Dirigir na neve: confira dicas para aproveitar a frente fria no Brasil
Com pistas mais escorregadias e menos aderência, motoristas precisam reduzir a velocidade, prestar atenção às condições da via e controlar bem o carro
Com pistas mais escorregadias e menos aderência, motoristas precisam reduzir a velocidade, prestar atenção às condições da via e controlar bem o carro
A meteorologia indica, em razão da passagem de uma forte massa de ar polar, a possibilidade de neve em algumas cidades do Sul do Brasil. Com a chegada do fenômeno relativamente raro, preparamos algumas dicas necessárias para dirigir na neve – com segurança.
LEIA MAIS
De acordo com a Bridgestone, quando se trata de dirigir na neve e no gelo, a primeira coisa a se considerar é se é realmente necessário utilizar o veículo. Isso porque há riscos em dirigir em um clima rigoroso de inverno. Sendo imprescindível sair de carro:
Alguns veículos oferecem diferentes modos de condução. Ao sair de casa, acione aquele específico para neve ou gelo. Certifique-se, também, de que o controle de estabilidade e tração está ativado. A tração 4×4 pode ajudar no controle do veículo, caso seu carro a ofereça, habilite-a.
Confira, abaixo, instruções para utilizar os freios ABS ao dirigir na neve.
Lembre-se também de que um bom conjunto de pneus permitirá que seu veículo acelere, freie e faça conversões de maneira mais previsível e segura. As pistas ficam muito escorregadias com a neve e nessa condição é ainda menos indicado rodar com pneus desgastados.
As condições climáticas costumam mudar rapidamente e, às vezes, o frio intenso permite uma direção mais segura do que quando as temperaturas estão próximas do ponto de descongelamento. Encontre um trecho vazio da estrada para testar os comandos de frenagem, aceleração e direção para sentir as condições reais.
Sempre reduza a velocidade significativamente ao dirigir em estradas cobertas de neve. Deixe espaço extra para frear e mantenha uma distância de segurança de 6 a 10 segundos em vez dos típicos 3 a 4 segundos.
Aplique e remova a pressão nos pedais de freio e acelerador o mais suavemente possível. “Os motoristas devem estar especialmente atentos a quaisquer sinais de perda de tração ao fazer curvas, acelerar ou frear”, alerta a fabricante de pneus.
Ao analisar constantemente a estrada e a paisagem à frente, o motorista reduz a necessidade de frenagem repentina e planeja melhor o seu próximo movimento.
Ao frear na neve em carros modernos, o condutor pode sentir o sistema de freio antibloqueio (ABS) pulsando no pedal para evitar que os freios travem. Não desacelere e mantenha o pé firmemente plantado.
Aplique uma leve pressão no pedal do acelerador e gaste mais tempo para alcançar uma velocidade segura. Aplicar muita pressão no pedal do acelerador pode fazer com que as rodas acionadas percam a tração e patinem, o que pode, por sua vez, reduz o controle do veículo.
A direção deve ser suave e controlada ao dirigir na neve e no gelo. Evite movimentos rápidos no volante e saiba como identificar e corrigir o descontrole do carro.
Pneus traseiros sem aderência
Quando os pneus traseiros perdem aderência em uma curva e a traseira do carro começa a balançar, resultando em uma curva mais fechada do que o desejado:
Rodas dianteiras sem aderência
Quando o motorista gira o volante e os pneus dianteiros escorregam, em vez de agarrar a estrada, ele:
Assim como em qualquer tempo, bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em boas condições para garantir a segurança dos passageiros. O sistema de ignição também tem que estar em ordem para que o motorista consiga dirigir na neve.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |