5 equipamentos inúteis dos carros com nomes sofisticados
A lista de equipamentos dos carros costumam esconder algumas boas surpresas e também tentam passar algo trivial como sofisticação
A lista de equipamentos dos carros costumam esconder algumas boas surpresas e também tentam passar algo trivial como sofisticação
A lista de equipamentos pode ser decisiva para alguns consumidores na hora de escolher dois carros. O interesse em levar um carro mais equipado pode ser maior que o pela economia ou desempenho.
Isso cria alguns nomes pomposos para equipamentos triviais ou comuns. Colocar uma sigla ou um nome em inglês faz uma simples trava elétrica parecer mais interessante para quem não conhece.
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Vamos listar aqui alguns desses equipamentos que receberam nome diferentes para passar uma imagem melhor. Confira:
Os sistemas ADAS começaram a aparecer no início dos anos 2000 de forma discreta. Um deles foi o alerta de saída de faixa, que avisava quando o motorista fazia isso sem sinalizar. Seu nome em inglês é “Lane Departure Warning” e aparecia na ficha de alguns carros importados.
A Fiat, quando lançou o Linea, deu destaque a adoção do sistema Lane Change. O nome parecia com o alerta de saída de faixa, mas na verdade era usado para aquela função de dar um leve toque na alavanca de seta e ela piscar três vezes.
Quase toda a linha atual da Renault possui o Sisstema CAR. É algum dispositivo de segurança? Ajuda no desempenho? Não, é a trava automática das portas ao atingir 6 km/h, algo que está longe de ser novidade.
A Chevrolet se juntou a Renault e a Fiat na oferta de rodas de aço estampado cobertas por calotas plástica que simulam (bem) uma roda de liga leve. Isso vem nas versões LT do Onix, Tracker, Spin e Montana.
O nome que a marca da gravatinha dourada deu a esse equipamento foi High-Vent. Faz sentido, já que o desenho mais aberto permite a ventilação dos freios. Se for pensar bem, esse nome poderia ser usado nas antigas rodas “repolho” do Opala.
A Renault chama esse tipo de roda como Flexwheel, em alusão a flexibilidade das calotas ao receber um impacto. Na Fiat Toro Endurance é chamada de Super Spoke.
A Dodge vendeu um SUV derivado da picape Ram entre 1974 e 1993 com o nome Ramcharger. Em 2024 esse nome voltou na versão elétrica com extensor de autonomia da Ram 1500.
Antes disso, em 2023, a Stellantis do Brasil resgatou o nome Ramcharger para florear a lista de equipamentos da Rampage. Para o que? O carregado por indução com saída de ventilação dedicada para não esquentar demais o smartphone. Difícil de confundir com um SUV enorme ou com uma picape elétrica.
O filtro de pólen, ou filtro de cabine, vem de série em praticamente todos os carros com ar-condicionado, salvo algumas exceções. Com a pandemia do Covid-19 veio uma preocupação maior quanto a isso.
Nessa época a Jeep anunciou que o Renegade viria com o Healthy Cabin. Trata-se de um filtro com certificação N95 de proteção contra virus. No mercado paralelo já existem filtros com os mesmos benefícios.
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