Ao contrário da Europa que depende matrizes sujas para abastecer carros elétricos, Brasil pode eliminar emissão de carbono facilmente
O Brasil está no caminho certo para tal descarbonização, ou seja, redução da emissão de CO2, aquele gás que provoca o efeito estufa que aquece a terra? O Brasil está, em princípio, sim, mas não tem muito jeito do Brasil estar no caminho errado não. Por quê?
Porque uma vertente é o etanol, dar força para o etanol, carros com motores flex usando etanol ou quem sabe, carro com motor só etanol. Porque o carro flex não resolve não, porque o pessoal, por enquanto 70% de quem tem carro flex abastece com gasolina, então não está ajudando a descarbonizar nada.
VEJA TAMBÉM:
A outra opção, além do etanol, é o carro elétrico no Brasil. Se não fosse tão caro e tivesse posto para recarregar para todo lado, que ainda vai demorar, é também uma solução. Porque ele não emite gás nenhum pelo escapamento, porque não tem escapamento. E na hora de recarregar a energia para recarregar as baterias é limpa.
Ela vem de hidrelétricas, vem de fotovoltaico ou vento, eólica. E a Europa? A Europa só tem um caminho que é o elétrico, porque lá não tem etanol, lá não tem plantação de cana e milho, como nós temos aqui. Então a solução é o elétrico, o elétrico é que está limpando o mundo. Mentira. Isso é uma hipocrisia. Os europeus sabem disso, mas a solução deles é elétrico.
Mas por que é uma hipocrisia? Por que é uma mentira? Porque, ok! O carro não emitiu gases venenosos ou que poluem ou que criam o efeito estufa. Mas na hora que você põe na tomada para recarregar, da onde que vem a energia elétrica? Vem de usinas de carvão, de diesel, de gás. Ou seja, tudo que tem carbono.
Por isso é que o Brasil, qualquer que seja a solução, está correta. Na Europa, por enquanto, tudo é hipocrisia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Na Europa a eletrificação seria pra fugir do fornecimento de petróleo do oriente médio. Apesar do discurso, acho que pouco tem a ver com sustentabilidade. Também querem dominar novas tecnologias de bateria, tipo a China.