Fenatran 2022: Euro 6 dita as novidades do evento
Feira do setor de transportes foi marcada pelos anúncios de novas motorizações menos poluentes e promessas de um futuro mais eletrificado
Feira do setor de transportes foi marcada pelos anúncios de novas motorizações menos poluentes e promessas de um futuro mais eletrificado
A Fenatran 2022, maior evento do transporte da América Latina, se iniciou nesta segunda (7). Já fazem três anos desde a última edição, já que a pandemia do Covid 19 causou o cancelamento da edição de 2021.
A proximidade do evento com a introdução da norma de emissões Proconve P8, também conhecido como Euro 6, fez que os principais destaques fossem os motores ajustados para serem mais eficientes. Junto das atualizações de powertrain também vieram outras mudanças e promessas de eletrificação para um futuro próximo.
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A marca com o maior lançamento do evento foi a italiana Iveco. Ela trouxe o S-Way, inédito no Brasil e já presente na Europa desde 2019. Esse rodoviário vem para suceder o Stralis e se posiciona como carro-chefe da marca.
O S-Way chega com duas opções de faixa de potência: 480 cv ou 540 cv. O motor continua sendo o Cursor 13, mas agora atendendo ao Proconve P8 e com redução de até 15% no consumo. O câmbio é sempre o ZF Traxon 12S, automatizado com 12 velocidades.
Uma inovação é o cruise control Iveco Drive, que vêm de série. Ele também traz o Iveco Drive Style Evaluation, que avalia a forma que o motorista dirige e dá dicas para tornar a direção mais eficiente.
A Iveco não levou apenas o S-Way movido a óleo diesel para a Fenatran 2022. Uma versão a GNV foi exposta: esse combustível alternativo vem ganhando espaço no mercado em empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono.
Por fim, o fabricante italiano trouxe para o Daily uma opção desejada há anos pelos motoristas: o câmbio automático. Tanto a versão chassi quanto a furgão terão como opção a ZF 8HP, uma caixa automática tradicional com conversor de torque já usada desde a Ram 1500 aos sedãs de luxo da BMW.
O fabricante holandês DAF é um dos mais recentes em nosso mercado e vem crescendo rapidamente. A mudança da linha para o Euro 6 trouxe um motor novo para o seu menor caminhão feito no Brasil, o CF. Sai de cena o GR7 e entra o PX7, com versões de 260, 290 310 cv.
Essa linha de caminhões também terá um novo câmbio, o ZF EcoTronic 9AS. Ele é automatizado e baseado na caixa ZF manual de 9 marchas, trazendo processamento otimizado.
Os caminhões maiores da linha pesada agora trazem o cruise control preditivo de fábrica. Ele usa os dados do GPS para antecipar as trocas de marcha baseadas no terreno que vem adiante. Por exemplo, o caminhão já reduz as marchas antes de uma subida para não perder velocidade quando ela chegar.
As novidades para o mercado mostradas na Fenatran 2022 fecham com a opção de suspensão traseira a ar nas linhas CF e XF.
Já para o futuro, está exposto no pavilhão uma unidade do LF elétrico. Esse caminhão é um 3/4 já vendido na Europa que veio como estudo. Sua cabine é a mesma do Volvo VM, que tem origem na divisão de caminhões da Renault.
Muitas mulheres dirigem caminhões pelas estradas do Brasil. A Mercedes-Benz foi atrás delas para criar um caminhão-conceito que atende às suas exigências. O pesado foi batizado de “Estrela Delas” e foi baseado no novo Actros.
A cabine ganhou comodidades como um fogão cooktop por indução, geladeira, porta-objetos com tomada e até mesmo uma televisão. E para as motoristas não terem que sair do caminhão a noite, existe um vaso sanitário dentro da cabine. Na traseira está uma bicicleta, para que elas possam fazer trajetos curtos nas cidades em que param.
Já nas novidades que chegam ao mercado, a Mercedes trouxe a Fenatran 2022 novas opções para complementar a linha, além dos motores Euro 6. Uma delas é o Actros Space, com cabine baixa e painel analógico.
Agora a linha mais leve, a dos modelos Accelo e Atego, trazem de fábrica o controle eletrônico de estabilidade. Já o fora de estrada Arocs ganhou a configuração 6×4.
Para quem quer conhecer o futuro, o fabricante alemão trouxe dois modelos que ficam em destaque no estande. O primeiro é o elétrico eActros, com autonomia para 400 km e foco na distribuição regional. O outro é um caminhão autônomo desenvolvido no Brasil e que já trabalha em ambientes controlados.
De todos os caminhões elétricos novos apresentados na Fenatran 2022, o que está mais próximo de chegar em nossas ruas e rodovias é o Volvo FM Electric. A marca sueca trouxe o modelo para rodar em testes com clientes e promete novidades sobre o modelo já em 2023.
Ele tem foco em distribuição e entregas regionais, levando produtos como bebidas. Sua autonomia é de 300 km, o que não é problema em rotas planejadas. Apesar de a divisão automotiva da Volvo estar focando em carros 100% elétricos, a divisão de caminhões acredita que o futuro dos pesados terá diversidade de matriz energética.
Com a linha Euro 6 veio também a sétima geração da caixa I-Shift. Os caminhões da marca ficaram mais econômicos com essas atualizações.
A linha Euro 6 da Volkswagen Caminhões e Ônibus já foi apresentada anteriormente, que veio junto de uma renovação do Constellation que inclui faróis em LED. Os motores Man ganharam novas opções de potência e prometem mais economia.
O destaque da marca fica por conta do conceito Meteor Optimus, que traz soluções para melhorar ainda mais a economia de combustível. Suas rodas usam calotas aerodinâmicas que lembram as rodas Turbofan que a Audi usava na DTM; retrovisores por câmera foram adotados para diminuir o arrasto; e para reduzir o cansaço do motorista, ele adota bancos com massageador.
A Scania reviveu o nome Super, mas dessa vez ele serve para identificar os motores Euro 6. Segundo a marca, seus caminhões ficaram até 8% mais econômicos com junto da redução nas emissões de poluentes.
Outra novidade é que o pacote ADAS ganhou novas funções. Os pesados equipados com as assistências de segurança semiautônomas agora trazem um sensor na lateral que identifica veículos nos pontos cego, coisa que não falta em um caminhão.
A Scania também levou para a Fenatran o caminhão mais potente do mundo, o S770. Ele traz um motor V8 de 16 litros, que também é o maior motor feito hoje para veículos capazes de rodar em vias públicas. Agora é só esperar a resposta da Volvo para esse eterna briga de quem tem o caminhão mais forte.
Conforme já adiantamos, a Ford anunciou três grandes novidades para sua van Transit que serão lançadas durante 2023. A que chega primeiro é a opção de câmbio automático nas versões minibus, furgão e vidrada, já no primeiro semestre.
Para o segundo semestre de 2023 virá o elétrico E-Transit, em três opções diferente de carroceria e sempre como furgão. Nessa segunda metade do ano também chegará ao mercado a versão cabine-chassis da Transit.
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