Desgaste elevado do pneu assusta donos de carro elétricos
Os consumidores não esperavam por este 'efeito colateral' dos carros elétricos: existem duas causas principais para este problema
Os consumidores não esperavam por este 'efeito colateral' dos carros elétricos: existem duas causas principais para este problema
O desgaste elevado dos pneus está asssutando os donos de carros elétricos, que esperavam uma durabilidade semelhante ao dos automóveis “convencionais”, ou seja, equipados com motor a combustão, aponta estudo da consultoria J. D. Power.
Embora os custos de manutenção dos carros elétricos sejam, geralmente, considerados muito mais baixos do que os dos veículos com motor a combustão, os pneus são uma exceção, por vezes desgastando-se mais rapidamente nos modelos 100% a bateria devido ao fato de serem frequentemente mais pesados e oferecerem um torque mais elevado.
E vale destacar que pneus de carros elétricos são mais caros do que os usados pelo modelos convencionais, já que exigem um tratamento acústico diferenciado e compostos especiais para reduzir a resistência a rolagem.
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“A crescente lacuna de satisfação entre os carros elétricos e os movidos a gasolina destaca uma oportunidade para fabricantes de pneus e montadoras educarem os proprietários dos elétricos sobre as diferenças de desempenho”, disse Ashley Edgar, diretora sênior de Benchmarking e Mobilidade Alternativa da JD Power.
“Além disso, devido ao conflito herdado entre maximizar a autonomia dos veículos e otimizar o desgaste dos pneus para veículos elétricos, os fabricantes de pneus e os fabricantes de automóveis precisam de trabalhar em conjunto para superar o desafio sem sacrificar completamente o desempenho dos pneus noutras áreas, especialmente à medida que o mercado de veículos elétricos continua a crescer”, completou a especialista.
A consultoria britânica Epyx já havia revelado que a durabilidade um pneu equipando um carro elétrico é 26% menor do que em um modelo convencional. Ela traduziu isso em algo mais real, mas considerou a realidade das rodovias na Inglaterra: a troca do pneu de um veículo elétrico teve que ser antecipada em 10.200 km.
O grande problema é que os consumidores não estavam esperando por essa despesa antecipada e isso está se tornando a segunda maior causa de retorno deles às revendas, ficando atrás apenas de problemas na eletrônica do carro elétrico. Este dado é da consultoria J. D. Power.
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O trabalho do pneu no carro elétrico é exatamente igual àquele montado num carro a combustão.
A diferença é apenas de desempenho.
O torque maior faz com que a grande maioria dos motoristas tupiniquins arranque cantando pneus e pise fundo entre os semáforos e pardais….
Só isso.
Saia com uma Porsche 911 por aí cantando pneus e acelerando entre os pardais e semáforos e verá que o desgaste é igual ou maior que o pneu de um carro elétrico.
O que me deixa mais espantado não é o custo excessivo e o gasto prematuro dos pneus de um carro elétrico. E nem vou entrar no mérito se é um bom negócio ou não comprar um carro elétrico. Mas sim a quantidade de erros gramaticais por pessoas com a possibilidade de adquirir um bem luxuoso.
Motor Elétrico tem maior torque que motor a combustão. Compare o conforto de andar de onibus e de metrô em pé quando o condutor arranca de forma não educada. Torque de motor elétrico é força transmitida às rodas quase instantâneamente. Pneu patina mais e se desgasta mais. Se não houver um sistema para controlar isso. Solução seria um software que não deixa a roda patinar (e sem perder a segurança e prazer de uma aceleração contínua)
O desgaste maior é nos pneus onde esta a tração ou seja onde esta o motor elétrico no caso de um motor não acontecendo nos carros com dois motores que o desgaste é por igual. No meu caso que é um Volvo C40 a quilometragem esta em 33.000 e chega facilmente a 40.000.
Pode acontecer para alguns modelos. Não acontece no meu BYD Dolphin Plus. Aliás muita coisa contra elétricos toma como referência conceitos antigos. Já virou passado, puro mito. E um Yokohama para Dolphin Plus dá pra achar por R$ 600 mais ou menos, bem dentro da faixa para um pneu com nota tão alta do INMETRO.
Ué, eu tenho Dolphin com 26 mil km e nada de ter trocar pneu até agora kkkk.
Não acho 1ie seja a pior invenção do mundo, mas estamos no início, quem está comprando agora está sendo usado como cobaia , teste a euforia toma conta , aí as vendas sobem , são lindos e futuristas,. Carros, são feitos prós ,primeiros donos , quem vier, depois que se lasque e pague a dispensa salgada
Ainda não tenho coragem de investir num 100% elétrico, híbrido pode ser, mais confiável nas viagens. O que mais me intriga é como será o mercado de usados dos elétricos daqui a 5 anos?
Aos poucos, a cegueira coletiva vai passando e o povo vão percebendo que Carro Elétrico é a PIOR invenção do mundo.
Algumas pessoas até que conseguem ignorar a realidade, mas dificilmente conseguem ignorar as consequências da realidade.
Rodrigo : qualquer tecnolgia nova sempre traz novos problemas ; para a substituição dos combustiveis fosseis que mais cêdo ou mais tarde terão que desaparecer , queiramos nós ou não . Na sua opinião excluindo o modelo elétrico que você ser a pior invenção do mundo , qual seria a sua sugestão para combustiveis num futuro próximo ???
Se a consultoria britânica levar em consideração a pavimentação das nossas ruas tupiniquins, então esse pneus deverão ser trocados anualmente.
Semestralmente.