Veja o passo a passo para pedir a devolução do IPVA RS 2024

Quem perdeu seu carro na tragédia poderá pedir esse reembolso no imposto, porém é necessário seguir alguns procedimentos

enchente no rio grande do sul foto ricardo stuckert
Apenas carros que tiveram perda total podem pedir isso (Foto: Ricardo Stuckert | Palácio do Planalto)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/07/2024 às 15h02

O governo do Rio Grande do Sul (RS) anunciou que irá fazer a devolução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 aos proprietários dos carros que tiveram perda total durante as enchentes. Esse procedimento é previsto na legislação para casos específicos, como furto ou roubo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse procedimento se chama repetição de indébito. O proprietário é restituído de forma proporcional aos meses de 2024 que ficou sem o veículo. Quem não terminou de quitar o IPVA também pode realizar a solicitação.

VEJA TAMBÉM:

Como pedir a devolução do IPVA RS 2024

Para poder receber a devolução do IPVA RS 2024 é preciso ter dado baixa do carro no Detran por perda total. Para conseguir fazer esse procedimento não é preciso quitar multas e outras dívidas do veículo, elas serão vinculadas ao CPF ou CNPJ presentes no registro. É importante lembrar que essa baixa é irreversível.

Com isso feito, é preciso procurar um dos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) no Rio Grande do Sul. Existem mais de 400 locais credenciados no estado, é possível consultar qual é o mais próximo através do site do Detran RS. Um desses CDVs irá buscar o veículo e realizar os procedimentos legais da baixa definitiva.

A alternativa é buscar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Nesse caso o proprietário precisa comunicar a baixa e tem que apresentar os seguintes documentos:

  • original e cópia do RG e CPF do proprietário;
  •  comprovante de residência;
  •  documento de transferência – Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  •  documento de rodagem – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), se houver;
  •  recorte com a numeração do chassi (indispensável);
  •  plaquetas de identificação;
  •  placas.

Com a baixa feita, o proprietário está apto a pedir a restituição do IPVA RS 2024 à Receita Estadual de forma digital. É preciso ter cadastro no GOV.BR para seguir adiante. O site do órgão traz o passo a passo do processo.

É preciso ter atenção aos seguintes fatores:

  • o veículo relacionado à restituição deve ter pertencido, na data do sinistro, à mesma pessoa que está solicitando o serviço;
  • o contribuinte deve optar pelo ressarcimento por pix, desde que a chave seja o seu próprio CPF;
  • o veículo relacionado à restituição não pode ter sido transferido para a seguradora antes da baixa no Detran.

Com tudo feito, o processo será analisado pela Receita Estadual. O proprietário do veículo poderá acompanhar o andamento da restituição do IPVA RS 2024 através do Portal da Pessoa Física, no item Acompanhamento de protocolo eletrônico.

Alerta para carros com seguro

Se o seu veículo tiver seguro, é preciso entrar em contato com a seguradora para informar o sinistro. Nesse caso, ela é quem deve realizar o procedimento de dar baixa no carro.

As seguradoras podem optar por não realizar a baixa definitiva do veículo, para poder recuperá-lo e revendê-lo. Nessa situação não haverá a restituição do IPVA RS 2024 ao proprietário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário