Veja cuidados para não perder a PPD e garantir a CNH definitiva

É bem mais fácil ter a carteira provisória cassada e caso isso aconteça, todo o processo de obtenção da CNh terá que ser repetido

nova cnh PPD com rodovia desfocada ao fundo
Visualmente, a PPD se parece com a CNH, mas traz a letra “P” em um dos campos do documento (Foto: AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 08/04/2025 às 08h00

Ao contrário do que muitas pessoas acham, depois de aprovado nos exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, o recém-formado condutor não recebe a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na verdade, ele passa a possuir a Permissão para Dirigir Veículos Automotores (PPD), um documento provisório que funciona como um período probatório.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A PPD, desconhecida por muitos, tem validade de um ano e ainda gera muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e, especialmente quais são suas diferenças em relação à carteira definitiva. E uma das principais particularidades é que é muito mais fácil ter a carteira provisória cassada.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, se você não quiser repetir todo o processo de autoescola para tirar a habilitação é preciso ficar atento.

Regras da PPD

Visualmente, a PPD se parece com a CNH, mas traz a letra “P” e inscrição “Permissão” em um dos campos do documento. O condutor pode ser habilitado nas categorias A, B ou A/B, conforme sua escolha no momento da formação.

Com quantos pontos a PPD é cassada?

Como mencionado anteriormente, é preciso cometer poucos erros para que o condutor perca sua PPD, basta que ele:

  • Seja identificado o cometimento de infração grave ou gravíssima;
  • Seja identificado o cometimento de mais de uma (reincidência) infração média

Ou seja, é permitido receber apenas multas leves, que correspondem a três pontos ou apenas uma multa média (4 pontos), no período dos doze meses. Mas, caso algum erro ou injustiça tenha acontecido, o motorista com permissão para dirigir também tem direito a recorrer de uma multa aplicada.

CNH provisória vencida e agora?

A carteira provisória não possui nenhuma restrição quanto ao ato de dirigir se comparada à CNH. Sendo assim, o condutor pode dirigir normalmente com ela durante os seus 12 meses de validade.

Quando esse período chega ao fim, o motorista pode conduzir com o documento vencido por no máximo 30 dias. Depois disso, perde-se o direito à carteira de motorista definitiva. Isso porque dirigir com a habilitação provisória vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima.

Perdi a PPD, posso tirar outra?

Quando for confirmada a cassação da CNH provisória, a pessoa interessada poderá reiniciar o processo, não sendo reaproveitada nenhuma etapa. Ou seja, o candidato terá que passar por exames médicos, psicotécnico, de legislação e de rua, tudo de novo.

O segredo para garantir a CNH definitiva é não dirigir?

Quando um candidato é aprovado na autoescola e adquire sua PPD, muitas vezes recebe o conselho de não dirigir até que já tenha a CNH definitiva. E, realmente, se o motorista não conduzir, certamente não correrá o risco de perder a PPD.

No entanto, o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes reforça que essa não é a solução. O órgão afirma que os recém-motoristas devem dirigir de forma prudente, em vez de ficar longe do volante no período probatório.

Ao deixar de dirigir, os iniciantes acabam deixando de adquirir a experiência necessária para enfrentar as vias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário