Estudo mostra a real desvalorização de carros elétricos e híbridos
Os híbridos e elétricos estão cada vez mais comuns, os modelos premium surpreenderam por depreciar abaixo da média
Os híbridos e elétricos estão cada vez mais comuns, os modelos premium surpreenderam por depreciar abaixo da média
O brasileiro é sempre muito preocupado com a desvalorização na hora de comprar um carro. O recente aumento das ofertas e vendas de modelos elétricos e híbridos geram questionamentos sobre o quão bem eles irão “segurar” o preço quando comparados com os veículos apenas a combustão.
A Mobiauto realizou um levantamento para elucidar sobre esse assunto, utilizando 25 modelos híbridos e elétricos com ano/modelo 2021 e 2022. Os resultados incluem algumas surpresas, não apenas sobre a motorização como uma mudança nas tendências de preços dos carros de luxo.
VEJA TAMBÉM:
Como a maior parte desses carros eletrificados custam acima de R$ 200 mil, era de se esperar que a desvalorização seria alta. Entretanto, os modelos híbridos perderam apenas 8,78 % do preço ao ano.
Os carros híbridos com as menores desvalorizações foram o Volvo XC60 e o BMW 330e. Esses modelos premium trazem conjunto do tipo plug-in, que permite rodar por alguns quilômetros apenas na eletricidade. Confira a tabela:
Modelo | Propulsão | Ano/modelo | Preço ago/22 | Preço ago/23 | variação |
---|---|---|---|---|---|
Volvo XC60 | Híbrido | 2022 | R$ 405.860,00 | R$ 398.672 50 | -1,77% |
BMW 330e | Híbrido | 2021 | R$ 344.128,57 | R$ 337.419.29 | -1,95% |
BMW 330e | Híbrido | 2022 | R$ 381.613,75 | R$ 358.732,33 | -6,00% |
Porsche Cayenne Coupé | Híbrido | 2022 | R$ 929.900,00 | R$ 873.675,00 | -6,05% |
Toyota Corolla | Híbrido | 2021 | R$ 166.140,50 | R$ 155.081,39 | -6,66% |
Volvo XC60 | Híbrido | 2021 | R$ 364.065,00 | R$ 337.917,58 | -7,18% |
Volvo XC40 | Híbrido | 2021 | R$ 319.790,00 | R$ 294.937,03 | -7,77% |
Toyota Corolla Cross | Híbrido | 2022 | R$ 198.740,94 | R$ 182.479,82 | -8,18% |
MÉDIA | — | — | — | — | -8,78% |
BMW X5 | Híbrido | 2021 | R$ 620.304,17 | R$ 560.655,71 | -9,62% |
Toyota Corolla | Híbrido | 2022 | R$ 181.349,64 | R$ 162.902,57 | -10,17% |
Porsche Cayenne Coupé | Híbrido | 2021 | R$ 780.547,50 | R$ 695.233,33 | -10,93% |
BMW X5 | Híbrido | 2022 | R$ 697.750,00 | R$ 612.086,25 | -12,28% |
Lexus NX 300 | Híbrido | 2021 | R$ 343.237,14 | R$ 287.918,00 | -16,12% |
Lexus UX 250H | Híbrido | 2021 | R$ 248.990,00 | R$ 203.447,50 | -18,29% |
Os carros híbridos da Volvo, marca que sempre foi marcada por desvalorização forte, tiveram as menores quedas nos preços. A dupla Corolla e Corolla Cross, da Toyota, seguram os preços como é de costume nos modelos da marca japonesa.
Uma surpresa é ver os carros da Lexus com alta desvalorização, um comportamento oposto ao da matriz Toyota. Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, comenta o resultado:
Esse resultado tende a se modificar nos próximos anos. No futuro, quando estiverem fora da garantia, esses carros 2021 e 2022 despertarão certo receio nos futuros compradores em razão do custo de manutenção. É só olhar para a estrutura de um carro híbrido: ele possui uma eletrônica extremamente complexa, que utiliza módulos para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a elétrica e, ainda, como as duas atuam juntas. Isso pode sair caro lá na frente, motivo pelo qual arrisco dizer que os híbridos, quando estiverem mais velhos, tendem a perder mais
Por terem uma tecnologia de propulsão toda diferente do habitual de nosso mercado, os elétricos são a maior incerteza dentre os usados. O modelo com a menor desvalorização foi o luxuoso Mercedes-Benz EQC 400.
O carros mais “comum” abaixo da média é o hatchback Renault Zoe. Curiosamente, o Nissan Leaf, que concepção similar ficou acima da média com uma desvalorização de 23,35%. Confira a tabela completa:
Modelo | Propulsão | Ano/modelo | Preço ago/22 | Preço ago/23 | variação |
---|---|---|---|---|---|
Mercedes-Benz EQC 400 | Elétrico | 2021 | R$ 621.950,oo | R$ 598.900,oo | -3,71% |
Porsche Taycan | Elétrico | 2021 | R$ 868.140,oo | R$ 804.763,33 | -7,30% |
Renault Zoe | Elétrico | 2022 | R$ 226.590,oo | R$ 204.447,93 | -9,77% |
BMW i3 | Elétrico | 2021 | R$ 266.788,40 | R$ 233.055,36 | -12 64% |
Jac E-JS4 | Elétrico | 2022 | R$ 235.900,oo | R$ 201.780,oo | -14,46 % |
MÉDIA | — | — | — | — | -16,28% |
Volvo XC40 | Elétrico | 2022 | R$ 396.704,44 | R$ 328.298,33 | -17,24% |
JAC E-JS1 | Elétrico | 2022 | R$ 153.780,oo | R$ 126.205,oo | -17,93% |
Audi e-tron | Elétrico | 2021 | R$ 658.165,56 | R$ 514.405,oo | -21,84% |
Fiat 500e | Elétrico | 2022 | R$ 241.283,33 | R$ 186.658,54 | -22,64% |
Nissan Leaf | Elétrico | 2021 | R$ 260.898,33 | R$ 199.990,oo | -23,35% |
Audi e-tron | Elétrico | 2022 | R$ 770.900,00 | R$ 553.132,00 | -28,25% |
Como as chinesas GWM a BYD começaram a vender carros no Brasil em 2023, onde essas marcas irão se encaixar ainda é um mistério. O alto volume de pedidos e os preços agressivos ajudou a puxar alguns preços dos eletrificados usados para baixo.
Pela tabela é possível notar que os elétricos de luxo ainda são os com melhor aceitação no mercado de usados. Saint Clair de Castro Jr. comenta:
O segmento de elétricos de altíssimo luxo ainda está se formando no país. E pode exibir resultados bem variados, visto que não há uma base estatística ampla em número de veículos diferentes para se estabelecer uma média. Cada caso é um caso: o EQC perdeu pouco… porque o zero km subiu muito. Já o Taycan, pode-se dizer, chegou a ser o elétrico mais vendido do país em 2022, indicando ótima performance no mercado. Repito: a análise é modelo a modelo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
a cada dia que passa, vale mais a pena assinar um carro…
Calma, ainda vai piorar muito com o tempo, conforme o pessoal for percebendo os problemas.
exato, como bateria nao tem concerto, metade do valor do carro vai p o lixo , o carro é descartavel junto c a bateria…