Saiba a desvalorização dos 20 carros mais vendidos do Brasil

Tirar um automóvel da concessionária custa caro: listamos o índice de desvalorização dos mais vendidos de 2017 e elencamos as melhores e as piores opções

Strada Adventure CD 009
Por Laurie Andrade
Publicado em 22/02/2018 às 13h48
Atualizado em 02/10/2019 às 18h51

Algumas variáveis não podem sair da cabeça quando o assunto é comprar um carro novo. O valor do automóvel, do IPVA, do seguro, o consumo e a desvalorização que o modelo vai sofrer precisam ser levados em conta. Isso porque, todo mundo sabe, tirar um carro da concessionária custa caro – e é um caminho sem volta.

Para ajudar na sua escolha e tentar diminuir o prejuízo no bolso, listamos os 20 modelos mais vendidos em 2017 e calculamos o índice de desvalorização das versões que mais saíram no último ano com base nos valores da Tabela Fipe. No caso específico da Volkswagen, analisamos a versão de entrada dos modelos ao invés da mais vendida. A fabricante considera estratégicas as informações solicitadas e preferiu não nos responder.

O melhor índice de desvalorização encontrado entre os sucessos de venda foi de 11%, número que representa uma perda considerável. A boa notícia é que modelos das mais variadas categorias conseguem manter a desvalorização em torno desse valor, é o caso dos hatchs Onix, Mobi, Fox e Uno, do três volumes Prisma, do SUV Renegade e da picape Toro.

Listamos os 20 automóveis mais vendidos no Brasil em 2017 e calculamos, com base na Tabela Fipe, o índice de desvalorização dos modelos
Chevrolet | Divulgação

O veículo campeão em perder valor, se considerarmos porcentagem, foi, de longe, a Fiat Strada. O utilitário desvalorizou 21% em menos de um ano, o que significou o extravio de R$ 11 mil. Em valores absolutos, quem sofre mais são os donos de Hilux. A picape desvalorizou cerca de R$ 19 mil no mesmo tempo, índice equivalente a 14% do valor 0km.

Alerta! Os modelos HB20, Ka e Gol, tão comuns nas ruas brasileiras, estão mal classificados. Os compactos só não desvalorizam mais que o sedã Voyage e a Fiat Strada.

Veja, abaixo, a lista das versões mais vendidas, seus valores antes e depois de sair da concessionária e o índice de desvalorização:

Listamos os 20 automóveis mais vendidos no Brasil em 2017 e calculamos, com base na Tabela Fipe, o índice de desvalorização dos modelos

Caso queira consultar os preços e a desvalorização de outros modelos e versões, clique aqui e selecione a marca e a opção de sua preferência.

Na galeria, as imagens e o número de unidades vendidas por modelo em 2017:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 8 de outubro de 2018

Cara muito eficaz a matéria, agora sei bem qual carro escolher!!

Avatar
Viviane Cleide Demétrio 11 de junho de 2018

Interessantíssima matéria, o comprador fica tão perdido e essas informações vão ajudar muito. Inclusive pra quem vende que consegue se orientar melhor.

Avatar
Picasso 5 de maio de 2018

Essa matéria é uma pintura

Avatar
Armando 25 de fevereiro de 2018

Esta é uma matéria que para os dias de hoje não tem mais sentido. O carro virou uma despesa necessária e não um investimento.

Avatar
Jose lino 7 de agosto de 2018

provavelmente vc é de esquerda e é contra essa maquina facista e opressora chamada carro

Avatar
Pensador 29 de janeiro de 2019

José Lino, por que não te calas?

Avatar
Franco Vieira 24 de fevereiro de 2018

Pequena correção: na descrição das fotos aparece HR-V, mas na imagem, a foto é de um Fit.

Avatar
Erick 23 de fevereiro de 2018

matéria interessante !!

Avatar
Deixe um comentário