Sindicato diz que Toyota só voltará a produzir em 2026

A tragédia que arrasou a fábrica de motores da marca japonesa criou um grande gargalo na produção nacional da marca

Toyota Corolla GLI Hybrid 2025 interior emblema
A unidade fornecia motores para o Brasil e os EUA (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/09/2025 às 17h01

Uma forte tempestade atingiu o estado de São Paulo nesta segunda (22) destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz. A unidade é responsável por fazer o 1.5 que equipará o Yaris Cross e o 2.0 usado pelo Corolla e o Corolla Cross.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Sem poder produzir motores, a Toyota interrompeu as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba na terça (23). Consultamos a assessoria da empresa e disseram que não há previsão para a retomada das operações.

VEJA TAMBÉM:

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz, declarou que se reuniu com representações da Toyota — incluindo o presidente Evandro Maggio. Durante esse reunião foi garantido a manutenção dos empregos, dos benefícios e a reconstrução da fábrica.

Na nota oficial do Sindicato também diz que as atividades das fábricas será apenas em 2026. O motivo disso são os danos graves na estrutura do local, que deverá ser reconstruído totalmente para que possa voltar a operar.

Consultamos a comunicação da Toyota sobre essa reunião e disseram que não possuem informações oficiais sobre o assunto por enquanto. A matéria será atualizada caso haja novidades.

Essa tragédia atrasou mais uma vez o lançamento do Toyota Yaris Cross. A marca havia programado o evento para o dia 16 de outubro e haviam grandes expectativas sobre o SUV compacto.

O que era feito na fábrica da Toyota em Porto Feliz

Toyota Corolla GR Sport 2025 motor 2 0 aspirado dynamic force
Até a tragédia, faziam apenas o 1.5 do Yaris e o 2.0 do Corolla (Foto: Toyota | Divulgação)

A Toyota abriu a fábrica de Porto Feliz (SP) em 2016, produzindo incialmente os motores 1.3 e 1.5 da família NR que eram usados pelo Etios e pelo Yaris. Com o lançamento da atual geração do Corolla, em 2019, ela passou a produzir também o 2.0 Dynamic Force da família M20.

Ela atingiu o marco de 1 milhão de motores produzidos em 2023.. Até a tragédia recente, a fábrica fazia apenas os motores 1.5 e o 2.0 para o mercado nacional e exportação para os EUA, o 1.3 foi aposentado.

A Toyota havia planos de nacionalizar os conjuntos híbridos, tanto o 1.8 da família Corolla quanto o 1.5 que estrearia com o Yaris Cross. Atualmente essa motorização vem importada do Japão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 25 de setembro de 2025

Tenho certeza de que a estrutura já tinha sido projetada para aguentar as variações do nosso clima. Mas basta que a natureza espirre um pouco mais alto, que mesmo as coisas bem projetadas pelos humanos são pegas no contrapé.
Que a Toyota consiga reerguer tudo no menor tempo possível, e que as coisas retomem a normalidade em breve!

Avatar
Deixe um comentário