Etanol hidratado e anidro: qual é a diferença?
Nas tabelas oficiais do governo constam dois tipos diferentes de álcool combustível, mas apenas um deles é o que usamos para abastecer o carro
Nas tabelas oficiais do governo constam dois tipos diferentes de álcool combustível, mas apenas um deles é o que usamos para abastecer o carro
Quando os preços dos combustíveis são reajustados há dois tipos de etanol na tabela: o hidratado e o anidro. Mas apenas um desse é o que você compra diretamente na bomba do posto, o outro vem de forma indireta e acaba influenciando no valor da gasolina.
O etanol, ou álcool, vendido no Brasil tem origem na cana de açúcar. Ele é um combustível que começou a ser usado pro aqui nos anos 70 para combater os efeitos da crise do petróleo.
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Ele possui a vantagem de proporcionar maior desempenho, mas cobra isso com um consumo maior. Em contrapartida, o etanol é melhor para o meio ambiente, por emitir menos carbono e pela sua origem vegetal compensar o que sai do escapamento dos veículos.
Esse etanol que usamos para abastecer os carros é o hidratado, que possui de 4 a 5% de água em sua composição. Ela não é adicionada ao combustível vegetal, essa água é proveniente do processo de produção.
A principal mudança em peças nos motores flex ou apenas a etanol em comparação aos puramente a gasolina é receber tratamento para evitar a corrosão. O teor de água no álcool pode gerar esse problema.
A gasolina brasileira possui hoje 27,5% de etanol anidro em sua mistura, que será elevado para 30% em breve. Essa variação do combustível vegetal é tabelada separadamente por ser mais caro de produzir.
O “anidro” no nome significa que não há agua adicionada ao etanol. Para obter isso é preciso realizar um processo de desidratação do combustível, o que resulta no valor maior.
A adição de etanol anidro na gasolina acaba com o risco de corrosão nos componentes. Ele ajuda a dar mais octanagem ao combustível, mas também aumenta o consumo quanto maior é o teor.
Além desse uso de ser misturado a gasolina comum, o etanol anidro também é usado pela indústria na produção de solventes e tintas. Não é possível comprar ele separadamente em um posto.
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faz o L pra bandidos. roubo de imposto pedágios. multas de radares. pistas federal com buracos e radares e gasolina. péssima qualidade. i Brasil no cais e lixo 🇧🇷
Prefere a gasolina a RS 8,00 como no governo do ladrão de jóias.
Tem burro para tudo e todos…..
bom dia isso e um absurdo tenho carros e motos carburador. vai ser ruim. pro pistões. água misturada com entanol. prejudicar. os pistões e o funcionamento da compressão
Rodo a 14 anos com minha Intruder 125 CARBURADA no etanol e troquei o carburador depois de 8 anos….. Só isso. São 42.000 km no álcool e nenhum problema no motor….Aliás anda melhor e fica mais silencioso……média de 27 km/l contra os 35 com gasolina…..
Continuem pagando 27% de álcool a preço de gasolina…..
Nossa cada vez mais o combustível brasileiro um lixo o único país que coloca álcool na gasolina isso só está sendo feito para os veículos consumir mais combustível e carros mais velhos que são apenas gasolina parar de funcionar e o proprietário ser obrigado a comprar um mais novo para que ele volte a pagar imposto, sempre isso pra eles lucrar mais e a gente se f#der mais, os carros a álcool mais antigos faziam bem mais km do que os novos o 147 atravesso a ponte rio Niterói com menos de 800ml de álcool, um gol quadrado a ar na revista e rodas era o mais Gastão da categoria fazia 14km com 1 litro hoje o carro sofre pra fazer 10km tudo porque a qualidade é péssima, e a Petrobrás está perdendo muito mercado para carros híbridos e elétricos, hoje os sinais de trânsito estão demorando mais para o carro ficar mais tempo queimando combustível e só o brasileiro não se toca que está sendo enganado.
A ANP permite até 2% de água no etanol anidro brasileiro ! O que é absurdo pois gasolina são hidrocarbonetos e ainda vc acha que usineiros vão perder a chance de vender 2,% de água pelo preço de etanol anidro ?
Na verdade, tanto o etanol anidro quanto o hidratado causam corrosão, vide o que aconteceu com muitos carburadores quando começaram a misturar etanol na gasolina. O uso de etanol anidro na mistura com gasolina é feito principalmente para diminuir o risco de separação da mistura dentro do tanque do veiculo em caso de absorção de mais agua pelo etanol. Existem experiências sendo feitas sobre a viabilidade de se misturar etanol hidratado na gasolina. O nome é hE15.