Disco de freio enferrujado é motivo para se preocupar?
A exposição aos elementos, principalmente a umidade, pode causar oxidação nas peças do carro que são mais expostas
A exposição aos elementos, principalmente a umidade, pode causar oxidação nas peças do carro que são mais expostas
Não é raro ver ferrugem nos discos de freios do carro após ele ficar muito tempo parado e exposto aos elementos. Apesar de parecer algo grave, na prática isso pode ser uma pequena inconveniência.
De acordo com Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, a ferrugem é formada no disco de freio devido a umidade. Por ser feito em metal, até mesmo lavar o carro pode criar pontos de oxidação na peça.
VEJA TAMBÉM:
Os primeiros estágios são pequenos pontos de ferrugem, que crescem e podem até cobrir todo o disco de freio. O motorista pode sentir que há algo de errado com o sistema ao sentir trepidações no pedal, que também indicam o empenamento da peça.
Quando a ferrugem é superficial, mesmo que cubra todo o disco, ela some com o uso. O atrito entre a pastilha de freio com o disco vai limpando essa oxidação. Só é preciso fazer em um local sem trânsito, pois o sistema não estará tão eficiente enquanto houver sujeira.
Mesmo fazendo esse procedimento, a Fremax recomenda realizar uma checagem completa nos freios a cada 40 mil km. Com isso é mais garantido de ter tranquilidade com esse sistema, que é de extrema importância para a segurança.
Nos carros com freio a tambor não é preciso ter tanta preocupação. A ferrugem aparece na parte externa, mas a área de contato que produz a frenagem é na parte interna. Por isso, não fique tão preocupado se encontrar oxidação nos freios de seu carro após um longo período estacionado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |