Etanol hidratado e anidro: qual é a diferença?

Nas tabelas oficiais do governo constam dois tipos diferentes de álcool combustível, mas apenas um deles é o que usamos para abastecer o carro

fiat palio fire flex traseira parado em canavial
Independente do tipo, o álcool no Brasil vêm sempre da cana de açúcar (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/03/2025 às 08h00

Quando os preços dos combustíveis são reajustados há dois tipos de etanol na tabela: o hidratado e o anidro. Mas apenas um desse é o que você compra diretamente na bomba do posto, o outro vem de forma indireta e acaba influenciando no valor da gasolina.

O etanol, ou álcool, vendido no Brasil tem origem na cana de açúcar. Ele é um combustível que começou a ser usado pro aqui nos anos 70 para combater os efeitos da crise do petróleo.

VEJA TAMBÉM:

Ele possui a vantagem de proporcionar maior desempenho, mas cobra isso com um consumo maior. Em contrapartida, o etanol é melhor para o meio ambiente, por emitir menos carbono e pela sua origem vegetal compensar o que sai do escapamento dos veículos.

Esse etanol que usamos para abastecer os carros é o hidratado, que possui de 4 a 5% de água em sua composição. Ela não é adicionada ao combustível vegetal, essa água é proveniente do processo de produção.

A principal mudança em peças nos motores flex ou apenas a etanol em comparação aos puramente a gasolina é receber tratamento para evitar a corrosão. O teor de água no álcool pode gerar esse problema.

O etanol anidro

posto de combustivel ipiranga em sao paulo shutterstock 1
O álcool que vai misturado à gasolina é diferente do encontrado na bomba de abastecimento (Foto: Shutterstock)

A gasolina brasileira possui hoje 27,5% de etanol anidro em sua mistura, que será elevado para 30% em breve. Essa variação do combustível vegetal é tabelada separadamente por ser mais caro de produzir.

O “anidro” no nome significa que não há agua adicionada ao etanol. Para obter isso é preciso realizar um processo de desidratação do combustível, o que resulta no valor maior.

A adição de etanol anidro na gasolina acaba com o risco de corrosão nos componentes. Ele ajuda a dar mais octanagem ao combustível, mas também aumenta o consumo quanto maior é o teor.

Além desse uso de ser misturado a gasolina comum, o etanol anidro também é usado pela indústria na produção de solventes e tintas. Não é possível comprar ele separadamente em um posto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
fabio 28 de março de 2025

faz o L pra bandidos. roubo de imposto pedágios. multas de radares. pistas federal com buracos e radares e gasolina. péssima qualidade. i Brasil no cais e lixo 🇧🇷

Avatar
Ricardo 29 de março de 2025

Prefere a gasolina a RS 8,00 como no governo do ladrão de jóias.
Tem burro para tudo e todos…..

Avatar
fabio 28 de março de 2025

bom dia isso e um absurdo tenho carros e motos carburador. vai ser ruim. pro pistões. água misturada com entanol. prejudicar. os pistões e o funcionamento da compressão

Avatar
Ricardo 29 de março de 2025

Rodo a 14 anos com minha Intruder 125 CARBURADA no etanol e troquei o carburador depois de 8 anos….. Só isso. São 42.000 km no álcool e nenhum problema no motor….Aliás anda melhor e fica mais silencioso……média de 27 km/l contra os 35 com gasolina…..
Continuem pagando 27% de álcool a preço de gasolina…..

Avatar
Eduardo Boaro 27 de março de 2025

Nossa cada vez mais o combustível brasileiro um lixo o único país que coloca álcool na gasolina isso só está sendo feito para os veículos consumir mais combustível e carros mais velhos que são apenas gasolina parar de funcionar e o proprietário ser obrigado a comprar um mais novo para que ele volte a pagar imposto, sempre isso pra eles lucrar mais e a gente se f#der mais, os carros a álcool mais antigos faziam bem mais km do que os novos o 147 atravesso a ponte rio Niterói com menos de 800ml de álcool, um gol quadrado a ar na revista e rodas era o mais Gastão da categoria fazia 14km com 1 litro hoje o carro sofre pra fazer 10km tudo porque a qualidade é péssima, e a Petrobrás está perdendo muito mercado para carros híbridos e elétricos, hoje os sinais de trânsito estão demorando mais para o carro ficar mais tempo queimando combustível e só o brasileiro não se toca que está sendo enganado.

Avatar
André Maraccini 27 de março de 2025

A ANP permite até 2% de água no etanol anidro brasileiro ! O que é absurdo pois gasolina são hidrocarbonetos e ainda vc acha que usineiros vão perder a chance de vender 2,% de água pelo preço de etanol anidro ?

Avatar
Gabriel 27 de março de 2025

Na verdade, tanto o etanol anidro quanto o hidratado causam corrosão, vide o que aconteceu com muitos carburadores quando começaram a misturar etanol na gasolina. O uso de etanol anidro na mistura com gasolina é feito principalmente para diminuir o risco de separação da mistura dentro do tanque do veiculo em caso de absorção de mais agua pelo etanol. Existem experiências sendo feitas sobre a viabilidade de se misturar etanol hidratado na gasolina. O nome é hE15.

Avatar
Deixe um comentário