Transporte escolar: dicas para ter tranquilidade na volta às aulas
As aulas estão voltando e a escolhe de um profissional de transporte escolar seguro é essencial para a tranquilidade dos pais
As aulas estão voltando e a escolhe de um profissional de transporte escolar seguro é essencial para a tranquilidade dos pais
O período de voltas às aulas está chegando e uma grande preocupação dos pais e responsáveis e conseguir um transporte escolar seguro. Para lhe auxiliar nessa busca, listamos algumas dicas para ficar tranquilo na hora de escolher um profissional.
VEJA TAMBÉM:
Para dirigir um veículo de transporte escolar, o motorista precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D e mais de 21 anos. O motorista também não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Segundo a lei nº 9.503 os veículos precisam ser autorizados pelo órgão de trânsito do estado. Os veículos do transporte escolar precisam passar por inspeção semestral para verificar os equipamentos de segurança obrigatórios.
O letreiro “escolar” na lateral é obrigatório, usando fonte preta sobre uma faixa amarela. Se o veículo foi amarelo isso se inverte.
O Procon do estado de São Paulo produziu uma cartilha com dicas para os pais escolherem o melhor profissional de transporte escolar. As dicas são:
Atualmente é obrigatório transportar crianças com idade inferior a 10 anos ou altura abaixo de 1,45 m em cadeirinhas ou assento de elevação (booster). Porém existe algumas exceções para táxis, carros de aplicativo ou aluguel e os veículos do transporte escolar.
Mesmo com essa brecha na legislação, existem profissionais que instalam a cadeirinha na van ou ônibus caso seja exigência dos pais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |