Farolete: para que serve a luz mais fraca do farol do seu carro?
Conhecida também como luz de posição, o farolete não pode ser utilizada na estrada, mas tem uma utilidade para o uso no dia a dia. Entenda
Conhecida também como luz de posição, o farolete não pode ser utilizada na estrada, mas tem uma utilidade para o uso no dia a dia. Entenda
Farol alto, farol baixo, farolete, farol de milha… A verdade é que os carros tem inúmeras luzes com diferentes utilidades que podem ser acionadas através do painel, no habitáculo do veículo.
Embora devam ser utilizadas em condições diferentes, todas elas tem um propósito: aumentar a visibilidade e segurança, tanto daqueles que estão dentro do veículo, quanto de terceiros que trafegam nas vias – sejam pessoas, ou outros veículos.
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No entanto, com tantas variáveis, algumas dessas sinalizações acabam sendo esquecidas, como é o caso do farolete. Afinal, ela tem uma intensidade consideravelmente baixa e que, quando acionada, parece não ter muito impacto na hora de dirigir.
Além disso, ao circular em rodovias de pista simples, a legislação exige que o farol baixo seja acionado – apenas o uso do farolete pode resultar em multa. Então, esses dois fatores somados contribuem para que esse artifício acabe sendo esquecido por alguns motoristas.
Mas, no fim das contas, quando se deve utilizar o farolete?
Conhecido também como luz de posição, está localizado no farol dianteiro do carro, mostrando a posição do veículo. Essa luz faz com que os motoristas que estão na via tenham mais noção do tamanho do automóvel que vem no sentido contrário. Geralmente, eles estão posicionados na parte frontal e traseira de um carro.
Seu uso é recomendado também durante o dia, quando o veículo estiver parado na via em local seguro para embarque e/ou desembarque de passageiros ou de carga.
O farolete é acionado no primeiro estágio do botão de ligar os faróis. No entanto, alguns modelos, como o Fiat Mobi, não tem essa função na chave de luzes. Nesse caso, ele é ligado automaticamente quando se liga o carro, pois ele cumpre a função de luz diurna (DRL).
Embora tenham funções parecidas, um pode passar ileso na lei do uso dos faróis na estrada, enquanto o outro pode acabar rendendo uma multa para o condutor. O DRL também tem a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo.
Nesse caso, utilizando o mesmo exemplo do Mobi, o condutor está desobrigado a acender o farol baixo em qualquer rodovia DURANTE O DIA, independente se a via é de pista dupla ou simples.
No caso de veículos sem DRL, o condutor que trafegar por em uma rodovia de mão simples com o farol apagado, ou apenas usando o farolete, estará cometendo uma infração média, que rende multa de R$ 130,16, bem como quatro pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
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