Diferentes verões e diferentes carros

Voltar para a casa num domingo pela Via Anchieta era um sofrimento para quem estava no carro e para o coitado do automóvel

rodovia anchieta rovena rosa abr
Rodovia Anchieta é um das principais artérias para chegar à capital paulista (Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil)
Por Chico Lelis
Publicado em 14/04/2024 às 17h03

Agora que o verão acabou, levado pelas águas de março, fico lembrando dos verões passados, nos anos 1960, e dos modelos em que a gente fazia a viagem entre a Capital e o Litoral e o seu retorno. Especialmente lembro da volta, a Via Anchieta entupida e a gente andando a 10 km/h, quando isso acontecia.

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Era uma tal de 1ª e uma difícil 2ª. E o carro do lado fervendo, e parando no acostamento, que era muito estreito e o carro parado atrapalhava o tráfego. Um horror!

Eram carros com carburador e o tal do giclê (Um parafuso com orifício calibrado, que serve para dosar a quantidade de gasolina que sai do pulverizador principal. Chama-se “principal” para distingui-lo do pulverizador de marcha lenta. Quanto menor o diâmetro do orifício, mais pobre será a mistura.) que, quando modificado fazia ferver até os Fuscas e afins, com o seu motor refrigerado a ar.

Os refrigerados a água precisavam contar com a esperteza do seu proprietário que levava um vasilhame, com água, para o momento da fervura do seu radiador, que não podia ter nenhuma, por mínimo que fosse, fissura, ou uma tampa corroída e que já não vedasse bem o sistema.

Hoje os modelos, desde os mais simples ao mais sofisticados, têm, não só direção hidráulica ou elétrica, e ar condicionado. E, a cada dia que passa, aumenta o número deles que têm transmissão automática ou “genérico” dela. E o radiador é lacrado e não usa mais água e sim etileno glicol, cujo ponto de ebulição é bem mais alto que o da água,

Além disso, fora os importados, nossos modelos “Made in Brazil”, não tinham ar condicionado, nem direção hidráulica, mas apenas o quebra vento, que só ajudava a minorar o calor quando o carro andava acima dos 60 km/h, mas, mesmo assim o ar entrava quente pelo carro.

renault dauphine lateral carro deu origem ao willys gordini
Pobre Gordini, nunca foi um carro confiável, mas na volta a praia ele sofria ainda mais (Foto: Willys-Overland | Divulgação)

Então, sofríamos muito nos anos 1960 com os nossos Fuscas, Gordinis, DKWs, Simcas e outros modelos menos votados.

A única coisa em que os anos 60 ficaram em níveis abaixo dos tempos atuais foi a temperatura média dos verões. No deste ano, tivemos médias quase acima dos 40º em diversas regiões, incluindo o Litoral de São Paulo, enquanto nos anos dos nossos carburados, raramente chegamos ao 4ºº. Raramente.

No quesito tempo de viagem, era igual aos dias de hoje. O volume de veículos era muito menor, mas não existia a Rodovia dos Imigrantes, com suas três pistas largas para subir ou descer a Serra do Mar. Mas as viagens continuam durando entre 4 e 8 horas, nos feriadões.

Agora, cá entre nós, se São Pedro nos mandar um inverno com a mesma intensidade deste verão, acho que vamos descer a Serra do Mar, pela Anchieta ou Imigrantes, de esquis. E quem for de carro, terá que colocar correntes nas rodas para poder trafegar na neve. “Quem viver verá!”

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