Dinheiro no Lixo: luz da injeção é sinal de gasto a mais
No primeiro episódio da série "Dinheiro no Lixo" vamos tratar da luz da injeção, aquele motor amarelinho que acende no painel e muita gente finge não ver
No primeiro episódio da série "Dinheiro no Lixo" vamos tratar da luz da injeção, aquele motor amarelinho que acende no painel e muita gente finge não ver
Nesta publicação daremos início à série “Dinheiro no Lix”, em que irei expor situações, erros e descuidos que podem custar caro ao consumidor. E para dar início, vamos falar de injeção eletrônica. Pois é, o carro chega na oficina com o dono reclamando de consumo de combustível muito elevado. Aí o consultor, o mecânico chega, entra no carro e liga para levá-lo até o computador e está lá acesa uma luzinha amarela, que é o desenho de um motor.
– Doutor, e essa luzinha aí? – Olha, acendeu há uns tempos atrás, mas não percebi nenhuma modificação no carro. Ele continua andando normalmente. Então, se vocês quiserem dar uma olhada nesse também, tudo bem. – Pera aí, doutor, não é bem assim não.
VEJA TAMBÉM:
Essa luzinha amarela que acende no painel é uma luz de alerta de que tem um problema na central eletrônica, aquela que comanda, que gerencia o motor. Se tem algum problema na central ou algum sensor por ali que manda informações para essa central para ela ajustar o motor, então acende a luz amarela e aí isso significa em inglês “Limp Home”.
É para você “ir mancando para casa”. Isso quer dizer também que foi acionado um sistema de emergência na central, com os parâmetros todos fixados, nenhuma variação em função das informações que chegam, entende?
Então, para quebrar o galho, a central fica quietinha, sem receber essas informações, porque uma delas, inclusive, não deve estar vindo. Deu pra entender? Ora, se os parâmetros estão todos fixos, andar o carro vai.
Funcionar o motor funciona, mas vai perder desempenho, vai aumentar consumo, emissões, enfim, ele anda, mas ele anda precariamente. Claro que o consumo vai aumentar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Lendo os comentários, concluo que o que faz muita falta é mecânico que realmente entenda de mecânica e tenha “skill” na parafernália eletrônica. Muitos nem scanner tem e, quando tem, não sabem usá-lo adequadamente. A maioria das oficinas e/ou mecânicos se preocupa apenas em cobrar (e bem!), porém solucionar o problema…ah, isso é outra estória! Nesse meio, “circulam” também as oficinas das concessionárias que, às vezes, chegam às raias da incompetência, e porque não dizer, da desonestidade!
Assim fica difí pós toda vez que passar o scanner 80 reais ou más é melhor trocar o carro.
Essa luz de fato indica que algo esta ou esteve irregular no funcionamento do motor. Mas pode ser apagada com uso de um Escânia ou pra quem não tem o aparelho, basta desligar o negativo ou positivo da bateria e juntar os polos por uns 2 minutos (polos do carro, não da bateria) e assim será apagado os códigos de erro, apagando assim a tal lusinha, porem se voltar a acender, procure um mecânico, que e sinal que a irregularidade persiste.
Gosto muito de assistir os vídeos pos eles ensinam muito bem explicado as coisa, parabéns.
Meu Corsa Sedan está com essa luz acesa há uns cinco anos e o motor funciona como um relógio, além de disposto e econômico!
Pode ser vários fatores uma e o carro estar com gás a tal ? luzinha amarela acende e diz ter avaria no motor neste caso não e o veículo anda direitinho uma doideira trabalhei no Etios acontece a mesma coisa
Corsa é um caso a parte, foi projetado por extra terrestre, o bicho é um trator….
Sr. Boris tá na hora de um jornalista sério fazer uma reportagem sobre os preços dos carros não está vendendo porque uma tracker era 90mil passou para 160, HB20 era 45 passou para 98mil, Creta era 85 passou para 160mil, e aí vem, onix e outros e o pior de todos um HRV que era lindo e bom eles acabaram com o carro e passou de 90 para 200mil. Será que os executivos que precificam os carros fazem sóbrios? Ou será que pensam que o Brasil não mudou os novos patriotas não compram carros absurdamente fora de preço. Executivos dos carros não adianta pressionar o governo dando férias nem criticar juros nem na economia só vão vender se baixar os preços parceiros.
Sr Boris um dia tive o prazer de encontrar o Sr na padaria próx. Ao aeroporto congonhas sou teu fã admiro muito seu trabalho . O Sr é muito amável . Desejo muita saúde sou taxista e lembrei da época do Anhembi.. abs.
Recebi meu carro da oficina da concessionária após o reparo na frente após uma colisão na traseira de outro carro. Após alguns dias essa luz acendeu, então levei pra concessionária verificar. O diagnóstico foi um termostato que não estava funcionando e eles queriam trocar os dois. Levei a uma oficina de confiança e o mecânico confirmou que era somente um termostato e falou que o radiador novo que substituiu o batido estava com estava com o dreno do radiador mal colocado e vazou todo o liquido de arrefecimento. Sempre que eu dava partida a ventoinha do radiador funcionava até que no terceiro dia parou de vez. Na oficina de confiança resolveu-se o problema de vez e só precisou trocar uma vávula termostática.
Estou com meu carro Montana com aluz da injeção eletrônica acesa já troquei o catalizador apagou a basteci voltou acender depois que coloquei o catalizador qual o defeito amigo mande as informações no meu email delvino-santos@bol.com.br obrigado
Minha gm spin está do mesmo jeito. Já encontrou solução?
Amigos, acredito que está situação é devido a má qualidade dos combustíveis que nos ofertam no mercado. Em outubro do ano passado tive problemas no meu Fiat uno 3cc por conta de combustível, troquei o catalizador e as velas, em janeiro deste ano o mesmo problema em posto difere, agora me custou outo jogo de velas, que é um absurdo de cara, 3 por 480,00, e um bico injetor, sem falar que nas duas oportunidades perdi todo o combustível, tiveram que secar o tanque para colocar outro e a partir de então a luz da injeção fica acesa e em cada scanner que passo dá um defeito diferente.