Pequenos descuidos que podem rasgar o pneu do carro

Não basta deixar o veículo alinhado e balanceado, tem que saber como e por onde rodar ou a vida útil do composto será bem menor

pneu rasgado furado
Tem muita coisa que da pra evitar (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 26/03/2025 às 09h00

Pneu de carro fura, o que por sinal é muito comum, e para isso geralmente basta um bom borracheiro. Porém, dependendo do rasgo que aparece apenas um pneu novo pode resolver o problema e é para evitar esse transtorno que é importante saber alguns cuidados na hora de rodar por aí.

VEJA TAMBÉM:

pneu furado murcho quadrado shutterstock 1503294632

O pneu é um composto feito a partir de borracha natural e derivados do petróleo e logo tem a característica macia e de fácil deformidade que conhecemos, mas não é por isso que ele suporta tudo. Existem alguns locais que devem ser evitados para que ele não rasgue.

  • Em resumo, assim como qualquer objeto, o pneu possui um limite de força a receber e deformar. Caso ele passe por alguma superfície que ultrapasse esse limiar, o material irá se romper ou, no mais simples dos casos, vazar o ar.

Estes são os maiores inimigos do motorista quando o assunto é rasgar o pneu:

  • Tachão refletivo (tartaruga ou olho de gato);
  • Meio-fio ou guia;
  • borda de buracos.

Todas estas marcações comuns em todas as ruas e avenidas podem ser responsáveis por rasgar o pneu do carro caso o condutor não se atente.

pneu meio fio

No caso das tartarugas, passar (principalmente em altas velocidades e com a lateral do pneu) pode resultar em um rasgo. Isso acontece porque a força aplicada no momento em que se acerta o olho de gato pode ser exagerada, acabando com o pneu.

O meio-fio segue o mesmo princípio, porém estes são muito mais comuns de estarem deformados ou pontiagudos, potencializando assim uma “ferida” no pneu.

As bordas de buracos também são deformidades que podem estar afiadas e resultando no buraco em um pneus, além do já existente no chão.

  • Quando não for possível evitar de passar com o carro nesses locais, a velocidade do veículo será fundamental para garantir que o pneu saia inteiro da deformidade. Quanto maior a velocidade, maior a força aplicada para o pneu se deformar e possivelmente se romper.

A fabricante de pneus Goodyear ainda aponta que o atrito com essas partes também é um fator para impactar na vida útil do pneu. Segundo ela, outros podem ser os problemas ao encostar em guias, buracos e similares.

Devido a intensidade com a qual o costado do pneu atrita contra o meio-fio ou guia alta dependendo da intensidade, podem até ocorrer bolhas, furos no costado e até o estouro do pneu.”, afirmou a marca em publicação.

shutterstock opel astra passa por buraco em rua

Pneus velhos são mais frágeis e fáceis de rasgar

Como todo composto, o pneu também tem uma vida útil. Como nosso querido publisher, especialista automobilístico e jornalista, Boris Feldman, sempre reforça, após 5 ou 6 anos da fabricação o pneu começa a ressecar e perder suas propriedades. Neste estado o item fica mais frágil e fácil de apresentar defeito ou até problemas para a direção.

  • A vida útil de um pneu é de no máximo de 10 anos.

Calibragem inadequada

A calibragem incorreta é outro fator que pode contribuir com um rasgo inesperado no pneu e caso ele esteja cheio além da margem indicada pelo fabricante as chances de estourar são muito maiores. Caso ele esteja murcho, rasgar é muito mais fácil.

Dá para recuperar um pneu rasgado?

Como trazido no início, é comum que um pneu fure e seja reparado e o mesmo vale para  um rasgo, considerando que seja na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo). Mas infelizmente, considerando danos na lateral, a história é outra. A fabricante de pneus Michellin alerta sobre.

Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.” afirma a marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eu 30 de março de 2025

Uai? Dondé que fica o índice de carga do pneu nesta história toda? Foi ignorado por quê? Pneus tem capacidade de carga! Se vc trabalha no seu auto com pneus que estão no limite da capacidade de carga? Como acontece na grande maioria dos carros, com os tais pneus de fábrica que muitas vezes estão no limite operacional para o carro vazio? Só de carregar o carro na capacidade máxima o índice de carga já fica sub dimensionado… tragédia anunciada! Sabe aquele ‘ovo’ que aparece no pneu assim, do nada? É! É isto ai! Do nada nada! Quem tem ou teve Vectra/Meriva que o diga, se com roda 15 então? Afffff! Fusion? AffeMaria! Cuidado com as rapadura de baiano pq é PT nos aro 17!!! É covardia!
No meu carro eu uso pneu superdimensionado pro peso dele. É garantia que vou conseguir “alisar” ele sem ovos e bolhas, ele roça levemente no para barro pq para o aro a medida é um número maior que o original… mas alisa sem problemas e patrola a buracada sem ovo “atravessado”! Marca não conta nada aqui, mas o índice de carga? Dita as regras! Se atentem para este importante detalhe se vc ta perdendo pneu pra buraco atoa!

Avatar
Deixe um comentário