Fraude no IPVA 2023: como se proteger dos golpes que circulam na rede
Golpistas estão se aproveitando da temporada de pagamento do IPVA 2023 para aplicar golpes em pessoas desavisadas
Golpistas estão se aproveitando da temporada de pagamento do IPVA 2023 para aplicar golpes em pessoas desavisadas
Além do início de um novo ciclo, a virada do ano marca a chegada de inúmeros impostos a serem pagos e, dentre eles, o IPVA e o licenciamento. No entanto, durante esse período, é preciso ficar muito atento, já que muitos golpistas vêm esse momento como uma oportunidade para levantar uma grana de forma desonesta.
O golpe do IPVA, por exemplo, já vem sendo aplicado há alguns e isso não mudou em 2023. Por isso, é importante ficar ligado em algumas dicas para evitar de cair no conto do vigário.
VEJA TAMBÉM:
Esses golpistas de valem de métodos simples para tirar vantagem sobre aqueles que estão desavisados. E, entre esses atos está o envio de boletos de cobrança para a vítima- seja via e-mail ou até mesmo no correio.
Por mais que esse documento pareça legítimo – com logotipos e informações que remetam a um órgão oficial – não dê credibilidade a ele.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), por exemplo, emitiu um alerta sobre links e boletos falsos das guias do IPVA 2023 no estado. Os bandidos se valiam de e-mails e das redes sociais para distribuir os documentos falsos com a cobrança do tributo.
A falsificação também pode começar a partir de um telefonema ou uma mensagem de texto de uma pessoa que se passa por um funcionário do Detran. No conteúdo da mensagem ele alega que o pagamento do IPVA 2023 está atrasado e, por isso, solicita o pagamento para evitar futuras complicações.
O próximo passo dos falsários é pedir informações pessoais e financeiras e o envio do dinheiro por transferência bancária. Por isso, antes de repassar qualquer quantia em dinheiro ou informações pessoais, certifique-se de que está falando com um órgão oficial.
Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay (empresa que visa facilitar a vida de motoristas) alerta:
Se você suspeitar de qualquer coisa, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e, em vez disso, entre em contato com o departamento de trânsito ou o governo local para verificar a veracidade da solicitação.”
Vale lembrar que os boletos para pagamento do IPVA 2023 são sempre emitidos pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou Detran. Fica a critério do contribuinte escolher qual a melhor forma para quitar o IPVA, à vista ou parcelado. Os débitos podem ser pagos em agências lotéricas e em bancos tradicionais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |