Fábrica Stellantis de Goiana terá híbridos e marca nova em 2026

Os carros nacionais da Jeep, a Fiat Toro e a Ram Rampage terão um sistema híbrido leve mais competente e que gera mais economia

default
Para celebrar os 10 anos da fábrica, a empresa anunciou o crescimento da unidade (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/05/2025 às 17h35

A Stellantis celebrou os 10 anos de seu Polo Automotivo de Goiana (PE) com mais detalhes sobre o que será feito por lá até 2030. Essa unidade será a primeira a fazer carros com o sistema Bio-Hybrid, terá seis novos produtos e uma marca nova.

Essas novidades serão fruto de um investimento de R$ 13 bilhões, que fazem parte do pacote de R$ 30 bilhões da Stellantis para todas as suas unidades no Brasil. A unidade de Goiana já conta com 14.700 empregados diretos e indiretos, esses investimentos irá aumentar e trazer novos fornecedores na região.

VEJA TAMBÉM:

O Boris Feldman estava presente na coletiva de imprensa onde foram anunciadas essas novidades. Conversando com os executivos, ele apurou que a marca nova feita em Goiana poderá ser a Leapmotor.

O aumento nos impostos de importação para carros elétricos e híbridos torna atrativo nacionalizar esses carros, mesmo que em esquema CKD. A fábrica é próxima do porto de Suape (PE), o que ajuda na logística.

Já o jornalista Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, apurou que a marca nova poderá ser a Peugeot. Segundo suas fontes, a Stellantis está trabalhando em uma versão latino-americana do 3008, para compartilhar a plataforma com a nova geração do Jeep Compass.

Goiana fará um híbrido leve mais eficiente

plataforma bio hybrid dct stellantis frente
O câmbio de dupla embreagem terá um motor elétrico acoplado (Foto: Stellantis | Divulgação)

O sistema híbrido que será implementado nos carros produzidos em Goiana é o Bio-Hybrid e-DCT 48v. É um sistema híbrido leve mais robusto que o de 12 volts empregado junto do motor 1.0 turbo.

Ele utiliza um dispositivo multifuncional que substitui o motor de arranque e o alternador, que dá uma força extra direto no virabrequim. Seu câmbio de dupla embreagem possui um motor elétrico, que também ajuda a tracionar o veículo e reduz mais o consumo.

A bateria que alimenta esses motores é maior, de 48 volts. Essa capacidade maior permite que ela toque mais funções, aliviando o motor a combustão. Ele permite desligar o motor com o carro em movimento e mantê-lo em velocidade de cruzeiro apenas com a eletricidade.

Segundo o portal Autos Segredos, essa eletrificação irá estrear já em 2026 na Fiat Toro e no Jeep Compass. Esse câmbio de dupla embreagem poderá ser usado também nos outros carros feitos em Goiana.

Esse nível de eletrificação está entre os mais altos para um sistema híbrido leve, servindo de ponte para o híbrido pleno.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário