Segundo o CTB, conduzir carro ou moto utilizando fones de ouvido é infração de trânsito; confira valor da multa e pontuação na CNH
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê mais de 200 infrações de trânsito, sendo que algumas são pouco conhecidas e acabam pegando vários condutores desprevenidos. Entre elas está o uso de fone de ouvido na direção do veículo.
Esse hábito, que é muito comum entre condutores que trabalham com transporte de passageiros, gera um enorme risco para a segurança e está previsto no CTB:
Art. 252 – Dirigir o veículo:
VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular
VEJA TAMBÉM:
Esse artigo também pune o uso do celular quando o motorista está escutando algo reproduzido no smartphone, mas com as duas mãos ao volante. Isso acontece, por exemplo, em uma ligação com vivo a voz ligado.
Para que um condutor seja multado ao utilizar fones de ouvido enquanto dirige, é preciso que o agente de trânsito efetue abordagem ou simplesmente faça a detecção visual da infração. Ou seja, o agente de trânsito não precisa abordar o veículo para aplicar a penalidade.
A multa vale tanto para motoristas, quanto para motociclistas, sendo que, no caso desses últimos, somente o uso de intercomunicadores é permitido. Esse equipamento é instalado no capacete para que o motociclista se comunique melhor com o passageiro na garupa.
E outro detalhe: não é necessário que o veículo esteja em movimento para a multa ser aplicada, o condutor pode ser autuado se estiver parado no trânsito, por exemplo. Vale a pena lembrar também que a legislação vale tanto para fones de ouvido com fio quanto para aqueles com conexão via bluetooth.
Não há problemas em dirigir ouvindo música ou podcast, mas ao usar fones de ouvido o motorista perde noção sonora do que acontece a sua volta. Dessa forma, fica difícil notar sons ao redor do carro, como uma buzina ou o motor de uma moto cortando pelo corredor.
Um estudo realizado pela Ford na Europa mostrou que o uso de fones de ouvido por motoristas, ciclistas, skatistas e pedestres pode ser muito perigoso. As pessoas que ouvem música com fones de ouvido demoram, em média, mais de 4 segundos para identificar perigos potenciais no trânsito.
O experimento usou uma ferramenta de som espacial “8D” especialmente desenvolvida, com mais de 2.000 participantes de toda a Europa, sendo que a maioria afirmou que usa fones de ouvido quando está no trânsito. Dessas pessoas, 56% relataram já quase ter se envolvido em um acidente, sendo que 27% delas usavam fones de ouvido na ocasião.
No estudo, os indivíduos foram colocados em uma rua virtual imersiva e equipamentos mediram seu tempo de reação em situações potencialmente perigosas, como ao dirigir, andar de bicicleta, caminhar ou andar de scooter com fones de ouvido.Você pode testar a ferramenta utilizada pelos participantes no seu celular por meio do aplicativo Share The Road: Safe and Sound.
Antes do experimento, 44% das pessoas disseram que não usariam fones de ouvido no trânsito. Depois, 58% se comprometeram a nunca mais usá-los – um aumento de 31%.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Engraçado, deficientes auditivos podem ter CNH. E se a “autoridade” confundir o aparelho auditivo com um fone de ouvido?????
O coitado além de deficiente vai ter um trabalhão pra recorrer, né? Mais uma jabuticaba. -;) E viva o Brasil.