EXCLUSIVO: Stellantis acerta compra de metade da fábrica da Titano
Negociações para arrematar parte da fábrica uruguaia se arrastam há alguns meses, mas anúncio será feito em abril
Negociações para arrematar parte da fábrica uruguaia se arrastam há alguns meses, mas anúncio será feito em abril
A Stellantis quer entrar para valer no segmento de picapes médias, com a Fiat Titano. E uma das provas de que não veio apenas para uma aventura é a compra de metade da fábrica uruguaia da Nordex, onde a picape é montada.
A Stellantis vem negociando a aquisição de participação da fábrica, que é conhecida por montar modelos de diferentes marcas, como Kia, Peugeot e Ford, desde o ano passado. Em dezembro a história veio à tona, em que os uruguaios estariam dispostos a negociar 49% dos ativos, mas sem dar pistas de quando isso poderia acontecer.
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Mas fontes de dentro do grupo multinacional afirmam que o martelo já foi batido. O valor não foi divulgado, mas agradou as partes.
A compra de metade dos papéis da Nordex, dará garantia para a Stellantis controlar o processo fabril da picape e tenha uma linha preparada para veículos que utilizam chassi destacado da carroceria. Hoje, nenhuma das fábricas da Stellantis, como Betim, Porto Real, Palomar, Goiana ou Córdoba teriam condições de abrigar uma linha de picapes com esse tipo de estrutura a curto prazo.
Outro assunto que tem sido discutido é se a Titano mudará de nacionalidade. O portal Autos Segredos apurou que a produção da Titano seria transferida para a unidade de Córdoba na Argentina, na linha 2026. Nossa fonte também sinalizou que a picape será montada lá, também, no entanto não cravou datas para quando isso possa acontecer. Mas então por que comprar a Nordex?
Simples, a Stellantis almeja abocanhar 8% do mercado de picapes média. Considerando os números de 2023, na ordem de 123 mil unidades, a Fiat quer emplacar quase 10 mil carros por ano.
Mas há uma perspectiva de aumento gradual da demanda. E isso compromete a capacidade que a Nordex é capaz de entregar. Durante a apresentação do produto, os executivos se esquivaram de responder quanto a Nordex poderia entregar anualmente.
Mas não é preciso ser um gênio da matemática para saber que apenas a Nordex não será suficiente para um plano de escalada da picape. Afinal, só no Brasil, a Fiat tem 520 revendas e numa divisão igualitária, cada uma poderia vender apenas 19 unidades por ano.
Assim, com a compra de parte dos ativos da Nordex e produção conjunta com Córdoba, a Stellantis pavimenta um terreno para oferecer picapes de porte médio e contará com capacidade instalada para almejar ambições audaciosas diante de rivais como a Toyota Hilux, que vendeu 46 mil unidades em 2023, Chevrolet S10 (26 mil) e Ford Ranger (20,3 mil).
Nissan e Mitsubishi já se mobilizaram. A primeira reduziu os preços, em ação temporária, da Frontier Attack em quase R$ 60 mil, passando a custar R$ 210 mil. Ou seja, R$ 10 mil a menos que a Titano Endurance.
A segunda, lançou uma nova versão da L200 por cerca de R$ 245 mil, justamente para se posicionar no centro da tabela de preços da Titano. Vale lembrar que a Chevrolet renovará a S10 em abril e certamente trará uma resposta para a chegada da italiana. É a batalha das caçambas!
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Viúvas de Hilux vai gerar no túmulo de Ranger, Amarok(sic), S10 e frontier. Os caras não entenderam ainda que tudo que a Fiat toca vira ouro…
Fiat+ xingling= bomba atômica kkkkkkk