Ferrari Purosangue: enfim o SUV quatro portas de Maranello

SUV Purosangue rompe dogmas da Ferrari em nome da demanda de mercado e que fariam o comendador Enzo revirar no túmulo

Ferrari Purosangue
O modelo é um V12 6.5 de 725 cv e 72 kgfm de torque (Foto: Ferrari | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 13/09/2022 às 18h15

A Ferrari acaba de lançar o Purosangue, seu primeiro SUV. Trata-se de um carro que rompe com tradições e dogmas da casa de Maranello. Até hoje, a marca nunca tinha produzido um carro de série com quatro portas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

As exceções se resumiam a projetos especiais encomendados por colecionadores excêntricos como o sultão de Brunei. Mas com um mercado dominado por SUVs, até mesmo a Ferrari se curvou à tendência dos utilitários.

VEJA TAMBÉM:

A marca segue um caminho inaugurado pela Porsche há duas décadas. Aliás, o Cayenne salvou a marca alemã da falência. A quatro anos, a Lamborghini também entrou no ensolarado mundo dos SUVs com o Urus, seguindo o mesmo caminho que Alfa Romeo e Maserati.

Mas o Purosangue tem elementos que alegram qualquer ferrarista. A grande diferença desse SUV é que ele é equipado com um poderoso V12 6.5 de 725 cv e 72 kgfm de torque. Trata-se de uma versão “amansada” do motor da 812 Superfast, que tem mais de 800 cv.

Essa “usina” de aspiração natural é atrelada a uma transmissão de dupla velocidade e oito marchas F1 DCT, montada junto ao eixo traseiro. Já a tração é integral, como na GT4 Lusso.

Com peso total de 2.033 kg, o Purosangue é até leve, quando se compara com outros jipões de luxo. Muito desse “corpinho enxuto” se deve ao uso de materiais leves, como alumíno e fibra de carbono no teto.

Assim, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 310 km/h.

02 int front 01 logo2
Interior da Ferrari Purosangue (Foto: Ferrari | Divulgação)

Ferrari quatro portas

Um dos pontos mais críticos do Purosangue nem é o fato de ser um SUV. Mas ter quatro portas.

Se o comendador Enzo Ferrari estivesse vivo, certamente teria desferido bravatas cabeludas ao autor do projeto.

E certamente, o icônico Luca di Montezemolo, que comandou a marca entre 1991 e 2014, também não concordaria com um SUV. Certa vez ele chegou a cravar que a marca não teria um carro de quatro portas.

Mas os tempos mudaram e o SUV da Ferrari ganhou entradas extras. Mas o destaque é que essas portas são do tipo suicida. Ou seja, as traseiras se abrem em ângulo contrário às dianteiras.

Por dentro, o Purosangue exibe quatro confortáveis assentos. Ao contrário de todas as demais Ferraris produzidas, que tinham dois lugares ou configuração 2+2 (com dois pequenos bancos traseiros), o SUV oferece quatro lugares de verdade.

E como se trata de um carro que se comporta como uma verdadeira Ferrari e também pode ser utilizado como carro familiar, o Purosangue conta com pacote amplo de conteúdos, com sistema de áudio premium Burmester, sistemas de conectibidade, assistentes de condução e acabamento premium.

O quadro de instrumentos segue o padrão da marca, com um grande mostrador digital que exibe o conta-giros ao centro. Já o volante conta com o pupular Manettino, que é o ajuste de comportamento dinâmico.

O que ninguém sabe ainda é o preço do Purosangue. Mas não se pode especular que ele se posicionará na base da gama, uma vez que ele utiliza um V12 e não os V8 dos modelos de “entrada”. Mas com toda certeza terá preço de Ferrari.

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça a dica do Boris sobre tambores e discos de freio no Spotify ou em outras plataformas de streaming.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário