha leve), 160.000 km (para a linha diesel) e 6.000 horas para equipamentos off-road.

O fluído de arrefecimento laranja, que pode ser avermelhado, é o OT-C e utiliza aditivação orgânica. Ele é mais usado em motores com bloco em alumínio e possui durabilidade maior, com período de trocas de 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.

Os fluídos de arrefecimento mais avançados são os rosa (HT-E) ou azul-esverdeado (HT-A). Eles possuem aditivação híbrida, que combina as melhores características da inorgânica com as melhores da orgânica.

A previsão de troca dele é a mesma do laranja, a cada 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.

É importante lembrar que devido a essas aditivações diferentes, não é recomendado misturar fluídos diferentes. Se o seu carro tiver baixando o nível do arrefecimento, complete com o mesmo que está em uso e revise o sistema o quanto antes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RIBAS 30 de maio de 2025

O óleo da caixa automática ideal, não é o dextron e sim ATF+4.

Avatar
Deixe um comentário