Fake news ‘afirma’ que carro sem airbag e ABS serão proíbidos de rodar

Nova fake news que circula pela internet quer mandar mais da metade da frota de automóveis que circula no Brasil no ferro-velho

Em situações não emergenciais, os freios podem funcionar normalmente se a luz do ABS estiver acessa no painel
Lorota não tem fim na internet e gera confusão na população (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/03/2023 às 19h03

Eu tenho que tirar o chapéu, porque eu fico impressionado com a capacidade da internet em divulgar fake news pelas mídias sociais. E a última que andou circulando por aí agora foi a respeito dos carros com ABS e airbag. Aliás, ao contrário: dos carros sem ABS e sem airbag. O que andaram espalhando, um boato sem nenhum fundamento, é que o governo iria proibir a circulação dos carros que não tivesse esses dois equipamentos de segurança, airbag e ABS.

Ora, mas que tolice é essa? Pois se os dois equipamentos só foram exigidos a partir dos carros fabricados em janeiro de 2014 – então tem quase dez anos – o que nós vamos fazer com outros milhões de automóveis que circulam pelo Brasil sem Airbag e sem ABS? Até porque é impossível você comprar e instalar esses equipamentos. Ou o carro foi projetado para eles, ou não foi.

VEJA TAMBÉM:

Ou então vai custar uma nota preta colocar esses equipamentos no seu automóvel. Então não existe absolutamente nada disso. Seria muito bom que todos os carros circulando no Brasil tivessem o ABS para evitar o acidente ou o Airbag para reduzir as lesões no caso de um acidente. Mas exigir que o carro só rode se tiver esses dois equipamentos, é um delírio de quem inventou essa fake news.

Você viu esse vídeo do AutoPapo no YouTube? Já assinou? Já cutucou o sininho para receber para ser notificado dos próximos? Então saiba que além do YouTube, você pode ver nossos vídeos também no Tik Tok, no Instagram, no Facebook e no nosso portal autopapo.com.br. Muito obrigado e até o próximo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
leonardo 5 de junho de 2023

ola eu sou da escola ivo corseuil

Avatar
marco aurelio cunha 24 de março de 2023

xô carroças das mortes

Avatar
24 de março de 2023

Num país onde já se criaram leis que tornava obrigatório “estojinho” de primeiros socorros no carro, extintor de incendio que não serve nem para apagar brasa do churrasco de domingo, proibição de venda de engates e até dos já instalados, e que depois de obrigar todo dono de carro a comprar e ou providenciar retirada (caso do engate), como numa mágica um iluminado decide que não precisa mais nada disso, não fico admirado do povão acreditar em mais essa fake news. Afinal, o Brasil não é para amadores né…..

Avatar
Gustavo 23 de março de 2023

Fake news é o que mais os brasileiros criam, se usassem esta criatividade para criar produtos eficientes e baratos, seríamos um país de primeiro mundo. Será que esses que inventaram isto tem noção de quantos milhões de carros deixaram de circular no país? E pior, admiro quem chegou a pensar que isto seria verdade. Vão arrumar o que fazer…

Avatar
Sam Alvez 23 de março de 2023

Brasileiro gosta de carroça e ainda compra pacote plus up de itens de segurança que são obrigatórios no mercado externo.

Avatar
Reynaldo 23 de março de 2023

Esse infeliz que divulgou isso deve trabalhar com carros usados e encontrou um jeito de desvalorizar os carros usadinhos, que diga-se de passagem, em bom estado, passaram a valer MUITO mais do que a tabela FIPE pela inviabilidade de se comprar um 0 Km. Em breve as ruas estarão lotadas dos carros velhinhos que eram carros para rodízio, segundo carro da família, primeiro carro dos jovens da classe média/média alta, impulsionados pela crise que irá se instalar no Brasil e pela falta da possibilidade de comprar um carro novo.

Avatar
Elioricardoalvessilva 23 de março de 2023

Pura falta do que fazer ? vão chupar prego

Avatar
Deixe um comentário