Por que alguns airbags matam? Entenda mais sobre o recall da Takata
Quem ainda não realizou o recall dos airbags mortais da Takata ainda corre risco de vida, mostramos como faz para consultar e realizar
Quem ainda não realizou o recall dos airbags mortais da Takata ainda corre risco de vida, mostramos como faz para consultar e realizar
O recente acidente envolvendo um policial civil que pode ter sido morto por um airbag defeituoso colocou o recall da Takata de volta ao holofotes. As bolsas de ar defeituosas podem projetar estilhaços contra os ocupantes quando detonadas, causando ferimentos graves ou até levando a morte.
Mais de 100 milhões de carros de 34 marcas foram afetados a nível global. No Brasil temos 14 fabricantes convocando modelos para o recall e os airbags já vitimaram ocupantes dos veículos.
VEJA TAMBÉM:
Um dos fabricantes que mais foi afetado foi a Honda, que convoca desde o Civic fabricado no ano 2000 a carros mais modernos. O fabricante fez uma campanha massiva para convocar os proprietários e alega que 79,9% dos veículos afetados já foram reparados.
A forma mais simples de consultar se o seu carro possui um recall pendente é acessando os site do fabricante. Na página principal ou na seção de serviço existe um botão que leva para a página de recall.
Lá você precisa digitar o número de chassi do carro. Algumas marcas, como a já citada Honda, facilita a consulta pedindo apenas a placa.
Em 2021 passou a valer uma lei que não permite emitir o CRLV de carros que não tenham feito o recall. Um ano após a convocação passará a constar um “recall não atendido” no documento do veículo.
Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é possível consultar essa informação também. Acesse o documento de seu veículo e passe para a última página dessa tela, nela irá mostrar se existe algum recall pendente.
Sabendo que o seu carro tem um recall pendente, você precisa entrar em contado com o fabricante ou a concessionária mais próxima para agendar o reparo. Eles precisam informar o tempo necessário para o serviço, que é gratuito.
O fabricante é obrigado a fazer o reparo no seu carro independente da idade, estado de conservação ou garantia. Exemplo: se o carro for um dos Honda Civic 2000 que foram convocados e tiver modificações, a concessionária irá trocar o airbag defeituoso por um novo igual faria em um carro mais novo e original.
Com reparo feito não é preciso se preocupar mais, já que o recall é feito para consertar um defeito que afete a segurança. Na hora de comprar um usado confira se existe recalls pendentes e exija que ele seja feito antes da compra.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |