Carretas: quais são as diferenças entre bitrem e rodotrem?
Com a mesma capacidade de carga e número de eixos, alguns podem confundir, mas há muita diferença entre bitrem e rodotrem
Com a mesma capacidade de carga e número de eixos, alguns podem confundir, mas há muita diferença entre bitrem e rodotrem
Algo que pode caracterizar o transporte rodoviário de cargas no Brasil é a variedade regulamentada de implementos (ou carretas) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Dentre os implementos, hoje os bitrens e rodotrens são mais utilizados, principalmente nas versões “9 eixos” para o agronegócio, sendo excelentes para o transporte de cargas a granel.
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Porém, essa grande variedade pode colocar a dúvida na cabeça de quem não é familiarizado com o setor de transporte., entre eles a diferença entre o bitrem e o rodotrem, mas qual é a diferença? Rodotrem
Um dos primeiros implementos a surgir no Brasil de combinação dupla foi rodotrem. Ele é composto pela combinação de um implemento de 2 eixos mais um dolly também de 2 eixos e por fim mais um implemento de 2 eixos, ficando uma combinação 2+2+2 somando 6 eixos e com PBTC de 74 toneladas.
Aqui ainda vale uma leve ressalva para o dolly (ou cambão). Ele conta com placa e número de chassi, sendo assim também porta um documento exclusivamente para ele.
Diferente do rodotrem, o bitrem é composto por um implemento que tem uma quinta-roda (aquele engate padrão nos cavalos-mecânicos) no qual o segundo implemento é atrelado a esse. Em sua versão de seis eixos, sendo três eixos no primeiro implemento e mais três no segundo implemento, ele também tem o mesmo PBTC de 74 toneladas.
Mas afinal, por que a confusão?
Bom, o bitrem pode ser encontrado com uma variedade de eixos, porém a confusão está na versão de seis eixos, que vamos explicar. É bem comum, falarmos da combinação nove eixos. Isso porque contamos os seis eixos do implemento mais os três eixos do cavalo mecânico ou caminhão, isso se deve ao fato de bitrens e rodotrens serem atrelados a caminhões de configuração 6×2 e 6×4.
Então, pelo fato do bitrem e rodotrem serem “nove eixos” e também terem a mesma capacidade de carga, muitos chamam os bitrens nove eixos de rodotrem, porém rodotrem necessariamente tem que ter o dolly para formar a composição e receber a denominação.
Qual a vantagem de cada um?
Dentro do segmento de transporte rodoviário de cargas, o emprego de cada composição varia de acordo com a aplicação. O rodotrem do tipo graneleiro é bem usado no agronegócio para o transporte de soja, milho e demais cargas a granel. Já o rodotrem báscula ou rodo-bascula tem a vantagem de ser mais prático para manobras e também para o descarregamento. Para exemplificar melhor, confira o vídeo a seguir:
Por fim, para resumir, bitrem são duas carretas ou implementos e o rodotrem, é formado por dois implementos com dolly ou cambão.
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Prezados, é mesmo “bitrem”, que rima com “arbitrem” (terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo “arbitrar”), e “rodotrem”, que rima com “apotrem” (3ª do plaral do presente do subjuntivo de “apotrar”)? Essas palavras não deveriam ser oxítonas (“bitrém”, “rodotrém”, que rimam com “também”, “porém”, “Belém”, “Santarém”, “parabéns”)?
Sensacional. Eu não sabia destas diferenças.
Muito obrigado Sr Boris.
Podem ter diferenças, mas um trem é certo, são Mineiros.