Dizer que todo motor turbo não presta é uma bela estupidez
Existe uma crença de que os motores turbo modernos são iguais aos do passado, em que a turbina era instalada sem a menor preocupação com o restante do motor
Existe uma crença de que os motores turbo modernos são iguais aos do passado, em que a turbina era instalada sem a menor preocupação com o restante do motor
Os palpiteiros de plantão ficaram todos assanhados porque agora conseguiram um novo tema para dar seus palpites errados. Esse novo tema é o motor turbinado. Eles agora vieram a campo para dizer: “Motor com turbo não aguenta, quebra. Não foi feito para isso!” Porque o turbo? A fábrica pôs o turbo para melhorar o desempenho, reduzindo o consumo. E porque os palpiteiros ficaram assanhados?
Porque no passado, é verdade. Você tinha um motor projetado para o ar e a mistura entrarem normalmente. Aspirado, que se chama. Aí eles adaptavam o tubo e aumentava a potência em 50%, em 100% e até triplicava a potência do motor com o turbo. É claro que esse motor ia para o espaço. Mas hoje, se você pegar o motor aspirado e o mesmo motor para o turbo – Tenha por curiosidade ir em uma oficina mecânica e abrir e ver.
VEJA TAMBÉM:
O motor turbinado é outro projeto, com outros materiais, tudo reforçado, com muito maior resistência. Porque a fábrica não pode, não deve, não quer colocar no mercado um motor de baixa resistência e que quebre com facilidade, porque aí ela vai ter prejuízo no bolso dela. Porque os motores vão explodir mesmo.
Então o motor turbo pode comprar sem susto, porque ele dura e a durabilidade dele é praticamente a mesma do motor aspirado.
Você está nos vendo aí esse vídeo do AutoPapo onde? No YouTube? Então tenho certeza que você já assinou, já cutucou o sininho para ser notificado dos nossos próximos. Se não o fez, faça-o! Mas saiba que além do YouTube, nós estamos também no Facebook, no Instagram, no Tik Tok e no portal: autopapo.com.br.
Continue conosco para ficar bem informado sobre o automóvel e todos os seus similares. Até o próximo! Obrigado!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carro com motor turbo de fábrica tem durabilidade.
Quando eu for trocar de carro, posso comprar um com turbo. Não tenho nada contra.
Posso estar equivocado, mas na minha opinião, num carro com motor turbo é preciso ter uma atenção maior com o lubrificante.
Num motor aspirado, praticamente qualquer lubrificante atende as especificações para uma durabilidade satisfatória. Já num motor turbo é indispensável a utilização de um lubrificante de melhor qualidade, conforme indicado no manual.
Outra coisa que precisa ser lembrado. Quem for comprar um carro usado com alta quilometragem, precisa estar ciente que a reforma de um motor aspirado fica bem mais em conta que de um turbinado.
Pois é, Boris… A sorte desse pessoal é que teimosia não paga imposto…
Vou comprar um carro novo com motor turbo, tirar o turbo e pronto! Terei um motor para toda a eternidade…