Esse aditivo passou a ser essencial nos motores modernos com a adoção do diesel B15, evitando problemas que saem bem caro para o proprietário
O óleo diesel B15, com 15% de biodiesel adicionado, obrigou cuidados adicionais dos proprietários de picapes, SUVs, ônibus, máquinas agrícolas e caminhões. Alguns são válidos apenas para os veículos mais recentes, porém um é universal e vale até para os antigos: o uso do estabilizador de diesel.
Esse aditivo mantém as propriedades do óleo diesel por mais tempo e, consequentemente, evita alguns dos principais problemas que o B15 pode gerar: defeito da bomba injetora. Vamos tirar as principais dúvidas sobre o estabilizador.
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O biodiesel é altamente higroscópico, ou seja, ele absorve a umidade do ar. Isso cria água dentro do tanque de combustível e também um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Segundo Júnior Alves, mecânico automotivo da oficina Eco Automotive, de Lorena (SP), o diesel B15 exige mais cuidados por essa condição. Ele diz:
Hoje o combustível tem que ser tratado como algo perecível. Quando o diesel chega quente no tanque pelo retorno, vai gerar condensação no tanque, pois o biodiesel é 30x mais higroscópico”, explica.
Essa contaminação faz o combustível perder algumas propriedades, como a de lubrificação. Como alguns componentes, como a bomba injetora de alta pressão, são lubrificadas pelo diesel, o motor pode quebrar.
O estabilizador de diesel entra para controlar a oxidação e a proliferação de bactérias no tanque. Ele também mantém as propriedades do combustível por mais tempo, protegendo contra as quebras relacionadas a falta de lubrificação.
O período para a aplicação do estabilizador de diesel no tanque depende do uso. Em veículos que são usados com frequência, o recomendado é usar a cada três tanques cheios.
Se a picape ou SUV roda pouco, espaçando os abastecimentos, o melhor é usar o estabilizador toda vez que encher o tanque. É nesse uso mais esporádico onde moram os maiores riscos gerados pelo biodiesel.
O diesel B15 é perigoso para máquinas como geradores de energia, que podem ficar por meses desligadas até ser necessário usá-los.
A quantidade de aditivo a ser usado no tanque deve ser vista na embalagem do produto. O mais comum é usar apenas 1 ml para cada litro de óleo diesel no tanque.

A recomendação dos mecânicos é sempre usar fluídos homologados pelos fabricantes. Mas quando o assunto é o estabilizador de diesel isso fica muito limitado, apenas a Volkswagen e a Ford vendem esse aditivo em suas redes autorizadas.
O da Volkswagen é o Almax, já a Ford utiliza a sua marca de peças, a Motorcraft, no aditivo. Se o seu veículo não for dessas marcas, vá sempre em marcas tradicionais no mercado.
Existe a alternativa de já abastecer com um combustível aditivado no posto. O diesel Grid da Petrobras, por exemplo, já possui estabilizador e antioxidante em sua fórmula.
O diesel B15 virou o principal inimigo dos motores turbodiesel mais recentes. Devido as normas de emissões mais restritas, o sistema de injeção deles trabalham com pressões mais elevadas.
A bomba de alta pressão deles é lubrificada pelo próprio óleo diesel. É aí que o B15 pode causar prejuízos: quando ele absorve umidade e gera água, a capacidade de lubrificação cai. Isso aumenta o atrito nos componentes internos da peça.
O atrito desgasta o metal e gera limalhas, que voltam para o tanque pelo sistema de retorno. Elas contaminam o diesel e geram oxidação. O uso contínuo assim pode fazer a bomba travar, exigindo a troca dela e de outros componentes no sistema de alimentação.
Na Toyota Hilux a situação é ainda mais grave, pois a bomba de alta pressão é tocada pela corrente do motor. Quando a bomba trava, essa corrente arrebenta e tira o motor de sincronismo, danificando o cabeçote e podendo estragar também os pistões, bielas e virabrequim.
O uso do estabilizador de diesel ajuda a prevenir todos esses problemas, já que mantém a capacidade de lubrificação do combustível. É um gasto adicional que vai evitar outro bem maior.
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ESSE GOVERNO DESONESTO E DESGRACADO ESTA EMPURRANDO COMBUSTIVEL QUE DESTROI MOTORES A DIEZEL E GAZOLINA E DANDO PREJUISO A QUEM JA ESTA SENDO ROUBADO FAZ TEMPO …..
É muita hipocrisia esse apelo de “salvar o meio ambiente”, ruas esburacadas, excesso de “quebra molas” muitos inclusive próximos a aclive, forçando subir em marcha muito reduzida e consequentemente fazendo gastar mais poluir mais. Não adianta deixar de poluir 100g se tem que trocar peças que na fabricação poluem 1 quilo. Nem na Europa que eles são brutos com apelo verde se tem tanta porcentagem em tão pouco tempo. Enfim ficamos con o ônus igual ou superior a Europa, mas com benefícios e retorno pior que algum país esquecido no globo.
Palhaçada esse pais, estive a 1 mes.na Argentina e.Chile com.minha picape.diesel, la o biodiesel é de apenas 7 5% aqui o dobro. Nem na Europa tem tanto biodiesel no diesel, aqui é posto 15% pra agradar bancada ruralista e o dono do veículo usar mais combustível pois o mesmo gasta mais.
1 ml de estabilizador pra cada litro de diesel (1 / 1000)????
E isso mesmo???