Farol: como prever o problema e aumentar a vida útil das luzes
Negligenciar o bom estado do farol, além de colocar em risco a vida do motorista e de terceiros, também pode acabar resultando em multa
Negligenciar o bom estado do farol, além de colocar em risco a vida do motorista e de terceiros, também pode acabar resultando em multa
As lâmpadas do farol têm uma vida útil longa, que pode durar anos. Por isso, muitas vezes, os motoristas esquecem de realizar a manutenção. No entanto, elas precisam ser trocadas quando estão queimadas.
Quando sua utilidade chega ao fim, além de estar sujeito a receber uma multa, o motorista coloca em risco tanto a própria vida, quanto a das pessoas que estão à sua volta, uma vez que o carro passa a se tornar um pouco menos perceptível – principalmente a distâncias maiores.
Mas é possível saber qual a duração dos faróis do carro? E a forma como o carro é utilizado, pode comprometer sua durabilidade? E a resposta é, sim!
VEJA TAMBÉM:
As lâmpadas halógenas que são instaladas no seu carro têm, em média, uma vida útil estimada em 800 horas (que pode ser traduzida em 33 dias diretos). No entanto, você não usa o seu carro 24 horas por dia e, quando sai com ele, nem sempre é obrigado a ligar os faróis.
Depois da aprovação da lei que obriga o uso do farol baixo nas rodovias durante o dia, estima-se que o brasileiro passou a trafegar, em média, cerca de 400 horas/ano com as luzes do carro acesas, o que pode corresponder a uma durabilidade de cerca de dois anos.
No entanto, existem alguns fatores que pode jogar contra a sua vida útil. São eles:
Mas, para evitar de ficar na mão em um momento inoportuno, é possível identificar se alguma das luzes do farol do seu carro está prestes a dar problema.
O primeiro método pode ser feito na garagem de sua casa. Aproxime o veículo de uma parede, acenda os faróis e verifique o reflexo da luz para saber se ambos os lados estão funcionando. Feito isso, afaste o carro alguns metros e verifique se existe algum desnivelamento entre as lâmpadas e se a projeção da luz está simétrica.
Outra possibilidade é observar a tonalidade do bulbo e verificar se há acúmulo de partículas escuras, que dificultam a passagem da luz emitido pela lâmpada.
Portanto, é um tanto complicado responder com exatidão qual a duração exata dos faróis do carro. Outra saída para evitar dores de cabeça é investir em materiais de marcas de qualidade, e ter sempre uma lâmpada reserva no seu porta-luvas, para evitar multas, por exemplo.
Trafegar com a luz do farol queimado, além de passível de multa, pode resultar na retenção do veículo. Caso isso aconteça, o motorista estará cometendo uma infração média, que vai lhe render 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e menos R$ 130,16 no bolso.
A mesma punição é aplicada, caso trafegue na rodovia durante o dia com a luz apagada.
As luzes de LED tem uma vida útil consideravelmente maior do que as halógenas. Uma luz de LED pode durar até dez vezes mais do que uma convencional, pois utiliza o diodo emissor de luz para intensificar a iluminação, o que diminui a temperatura interna da lâmpada e o calor emitido por ela.
No entanto, um carro só pode utilizá-la quando sai equipado com ela de fábrica. Há alguns anos essa configuração estava presente apenas nos carros de luxo e importados, mas hoje está se tornando mais acessível e alguns carros mais ‘populares’ já contam com esse farol – embora muitos ainda sejam equipados com a luz halógena.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |