Antiga fábrica da Troller será uma planta multimarca

A Comexport, tradicional empresa de comércio exterior no Brasil, está encabeçando a iniciativa de reaproveitar a fábrica cearense

fábrica troller horizonte ceará t4
Finalmente deram um destino a essa fábrica (Foto: Troller | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/08/2024 às 09h02

A Troller teve suas atividades encerradas quando a Ford decidiu fechar todas as suas fábricas no Brasil e a montadora não quis vender os direitos da marca de jipes após isso. A planta localizada em Horizonte, no estado do Ceará, finalmente teve seu destino decidido: ela vai se tornar um polo automobilístico multimarcas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Essa notícia veio do governo do Ceará, que anunciou o recebimento de R$ 400 milhões em investimentos. O evento contou com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

VEJA TAMBÉM:

Por trás desses investimentos está a empresa Comexport, a maior comércio exterior e supply chain do Brasil. Ela é responsável pela importação de carros da Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.

A estimativa é de produzir 40 mil veículos por ano na antiga fábrica da Troller. Na primeira fase serão gerados 255 empregos diretos, com estimativa de chegar a 9 mil postos de trabalho — diretos e indiretos — quando já estiver em atividade.

A Comexport já possui acordo firmado para a produção de seis carros diferentes de três marcas importantes na fábrica cearense. Não foram revelados quais são, mas há a previsão de serem feitos modelos eletrificados nessa planta que foi da Troller.

Esse tipo de fábrica multimarcas terceirizada já existe no Uruguai, com a unidade da Nordex. Ela produz hoje o Ford Transit, o Citroën Jumpy, o Fiat Scudo, o Peugeot Expert e a Fiat Titano.

Na Europa é comum terceirizarem a produção de carros com baixo volume para empresas independentes. A austríaca Magna Steyr é responsável por fazer o BMW Z4, o Toyota GR Supra, o Jaguar I-Pace e o Mercedes-Benz Classe G.

Com a chegada de novas montadoras no Brasil, todas já afirmando que pretendem se instalar por aqui, essa fábrica multimarcas vem a calhar. Poderá ajudar a contornar os impostos de importação enquanto aquece a economia local.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário