F1 23: por que é preciso jogar a ‘novelinha’ do simulador?

"Ponto de Frenagem 2", é um dos modos "F1 23", que parece uma temporada de "Malhação", mas é fundamental para novatos na franquia

f1 23 carros em competicao
F1 23 chega com carros, pistas e planteis atualizados (Fotos: EA | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 02/07/2023 às 13h03
Atualizado em 06/07/2023 às 19h03

Em 2021, quando a EA Sports publicou “F1 21”, escrevi sobre meu temor de a gigante dos games ter engolido a produtora britânica Codemasters. E uma das coisas que me incomodou foi a adoção do modo “Ponto de Frenagem”, que está de volta em “F1 23”.

Trata-se de uma espécie de “novela”, que contava a ascensão do jovem Aiden Jackson na Fórmula 1. Ele foi claramente inspirado no conteúdo criado para “FIFA 17”, em que o jogador assumia o papel do jovem Alex Hunter, que cavava um espaço no Manchester United, que na época era comandado pelo gajo José Mourinho.

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Particularmente, achei péssimo o dramalhão de “F1 21”, com apenas trechos de corridas, muita conversa fiada, intrigas medíocres sobre faniquitos entre o estreante e um veterano.

fi 23 monoposto visto de frente
Visual está impecável e agrada até mesmo nos veteranos PS4 e Xbox One

Na edição seguinte: “F1 22” a “minissérie” ficou de fora. A EA Sports preferiu apostar em um modo carreira regado de badulaques para serem comprados com dinheiro real. Era bem mais rentável.

F1 23 e a nova temporada

Mas eis que chega “F1 23”. E novamente fomos testar o game. E a primeira coisa que reparei foi que o “seriado” tinha uma nova “temporada”. Sim, se chama “Ponto de Frenagem 2” e coloca o jogador mais uma vez na pele do vaidoso Jackson.

f1 23 cockpit aiden jackson
E lá vem ele de novo!

Claro que ignorei e fui para as provas isoladas. Brincar de acelerar em Monte Carlo e tentar guiar só com uma mão, como fazia Ayrton Senna.

Mas quem joga “F1”, sabe que a franquia da Codemasters é implacável. Tem seus modos amigáveis, mas quando se joga sem assistentes é um game sádico.

Depois de alguns fracassos diante dos virtuais espectadores monegascos, voltei ao menu. E o “Ponto de Frenagem 2” estava lá. Pensei: “Ah, dane-se, vamos ver como é essa xaropada”.

Escolinha

E comecei a jogar, ou melhor assistir ao dramalhão, e quando entrou na parte do gameplay, uma coisa me chamou atenção: esse modo é um tutorial para se aprendar a guiar no game. Ninguém segue tutoriais. A maioria deles são muito chatos.

f1 23 dramatizacao dos persoangens
As dramatizações não tem ensinam a pilotar, mas envolvem jogador na trama

Mas a novelinha tinha sua razão, enquanto o jogador vivencia as dores e as delícias de ser um piloto da F1, ele vai pegando a manha do game. Reduções, quando dar pé, quando frear, ultrapassagens, a hora certa de dar o bote, fechar a porta e tudo mais que faz parte de uma corrida.

O conteúdo ensina a lidar com a física do jogo, com “episódios” que geralmente duram cinco voltas, não há aquele medo de ficar uma hora suando sangue e terminar na caixa de brita na última volta. A duração é curta, mas ajuda o jogador a decorar pontos do traçado, saber a hora de tirar o pé, como entrar e sair de uma curva.

Mas como tudo está em torno dos objetivos de cada capítulo, como finalizar a corrida, conquistar posições e outras tarefas ao volante, o jogador acaba se envolvendo com a dinâmica do jogo de forma mais lúdica. Ou seja, não é chato como um tutorial e nem desestimulante como tentar aprenderna marra.

Mão à palmatoria

Por fim, depois de dois anos, tenho que dar o braço a torcer. A novela, de enredo duvidoso, tem sua razão de existir. Ela faz com que o jogador domine o game de forma mais divertida. Para quem é iniciante é uma maneira de descobrir o jogo.

fi 23 mercedes 63
Antes de se aventurar numa equipe de ponta, “Ponto de Partida 2” ajuda o novato a não desistir do game

Pois diferentemente de outros games de corridas, em que os jogadores são estimulados a continuar pelas recompensas como destravar pistas e ampliar a garagem, em “F1” você sabe que terá que comer o pão que o diabo amassou para conseguir completar uma prova. E não terá um carro novo ou novos equipamentos de presente.

Você vai para a próxima corrida, para o próximo treino e classificação. E certamente com a certeza de que terá outro desempenho mediano. Assim, muitas vezes esse sabor amargo pode ser frustrante a ponto de o jogador desistir da brincadeira.

“F1 23” tem edições para PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One, com preços a partir de R$ 359.

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