Saiba como o etanol pode ser protagonista na eletrificação do automóvel
Ao contrário de matrizes energéticas poluentes que produzem eletricidade para carregar elétricos, o etanol é a solução que não polui
Ao contrário de matrizes energéticas poluentes que produzem eletricidade para carregar elétricos, o etanol é a solução que não polui
Olha! Vamos devagar com o andor com essa história de carro elétrico. É lógico que a tendência é dele mesmo. Em mais dia, menos dia, o mundo inteiro vai ter carro elétrico.
Mas no Brasil, especialmente, hã alguns probleminhas. Primeiro deles é o preço: O elétrico é muito caro porque as baterias custam muito. Segundo, com esse país de dimensões continentais, você não pode ter um carro elétrico para ir para qualquer lugar, porque nem todas as estradas, aliás, muito poucas, têm eletroposto para carregar a bateria.
VEJA TAMBÉM:
E para recarregar, às vezes, você vai demorar 1h, 2h. Sem dizer que você pode chegar no eletroposto e já ter carro na fila esperando. Já pensou?
Além disso, nós temos uma solução excepcional, que se chama etanol. Etanol é sempre limpo. E não é como o carro elétrico, porque quando você recarrega, por exemplo, na Europa, onde tem usina térmica com diesel ou usina de carvão, você não está poluindo onde você anda com o carro, mas está poluindo lá onde se gera essa energia elétrica, não é mesmo?
O etanol não, o etanol é limpo. E o etanol permite várias soluções limpas. Por exemplo, o carro híbrido, motor a combustão e elétrico, mas o combustão, em vez de gasolina, pode usar o etanol. Então, a poluição é quase nenhuma.
Mais, o etanol dá origem ao hidrogênio, dele você pode tirar o hidrogênio. Com o hidrogênio você alimenta no carro uma célula a combustível, fuel cell. Ela gera energia elétrica para o carro andar. Então, é uma outra possibilidade do uso do etanol para evitar a poluição do ambiente e sem investir uma nota preta em um carro elétrico que, não só custa caro, como ainda existem, até hoje, restrições em muitas regiões do país para que ele seja utilizado.
Entendeu o âmago da questão?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só faltou dizer o custo dos fertilizantes (alô Putin) já que vamos deixar de consumir comida para torrar este queimando… Fora isso, até hoje não apareceu uma célula de combustível fantástica. O que tem são as SOFC da Nissan que e orelha e não tem competência para fazer uma parceria decente no Brasil. Vao sentar em cima até as baterias dominarem
Perfeito!!!
Logo de cara, e já disponível no mercado, temos o híbrido-flex. O qual pode ser ainda mais aperfeiçoado com o tempo.
Tanto assim que até já existe até um modelo de ônibus urbano, híbrido e-power, cuja eletricidade é garantida por um motor-flex do Polo (1.6 abastecido com etanol).
É só usarmos a inteligência.