Pioneer irá fechar sua fábrica no Brasil

A marca japonesa possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), que terá as atividade encerradas nos próximos meses

Novosibirsk/,Russia,–,April,11,,2020:,Toyota,Celica,,A,Close
Ela é uma das fornecedoras mais tradicionais do mercado (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/01/2025 às 19h00

A Pioneer, fornecedor japonês de som automotivo, anunciou o fechamento de sua fábrica na Zona Franca de Manaus (AM). Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), os 149 funcionários da planta estão com destino incerto.

A expectativa é de que a fábrica da Pioneer tenha as atividades encerradas dentro dos próximos dois meses. Segundo o portal A Crítica, o presidente do Sindmetal-AM buscou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para tratar do destino desses funcionários.

central multimídia pioneer DMH AP6650BT
Hoje vendem centrais multimídia com espelhamento sem fio e outros recursos comuns em sistemas que vem de fábrica nos carros modernos (Foto: Pioneer | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A fábrica da Pioneer em Manaus foi fundada em 2003, com a produção de reprodutores de DVD. A unidade também produz equipamentos de áudio para automóveis, como rádios, centrais multimídia, alto-falantes e amplificadores.

Marcas tradicionais de som automotivo, como a Pioneer, vêm sofrendo concorrência de produtos chineses importados. Centrais multimídias vendidas pela internet promete muitas funções por valores baixos.

Outro ponto que pode ter afetado é a popularização das centrais multimídia de série nos carros nacionais. Algumas são integradas ao painel e tornam impossível trocar por uma que não seja a original.

A Pioneer é um dos fornecedores mais tradicionais desse setor no Brasil. Os CD-players apelidados de “Golfinho” foram muito desejados nos anos 2000. Atualmente ela tem uma linha de centrais multimídia, autorrádios, alto-falantes, amplificadores e subwoofers.

Os produtos da marca sempre foram elogiados pela qualidade sonora. A Pioneer é fornecedora de grandes montadoras pelo globo, como a Daihatsu, a General Motors, Toyota, Mazda e Honda.

A empresa japonesa mantém sua produção em outros países e está reestruturando as operações. Ela não anunciou se irá continuar vendendo produtos importados no Brasil após o fechamento da fábrica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
28 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Raphael 2 de fevereiro de 2025

Só vai fechar porque relaxou e começou a fazer um produto “ruim” , a Pioneer teve sua era de glória por que era a melhor, hoje em dia um simples botão de volume não funciona direito. Quem comprava não perguntava preço, queria qualidade!

Avatar
Elionor Junior 2 de fevereiro de 2025

Tem mais é que fechar mesmo, vc sabe o que é comprar um aparelho e o botão do volume não durar um mês, isso aconteceu Comigo por duas vezes e nunca mais comprei.

Avatar
Diogo Gomes 2 de fevereiro de 2025

Só sendo louco para produzir algo no Brasil, com sua altíssima carga tributária e custo logístico por ineficiência do Estado, enquanto ainda tem que concorrer com players que não jogam o jogo com as mesmas regras.
Primeiro foi a Sony, agora a Pioneer.

Avatar
Gustavo 2 de fevereiro de 2025

Seu Gary, não é por aí, vau tarde, e mais centenas de empregos fira do Brasil, quem não quer quebrar esta indo embora desse Brasil comandado por esse ladrao e sua quadrilha que a cada dia cobram mais e mais impostos para satisfazer suas mordomias. Produto chinês é lixo perto dos produtos japoneses mas o povo compra essas porcarias made in RPC e diz que é barato e bom. Vamos ter sangue de brasileiro e defender o que nos produzimos. Porque o povo americano progrediu? Porque eles dão valor ao que eles fazem e são.

Avatar
Antonio Marcos 2 de fevereiro de 2025

Nao é bem assim comandante, o problema foi que a pioneer se confiou apenas no nome que ela tem , trrminou esquecendo que a tecnologia so aumenta, enquanto os chineses investe em tecnologia ,sou formado em eletronica ,também formado na área de tecnologia de smartphones,comprei uma multimidia chinesa, com sistema operacional Android, sistema de som (DSP) inclusive As saidas de som dela fabricada pela Toshiba e garanto , que pioneer nao chega perto da qualidade de som que ela entraga , nao sao todas importada com a mesma qualidade de fabricação, maia a que eu comprei nao foi barato mais nao troco nunca por uma pioneer, isso porque a pioneer tambem usa o sistema DSP mais devido o sistema operacional ser limitado nao acompanha os chines.

Avatar
Sergio Pereira 2 de fevereiro de 2025

Amigos. A Pioneer virou chinesa em 2019! O jornalista está mal informado. Foi vendida para os chineses que agora vão concentrar sua produção onde tem menos impostos.

Avatar
Alex 2 de fevereiro de 2025

Os carros mudaram, simples assim. Hoje em dia nem fabricam modelos com paineis capazes de receber aparelhos 1 din ou 2 din. Já que o público quer centrais multimídia integradas.
Infelizmente, Pioneer, Kenwood, Alpine, Clarion entre outras se omitiram e deixaram de se aliar a fabricantes d3 veículos para continuar produzindo seus rádios 1 din ou 2 din iguais aos do começo da década dos anos 2000.
De fato, o som é melhor, mas perderam o bonde da integração de produtos com as montadoras e aí está o resultado. Tenho certeza que este fenômeno não ocorre somente aqui, mas no mundo todo.

Avatar
Eduardo Costa 1 de fevereiro de 2025

Geração do argumento “kkkk” , nem vale a pena discutir, não se discute com cachorro latindo no portão se dá as costas e segue quando se depara com um intelectual desses.

Avatar
Fábio Dos Santos 1 de fevereiro de 2025

Deixa o cara, ele é louco

Avatar
Junior 1 de fevereiro de 2025

Comprei varios Radios/receiver de marcas chinesas, alguns muito bonitos cheio de luzes, mas o som cruis credo, péssimo, todos eles. Ate que comprei um Pioneer esta semana, e cara o som e de outro mundo.
Fora que e o primeiro radio que compro que da a opção de configurar as saidas de falantes traseiro para trabalhar como subwoofer sem a necessidade de amplificadores e crossover.

Avatar
Marcio 2 de fevereiro de 2025

Agora é chinesa e deve voltar para o seu próprio país onde a mão de obra é barata.

Avatar
Georges 1 de fevereiro de 2025

Com isenções da Zona Franca e perdendo a concorrência para a taxinha safadi…ops das blusinhas? Vai chorar pro Taxxad e Estados para aumentar o imposto!

Avatar
Diogo Gomes 2 de fevereiro de 2025

Isenção da ZFM? Kkkkkkk Você é muito comédia, e não entende nada do assunto. Acha que tributação é só quando vc compra seu SSD no ali express e vem taxado nos correios? Kkkkkk ingênuo.

Avatar
Georges 3 de fevereiro de 2025

Os empreendimentos aprovados poderão importar bem material com suspensão de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), se o utilizarem no processo produtivo ou para incorporar ao ativo (máquinas, por exemplo) dentro de 4 anos.Os produtos nacionais consumidos ou utilizados na Amazônia Ocidental, adquiridos por intermédio da Zona Franca de Manaus ou de seus entrepostos na referida região, excluídos as armas e munições, perfumes, fumo, automóveis de passageiros e bebidas alcoólicas são isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados. Vai pesquisar antes de pensar em esculhambar quem tem opinião divergente da sua.

Avatar
Diogo Gomes 3 de fevereiro de 2025

Eu posso fazer igual a você, um “copiar x colar” de algum lugar para explicar o que eu disse. Mas, seria vazio igual sua resposta.
Mesmo com todas as “isenções” da ZFM, ainda continua tendo muito imposto, tanto ao ponto de ser inviável produzir no Brasil. Ford foi embora, Sony, Pioneer, entre tantas outras. E a fila só vai aumentar.

Avatar
Gary jalles 1 de fevereiro de 2025

Não vale mais o preço que cobram. Pararam no passado com rádios com tela; chamar de multimídia é até pecado. Às vezes entro no site deles e vejo multimídias com cara de 2013 cobrando mais de 2500 reais. Vai tarde! Detalhe: já fui consumidor da marca, hoje em dia não mais.

Avatar
Anderson 1 de fevereiro de 2025

A qualidade do áudio é sem comparação com as chinesas,mas Android Auto e Carplay por cabo fica difícil,os japoneses bobearam feio, o que era atrativo nos Pioneer nos anos 2000 não se tem mais hoje nos multimídia deles que eram a beleza dos equalizadores gráficos na tela acompanhando a música, hoje é um player sem graça em uma tela de 7″,por falta de reclamações não é agora estão pagando a conta

Avatar
Allan 2 de fevereiro de 2025

Cara eu tenho uma da pioneer e meu Android auto é sem fio, tem tanto com fio quanto sem fio. E outra a pioneer é a única marca tirando as montadoras que tem o carplay e Android auto homologado no Brasil. As chinesas não tem homologação e o app é acessado através de emulação dentro do Android.

Avatar
LEANDRO BASSOTTO DORNELES 1 de fevereiro de 2025

E assim se vai ladeira abaixo,agora convivam com o lixo chinês sem qualidade,a Sony já tinha desistido dessa terra,para combinar com a atual situação que se vive ,fiquem com essas marcas chino aprovadas pelo regime ,caquedos enfim, vão vir emblemado “melhor consumir até ……..”como queriam fazer com a comida esses dias, é o que merecem, parabéns por suas escolhas!!!!!!!!

Avatar
Victor Hugo 1 de fevereiro de 2025

Mas quem escolheu mal foi a pioneer né não?!

Avatar
Aluisio Pimentel 1 de fevereiro de 2025

O problema não é só o país e nossas escolhas, espaço tem,o problema foram os Japoneses que se acomodaram,e estão vivendo tipo um momento Nokia,se acomodando por se acharem líderes e cobrando pelo nome,e não é só por aqui no Brasil, é no mundo todo,veja o exemplo da Japonesa Nissan que fazem produtos excelentes,e está a beira da falência tentando se agarrar a Honda vão acabar morrendo abraçados se não fizer algo para combater os Chineses em tecnologia…

Avatar
Jefferson 1 de fevereiro de 2025

A Argentina é logo ali gado, kkkkkk.

Avatar
Antonio Pereira 1 de fevereiro de 2025

Argumento de papagaio QI 83.

Avatar
Eduardo Costa 1 de fevereiro de 2025

Geração do argumento “kkkk” , nem vale a pena discutir, não se discute com cachorro latindo no portão se dá as costas e segue quando se depara com um intelectual desses.

Avatar
Anderson 2 de fevereiro de 2025

Agora no final da vida que colocaram sem fio, mas não é só isso pra instalar no Cruze 2014 paguei 2k no multimídia e mais 900 na interface, sendo que as chinesas não precisa disso e a interface do Pioneer é muito fraca de personalização e apps, única coisa superior é o áudio mesmo que é sem comparação

Avatar
Rick mora 1 de fevereiro de 2025

Foi bom no passado, hoje são caros e desnecessários. Não valem o preço, que descanse em paz. Num país que passa fome, e rouba seus cidadãos, não há espaço para qualidade.

Avatar
Anderson 1 de fevereiro de 2025

Concordo, pra conseguir instalar no meu cruze 2014 tive que gastar além de 2000 do aparelho, mais 900 na interface,fora mão de obra para funcionar o comando do volante, fora a interface obsoleta e o Android Auto e Carplay via cabo, só comprei mesmo pq gosto de qualidade de áudio que é sem comparação de resto não chega nem perto das chinesas

Avatar
Rônio 31 de janeiro de 2025

Que pena! Marcou época!

Avatar
Deixe um comentário