Choveu e embaçou? Veja dicas para melhorar a visibilidade

Vidro embaçado diminui a segurança e pode até provocar acidentes

Por AutoPapo30/11/17 às 18h03

Começou a chover e o caos se instaurou dentro do seu carro? Não consegue mais ver nada? Calma! O AutoPapo não é o 011-1406 (alguém lembra?), mas traz soluções para te ajudar a manter a visibilidade quando o toró começa a cair.

Os vidros do carro embaçam pelo choque térmico. Ao deixar o carro todo fechado devido a chuva, o condutor cria um ambiente quente e úmido no habitáculo. Dessa forma, a água presente no ar se condensa nos vidros e diminui a visibilidade. O processo é semelhante ao que acontece em um copo cheio de refrigerante frio, que fica todo molhado em cima da mesa.

visibilidade

Como resolver? Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Além disso, ao esfriar o habitáculo, ele impede o choque térmico entre a temperatura externa e a interna nos vidros.

“Ah, mas o meu carro não tem ar”. Tudo bem, algumas medidas simples também podem ajudar. A primeira delas é não usar a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar as coisas. Use um pano limpo para isso. Depois de seco, o ar frio direcionado diretamente para o para-brisa pode evitar o choque térmico e nova condensação.

Outra opção é o ar quente, que irá secar, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente. Se for possível, deixe os vidros um pouquinho aberto. Calhas podem ajudar.

Existem no mercado produtos que podem impedir o embaçamento, como flanelas químicas quem devem ser passadas em todos os vidros do carro.

Visibilidade externa

Também é importante que o limpador de para-brisa esteja com funcionamento perfeito. Não espere as chuvas para trocar as palhetas, caso elas estejam ressecadas. É fácil verificar o estado delas: com o próprio esguicho do limpador dá para saber se elas continuam 100%.

Também é recomendado o uso de algum tipo de fluido próprio para o esguicho do limpador. Um produto de boa qualidade ajuda a remover sujeiras impregnadas no para-brisas que podem atrapalhar a água a dissipar. Seu uso é simples: basta despejar o produto no reservatório do limpador, localizado no cofre do motor. O uso de detergente de cozinha é errado, pois ele pode danificar a pintura, principalmente se o carro ficar exposto ao sol após o uso.

Reduza a velocidade na chuva (mais do que você imagina ser necessário)

Sempre é bom lembrar que na chuva, a aderência ao asfalto é várias vezes menor que no seco. Além disso, existe a possibilidade de aquaplanagem, porque, em geral, nossas ruas e estradas são mal construídas e não tem escoamento adequado.

Então, uma dica superimportante é:  na chuva, é recomendável que você anda na METADE da velocidade que você normalmente andaria no seco. Pode parecer lento e vários carros irão te ultrapassar, mas o risco nessas condições é muito mais alto.

Veja mais sobre:


4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Priscila 6 de Março de 2018

    Qual carro automático e melhor ?

  • Wilson Munhoz 5 de Fevereiro de 2018

    Excelente ajuda. Para evitar o AC em dias de chuva, eu instalei as calhas para poder deixar os vidros abertos e ligo o circulador de ar na posição frio. Já com os limpadores, eu os removo e faço uma boa limpeza com vinagre branco, depois passo vaselina pra recuperar a borracha e deixo por uns 10 minutos, e finalmente faço a remoção da vaselina com lenço de papel e em seguida com um pano úmido. Esse procedimento eu vi no YouTube, é show de bola. Mesmo assim eu faço a substituição dos limpadores uma vez por ano. Grato Auto Papo. Saudações.

  • Edmundo 26 de dezembro de 2017

    Flanela química?
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, será que encontrei nas autopeças.

  • Lauro Diniz 25 de dezembro de 2017

    A leitura do Autopapo é indispensável para quem dirige. Excelentes as dicas anti-embaçamento.

Deixe um comentário