Mesmo com todos os débitos quitados motoristas não conseguem atualizar documento; confira passo a passo para resolver esse problema
Há alguns anos, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ficou disponível na versão digitalizada e desde 2021 é emitido exclusivamente online. Isso facilitou o trabalho dos órgãos de trânsito e hoje faz com que a emissão do CRLV 2025 seja muito mais simples.
O documento pode ser apresentado diretamente pelo celular no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou impresso em papel comum. Mas, antes de emiti-lo ou atualizá-lo é preciso estar em dia com uma série de taxas e tributos, como Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Licenciamento Anual, multas de trânsito, entre outros.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, mesmo com todos esses débitos quitados, muitos motoristas não estão conseguindo acessar o CRLV 2025 atualizado na CDT. Esse problema pode ter diferentes causas, mas pode ser resolvido.
Mesmo com os requisitos mais básicos já resolvidos, alguns fatores menos óbvios podem estar te impedindo de emitir o seu certificado:
Para averiguar as possibilidades, incluindo as citadas anteriormente, e resolver o problema, o condutor pode tomar as seguintes medidas:
O CRLV 2024 continua válido até a data de vencimento do licenciamento de 2025, que varia de acordo com o prazo estabelecido em cada estado pelo respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Por isso, o motorista precisa ficar atento ao cronograma oficial para não circular com o documento vencido, já que isso dá multa.
Veja a seguir como emitir o CRLV por diferente plataformas:
Após a consulta e validação das informações, o CRLV estará disponível para download e poderá ser salvo no próprio aplicativo em versão digital que pode ser apresentada mesmo sem conexão com a internet.
Após verificar a situação do veículo e confirmar que os débitos estão quitados, o documento estará disponível para download.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |