Eletroposto BH a SP: testamos o corredor elétrico da Volvo
Conferimos como funcionam os eletropostos de 150 kWh, que a Volvo instalou na BR-381 para ligar as capitais mineira e paulista
Conferimos como funcionam os eletropostos de 150 kWh, que a Volvo instalou na BR-381 para ligar as capitais mineira e paulista
O grande empecilho na hora de comprar um carro elétrico é o preço. Esses carros são muito caros, o que faz deles algo distante da realidade da maioria da população. Mas há um outro entrave, a insegurança de se afastar de casa e não conseguir recarregar as baterias.
Para facilitar a vida de quem tem um elétrico que não quer correr o risco de ficar sem energia no meio do caminho, a Volvo acaba de inaugurar o primeiro “corredor elétrico” que une Belo Horizonte a São Paulo, na rodovia BR-381.
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A marca sueca posicionou dois carregadores de alta potência (150 kWh) em dois postos de combustível nas margens dos municípios de Perdões e São Gonçalo do Sapucaí. Segundo o projeto, os locais foram selecionados de forma estratégia, para manter um raio de no máximo 200 quilômetros.
Isso porque o planejamento leva em consideração a autonomia dos modelos elétricos oferecidos pela marca: XC40 Recharge e C40 Recharge, que têm autonomia na casa dos 430 km. Assim, o carro poderia sair de cada capital e parar na primeira parada com 50% de carga.
Cada estação conta com dois conectores. Segundo a Volvo, quando há dois carros, a energia enviada é distribuída: 90 kWh para o carro com menor quantidade de carga e 60% para o carro que estiver com mais.
Com carga máxima, é possível recuperar até 80% da carga em meia hora. A Volvo explica que os pontos de carregamento podem ser utilizados por qualquer carro, independentemente da marca, 24 horas por dia e sem custo.
Fomos até São Paulo para conferir se o corredor resolve a vida de quem tem um elétrico. Partimos de São Paulo às 8h30 e chegamos em São Gonçalo do Sapucaí por volta das 11h30, com 30% de carga.
Nesta primeira parada a potência do carregador estava limitada a 50 kWh, devido a insuficiência da distribuição da rede elétrica. Assim, cada tomada entregou 24,5 kWh para cada automóvel. Nosso XC40 Recharge, após pouco mais de meia hora na tomada tinha 65% de carga.
Na segunda parada em Perdões, rodamos cerca de 150 km e chegamos ao eletroposto com 16% de autonomia. Depois de 45 minutos, compartilhando com outro Volvo, nosso XC40 teve carga elevada para 86%.
No entanto, tivemos que aguardar que outros carros que participavam do teste também tivessem suas baterias regeneradas. Fila de espera é algo que pode acontecer em qualquer ponto de recarga, mesmo quando num carregador ultra rápido.
Partimos em rumo a BH por volta das 15h30. A previsão de chegar no ponto demarcado pela Volvo seria às 19h30 e com 13% de carga.
Para esta última perna, guiamos com pé suave, utilizando a função One Pedal e aproveitamos descidas de serra, como em Igarapé para regenerar alguns pontos percentuais. No final, terminamos a aventura com 22% de bateria.
Ou seja, com pontos de recarga rápida em rodovias é possível percorrer longas distâncias. Mas trata-se de uma viagem que requer planejamento prévio e não se pode ter pressa. No final das contas, gastamos mais de 11 horas para atravessar um percurso que poderia ser feito em oito horas, num carro a combustão.
Isso porque há sempre a chance de encontrar o carregador ocupado. Além disso, não se pode abusar do acelerador, pois o carro elétrico rende menos na rodovia que na cidade, pois não tem aquele para e anda que ajuda a poupar carga.
Além disso, manter uma velocidade elevada exige muita energia. Daí, o ideal é utilizar o One Pedal e guiar com pé leve, mantendo uma velocidade constante, mas de olho no ponteiro de consumo de eletricidade. Mas o que importa é que foi possível percorrer quase 600 km sem emitir um grama de CO2 e sem gastar um centavo com combustível.
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Apenas uma correção em relação a unidades de medida. A potência é em kW, kWh é apenas energia. Dessa forma, os carregadores tem potência de 150 kW, por exemplo.