F1 Challenge: 20 anos do game de quando a F1 ainda tinha graça
Publicado em 24 de junho de 2003, "F1 Challenge 99-02" permitia jogador criar seu piloto para encarar os corredores da época
Publicado em 24 de junho de 2003, "F1 Challenge 99-02" permitia jogador criar seu piloto para encarar os corredores da época
Admito que há muito perdi o interesse pela Fórmula 1. Não pela ausência de pilotos brasileiros e muito menos porque não é transmitido pela mesma emissora. Perdeu a graça e fica claro que não basta o melhor braço, e sim o melhor carro e a influencia política e financeira além do paddock.
VEJA TAMBÉM:
Mas não vou me delongar aqui sobre como o espetáculo é tratado, pois aqui escrevo sobre games de carros e meus dois leitores cativos podem me abandonar de vez. Mas fato é que neste sábado, 24 de junho, que por sinal é Dia de São João, se completa 20 anos da publicação de “F1 Challenge 99-02”, título que é considerado com um dos melhores já produzidos.
Publicado pela Electronic Arts, o game foi o último até o intervalo de seis anos sem games oficiais da categoria. Com versões para PC, Xbox (original) e PS2, o game trazia um realismo impressionante para a época.
Desafiador, sua melhor versão era a para computadores, que tinha gráficos mais apurados e melhor física. Mas ele não descepcionou no PS2 ou no Xbox.
O grande barato desse game estava no fato de que o jogador podia criar seu piloto. Além dos corredores profissionais, o jogador poderia ascender com seu corredor durante quatro temporadas.
Pode parecer algo corriqueiro nos dias de hoje, mas há 20 anos era algo bem legal e criava um vínculo com o game. Mas em “F1 Challenge 99-02” tinha uma pegadinha: a escolha da equipe.
O game era muito fiel aos carros daquele período. E também muito fiel ao desempenho dos pilotos. A lógica diria que qulquer um deveria escolher uma das Ferrari de Michael Schumacher, pois a dinastia do piloto alemão (que até 1999 tinha “apenas” dois mundiais) teria início em 2000.
Mas escolher o carro do Schumi não significava que o amigo se tornaria o heptacampeão. O ideial era gastar um tempo, analisando cada carro. Pois cada um tinha sua peculiaridade, como consumo, aceleração, velocidade final, aerodinâmica, assim como capacidade de combustível.
Ou seja, quando se escolhia um carro, era necessário aprender a conviver com suas virtudes e limitações. Tudo isso fazia de “F1 Challenge” um jogo formidável.
O problema é que a EA não renovou o contrato com a FIA ao fim de 2003. Ela preferiu dar atenção aos games da franquia “NASCAR”, que tinham muito mais apelo comercial nos Estados Unidos.
E sem licença renovada, o game saiu de catálogo. Hoje, encontrar uma cópia original de PC é algo raro. E se considerarmos que como em muitos games da EA, que exige verificação por servidor, é capaz dele ter sido desativado.
Tive essa desgradável experiência quando reinstalei velharias como “The Need For Speed” e “The Godfather”. Assim, o jeito é tentar garimpar um cópia para PS2, já que encontrar um título de Xbox é tão difícil como conseguir um exemplar da primeira geração da “caixa”. Uma cópia original para PS2 custa entre R$ 150 e R$ 170, mas são raríssimas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Em tudo eu amo a formula 1, e não a pilotos, sei que a morte de Airton Senna foi duro de mais para nós brasileiros, e já mais vai existir piloto como ele, era a grande diferencia. Hoje só não gosto na F1 são as liminitações que eles impoe as pilotos e aos carros,