A unidade irá começar as atividades em regime CKD, com mais processos feitos localmente e focando em três modelos
A GWM já marcou a data de inauguração para sua fábrica em Iracemápolis (SP). A unidade, que foi construída pela Mercedes-Benz, irá começar as operações de forma oficial no dia 15 de agosto e terá a presença do presidente Lula.
Nesse primeiro momento será feito o bem sucedido Haval H6 e mais dois modelos inéditos no Brasil, a caminhonete média Poer P30 e seu SUV Haval H9. O processo de produção será o CKD, onde o carro vem completamente desmontado e há mais processos feitos localmente que no SKD.
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A fábrica da GWM já possui a cabine de pintura, por exemplo. Isso indica que ela irá começar já em um estágio mais avançado que o da rival BYD, que irá produzir em regime SKD até meados de 2026.
Essa fábrica possui capacidade para produzir 50 mil unidades anualmente e irá exportar veículos para o resto da América Latina. Até o final do ano terá 1.000 funcionários trabalhando em duas linhas diferentes por apenas um turno, com capacidade para expansão.
A GWM irá nacionalizar toda a linha atual do Haval H6, com exceção da edição One. Ou seja, os modelos HEV2, PHEV19, PHEV 34 e GT serão montados localmente.
Já a Poer P30 será feita com motor 2.4 turbodiesel, será o primeiro veículo sem eletrificação da GWM no Brasil. Ela virá para brigar com a Toyota Hilux e segue a fórmula mais tradicional do segmento.
O motor 2.4 é de projeto próprio, assim como o câmbio automático de 9 marchas. Lá fora ele rende 184 cv e 48,9 kgfm, mas poderá receber uma calibração mais forte para o Brasil. Sua suspensão traseira usa feixe de molas.
Já o Haval H9 é um SUV de 7 lugares derivado desse chassi e usando o mesmo conjunto mecânico. O eixo traseiro é rígido e com molas helicoidais, para dar mais conforto. Seu visual é mais quadrado e conta com personalidade própria.
A GWM já havia adiantado no Festival Interlagos que a produção desses modelos seria iniciada em agosto, com as vendas iniciando em setembro. Ao que tudo indica, esse cronograma segue valendo.
A estratégia de não colocar todas as fichas na eletrificação parece acertada. O mercado de caminhonetes no Brasil ainda é muito conservador e dá preferência ao diesel. A linha Poer já é vendida em outros mercados, como na Austrália, e possui boa fama.
Futuramente terá uma versão híbrida plug-in da Poer no Brasil, com desenho distinto e conjunto similar ao do Tank 300. Em 2025 também terá o lançamento do SUV de luxo Wey 07, que será importado e atuará como topo de linha da marca.
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