Avaliação: CVT qualifica Fiat Argo

Depois de perder prestígio na praça, Fiat volta a oferecer transmissão automática para o Argo, combinada com motor 1.3

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Simplificado, o Argo se encolheu diante dos rivais mais sofisticados (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 10/05/2023 às 16h20
Atualizado em 27/09/2023 às 19h40

Em seis anos de mercado, o Argo saiu grande aposta para um coadjuvante no portfólio da Fiat. Ele foi vítima da reviravolta do mercado em que todos os segmentos sucumbiram diante dos SUVs compactos. E uma prova disso é que o hatch, que inaugurou sua família, foi o último a receber transmissão do tipo CVT.

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A versão chegou para colocar o Argo mais competitivo no segmento em que já foi um dos protagonistas. Depois que perdeu o motor 1.8 de 139 cv e caixa automática de seis marchas, por não se adequar ao Proconve PL7. Apesar de não conseguir se equiparar a modelos como Onix, HB20 e Polo, que utilizam motores turbo, o Argo não conseguia competir nem com os primos 208 e C3.

Conjunto mecânico

E fomos conferir o Argo Drive  1.3 CVT. Ele recebeu o mesmo conjunto que já equipava Pulse, Strada, Fastback e Cronos. O motor entrega os mesmo 107 cv e 13,7 kgfm de torque, combinado com a transmissão de relações variáveis e emulador de sete marchas.

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Com médias de vendas na faixa de 5 mil unidades mensais, hatch não lidera, mas tem representatividade

O comportamento é muito próximo do que já tínhamos conferido nos demais parentes com o mesmo conjunto. É um carro que se desenvolve de forma gradual. A as relações da transmissão não deixam o Argo dar trancos, tudo é muito suave. Ao mesmo tempo, a caixa consegue entregar respostas rápidas em situações de demanda de torque e também ajustar a rotação para faixas de maior eficiência quando não há exigência de força.

Tudo isso se traduz em boa eficiência. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo do Argo Drive é:

Combustível Urbano Rodoviario
Gasolina 12,8 km/l 14,6 km/l
Etanol 8,9 km/l 10,6 km/l

Mas vale a pena apostar do Argo CVT?

Para quem procura um hatch automático, o preço agrada. O Argo Drive parte de R$ 90.900. Não é um carro barato, mas um valor menos abusivo em relação ao outros colegas que já superaram a casa dos R$ 100 mil.

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Porta-malas oferece 300 litros de volume

Seu pacote de conteúdos é trivial.

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado (analógico)
  • Multimídia de sete polegadas (com conexão a cabo para smartphones)
  • Retrovisores elétricos
  • Vidros elétricos
  • Sensor de estacionamento
  • Rodas são de aço estampado de 15 polegadas
  • Duplo airbag
  • Freios ABS
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