Dacia Spring chega à linha 2025 muito mais recheado que Kwid elétrico
Dacia atualiza elétrico Spring, que conta com mais conteúdos e acabamento superior que o Kwid E-Tech que Renault importa da China para o Brasil
Dacia atualiza elétrico Spring, que conta com mais conteúdos e acabamento superior que o Kwid E-Tech que Renault importa da China para o Brasil
O Renault Kwid E-Tech é o carro elétrico mais barato do mercado, com preço promocional de R$ 99.990 (o valor de tabela é R$ 139.990). Mas quem conhece sabe que esse francês, importado da China, é bastante espartano, principalmente quando se compara com o primo Dacia Spring, vendido na Europa.
A Dacia, marca romena do Grupo Renault, acaba de apresentar a linha 2025 de seu subcompacto elétrico. Por lá, ele também concorre entre os carros elétricos mais baratos, com valores na faixa dos 20 mil euros (R$ 118,6 mil, em conversão direta).
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Mas para o mercado do Velho Mundo, a Dacia caprichou nos conteúdos e acabamento do carrinho. O visual ficou mais charmoso e agressivo, com novos faróis, grade e para-choques. Ele segue a mesma proposta do Kwid, com conjunto ótico duplo, as luz diurna (DRL) em LED se integra mais harmonicamente à grade e a nova logo da marca.
Visto de lateral, nada muda, mas na traseira, o Spring, ele se mostra mais robusto com as lanternas integradas à moldura que dá acabamento à tampa do porta-malas. São mudanças simples, mas que valorizaram o carrinho.
No entanto, é por dentro que o Dacia Spring se mostra muito superior ao Kwid E-Tech. O padrão de acabamento é mais refinado. O painel foi redesenhado e ganhou quadro de instrumentos digital, muito superior ao que a Renault adotou por aqui. O multimídia foi reposicionado em posição flutuante, que torna a leitura mais fácil.
No console, a principal diferença está na substituição do seletor giratório de marchas por uma chave eletrônica igual à do Kardian. É mais fácil acionar as posições de marcha.
Mas a cereja do bolo está na adição de assistentes de condução. O Spring conta com assistentes de condução. O pacote conta com frenagem de emergência, que reconhece pedestres, ciclistas, motociclistas e outros veículos, assim como leitor de sinalização de via, alerta de saída de faixa, monitor de tráfego cruzado em ré e chamada de emergência.
O conjunto mecânico do Dacia Spring não difere do Kwid elétrico vendido no Brasil. Ele conta com motor de 65 cv e 11,5 kgfm. A unidade é alimentada por uma bateria de 26,8 kWh, que no modo europeu tem autonomia declarada de 220 km.
Entre as novidades está o carregador doméstico, para uso em tomada comum. O acessório passa a ter capacidade 7 kW, que segundo a marca permite recarregar o carro, em uma tomada comum, em menos de 4 horas.
Uma curiosidade é que o Spring conta com um compartimento de bagagens sob o capô, ao contrário do Kwid E-Tech que deixa o motor elétrico a mostra e um amplo espaço desperdiçado. Um recurso barato e simples, que poderia ser aplicado no modelo vendido por aqui.
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