Espiões russos seguem fazendo ataques continuos a Microsoft!
Suspeita-se que o Midnight Blizzard seja um grupo de hackers vinculado ao Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR)
Suspeita-se que o Midnight Blizzard seja um grupo de hackers vinculado ao Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR)
A Microsoft anunciou que hackers associados ao governo russo persistem em invadir seus sistemas, utilizando informações obtidas durante um ataque no ano anterior. Desta vez, os hackers russos, conhecidos como Midnight Blizzard, direcionaram seus ataques ao código-fonte da Microsoft e a outros sistemas internos da empresa.
VEJA TAMBÉM:
“Nas últimas semanas, vimos evidências de que a Midnight Blizzard está usando informações inicialmente filtradas de nossos sistemas de e-mail corporativos para obter, ou tentar obter, acesso não autorizado. Isso incluiu acesso a alguns repositórios de código-fonte e sistemas internos da empresa”, escreveu a Microsoft em um blog.
A Microsoft também comunicou essas recentes descobertas por meio de um documento encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA na sexta-feira.
Este novo incidente ocorre após a revelação da Microsoft em janeiro de que hackers ligados ao governo russo haviam comprometido os sistemas da empresa em novembro do ano passado.
Naquela ocasião, os hackers russos conseguiram acessar contas de e-mail corporativo pertencentes à “equipe de liderança sênior e funcionários em nossas áreas de segurança cibernética, jurídica e outras”. A intenção da operação, de acordo com a Microsoft, era obter informações sobre o que a empresa sabia a respeito deles.
O grupo de hackers, conhecido como APT29 ou Cozy Bear, descobriu algumas dessas informações confidenciais em e-mails compartilhados entre a Microsoft e seus clientes.
Além disso, de acordo com a Microsoft, esses hackers aumentaram suas tentativas de uso de força bruta em contas – também conhecido como “spraying de senha” – em dez vezes desde seus ataques iniciais.
Midnight Blizzard é suspeito de ser um grupo de hackers associado ao Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, conhecido por suas iniciais russas, SVR.
Estes espiões têm sido reconhecidos como um dos grupos de hackers apoiados pelo governo mais ativos nos últimos anos, tendo como alvos importantes, como o Comitê Nacional Democrata em 2016, a SolarWinds em 2019, entre outros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |