Diesel S10 está estragando os motores? Negativo! O problema não é ele
Diesel S10 é mais limpo e a sua principal diferença em relação ao anterior é a quantidade de enxofre; o problema está no biodiesel
Diesel S10 é mais limpo e a sua principal diferença em relação ao anterior é a quantidade de enxofre; o problema está no biodiesel
Não vamos confundir alhos com bugalhos: tem um pessoal aí rodando com carros diesel, que são SUVs, picapes, jipes e até caminhões e ônibus. Quando dá um problema no motor, filtro entupido e outras complicações, chega na oficina e o mecânico diz: “pois é, o diesel S10 é que está provocando isso.”
VEJA TAMBÉM:
Nas, diesel S10 já existe há uns 6 ou 7 anos. Esse S10 quer dizer 10 ppm, ou partículas de enxofre por milhão. Pois “S” é o símbolo de enxofre. Antes tinha uma proporção muito maior de enxofre, de 500 ppm, mais danoso à atmosfera, poluição muito maior.
O diesel S10 só veio contribuir, por ser um diesel muito mais limpo que o S500. Então, recentemente, os motores diesel começaram a dar uns problemas, nós já comentamos aqui, não por ser S10, mas pela proporção do biodiesel.
Vamos começar defendendo o biodiesel. Ele é limpo, feito a partir de vegetais, soja e outros. Porém, há um problema no limite do biodiesel colocado no diesel. Ele foi subindo devagarzinho nos últimos anos por um acordo entre governo e produtores, e chegou a 10%. Até aí os motores estavam funcionando sem problemas.
Quando se foi além dos 10% e chegando aos 11%, 12% até 13% no começo desse ano, aí, sim, o biodiesel começou a provocar problemas nos motores: filtro entupido, bomba injetora com problemas, borra porque ele decanta. O biodiesel é higroscópico, ele absorve a umidade, ou seja, água da atmosfera, e acaba decantando no tanque, no depósito.
Este é um problema que está acometendo motores nos últimos tempos, de um ano para cá. Então, não tem nada a ver com o diesel S10 – que é mais limpo – e nem a ver com o próprio biodiesel. Ele é um excelente combustível, uma boa solução para se começar a alternar o combustível fóssil, o diesel que vem do petróleo.
Porém, o biodiesel tem que estar limitado a um certo percentual. Acima desses 10%, por enquanto, ele provoca problemas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
As bombas injetoras de alta pressão dos motores eletrônicos são lubrificadas pelo próprio diesel, o que faz o diesel ser lubrificante é o enxofre, tanto que o biodiesel que poder ser de origem vegetal ou animal (sebo) é adicionado tanto no S10 quanto no S500, mas somente o S10 causa problemas nos motores por falha na lubrificação das bombas, portanto o S10 é sim um problema. Salvo bombas mecânicas Bosch que são lubrificadas por óleo lubrificante próprio, as outras são afetadas pelo S10
Pô, se é o bio combustivel que tem nele, é o S10 sim que está estragando os carros, obvio. Que conversa prá boi durmir. Àcho absurdo quando o Feldman diz que nossa gasolina é otima, ricdiculo, quando é acrescida de etanos, vira bomba, então nossa gasolina é boa prá exportação, aqui é porcaria, simples. Desculpe Feldman, mas é assim que penso.
Até encontrarem um aditivo hidrofóbico viável, a regra é abastecer com o mínimo necessário e não deixar o diesel com óleo vegetal esquentar lugar no tanque.