Após atualizar a Fiorino e apresentar a Scudo (inclusive em versão elétrica eScudo), a Fiat traz da Itália, a quarta geração da Ducato. O modelo que é vendido por aqui há 25 anos e já vendeu mais de 130 mil unidades, chega com cinco versões e preços a partir de R$ 246 mil.
Em sua nova geração, a Ducato chega com novos faróis com DRL (luz diurna) com uma posição mais alta, na mesma linguagem de estética da Scudo, mas com fator funcional. Isso porque, naquelas pequenas batidinhas do dia-a-dia, o risco de dano aos faróis é menor.
O para-choque passa a ser tripartido, com isso não é necessário fazer a troca dele todo, apenas a seção avariada. Na lateral, o modelo conta com novas barras de proteção e moldura das caixas de rodas em plástico. O modelo ainda conta com rodas de aço aro 16, sem calotas.
Já na parte de carga, a Ducato traz as portas traseiras com abertura de 270º, o que ajuda e muito nas operações de carga e descarga. Na parte interna, o modelo oferece ganchos de fixação para amarração dos volume e a porta lateral tem abertura de 1,25 metro de largura com 1,75 metro de altura. Apenas por curiosidade, um palete tem o tamanho padrão de 1,20 metros de largura, com isso a nova Ducato consegue carregar um palete sem dificuldades.
Interior não deixa a desejar
Por se tratar de um veículo comercial, o interior tem que apresentar recursos e soluções que ajude o motorista em seu cotidiano. De certa forma a FIAT conseguiu trazer isso para a Ducato.
O banco do motorista passa a contar com regulagens lombar, altura e inclinação, além do encosto de braço. Durante nosso teste drive, foi possível comprovar que modelo tem uma boa posição de dirigir. Já o banco do meio se ‘transforma’ em uma pequena mesa com 2 portas copos. No painel, o modelo conta com compartimento resfriado e 15 porta objetivos, que ao todo somam 37 litros de capacidade.
Outro destaque fica para a posição da alavanca de marchas, que agora fica no painel como a suas concorrentes. A Ducato também conta com ar-condicionado de série, entrada USB e tomada de 12v. Por fim, como opcional, a nova Ducato tem central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (com conexão sem fio) e câmera de ré.
Também está presente sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa (Hill Assist), piloto automático, limitador de velocidade, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TC) e o controle adaptativo de carga, que mede o centro de gravidade para garantir a estabilidade lateral do veículo (LAC).
Já na parte mecânica, a nova Ducato é equipada com motor 2.2 turbodiesel de 140 cv e 34,7 kgfm de torque. Entre as novidades está a adoção do sistema Start & Stop. Já a caixa de marchas de seis velocidades, sendo a sexta marcha com função overdrive que auxilia na economia de combustível nas estradas. A Fiat atesta que o utilitário tem consumo na ordem de 10 km/l, seja no ciclo urbano ou rodoviário. Confira detalhes de cada versão
Ducato Cargo (CNH B ): R$ 245.990
Motor: 2.2 Turbodiesel com 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas
Tração: Dianteira
Freio Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 300 x 32 mm) com pinça flutuante
Freio Traseiro: A tambor (diâmetro de 300 mm) autoajustável
Suspensão dianteira do Tipo: Independente, McPherson com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas semielípticas
Direção: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 12,4 metros
Rodas Medidas: 6,0J x 16 – aço
Pneus: 225/75 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.192 kg
Capacidade de carga: 1.308 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.413 mm
Largura da carroceria: 2.270 mm (s/espelhos) / 2.508 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 2.522 mm
Distância entre eixos: 3.450 mm
Altura mínima do solo: 213 mm
Volume do compartimento de carga: 11.500 litros
Comprimento máximo do compartimento de carga: 3.120 mm
Largura máxima do compartimento de carga: 1.870 mm
Altura máxima do compartimento de carga: 1.932 mm
Tanque de combustível: 90 litros
Tanque de Arla 32: 19,5 litros
Performance 0 a 100 km/h: 14,9 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo PBEV Urbano: 10 km/l – Estrada: 9,9 km/l
Autonomia: 900 km
Ducato Maxicargo (CNH B): R$ 249.990
Motor: 2.2 Turbodiesel com 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas
Tração: Dianteira
Freio Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 300 x 32 mm) com pinça flutuante
Freio Traseiro: A tambor (diâmetro de 300 mm) autoajustável
Suspensão dianteira do Tipo: Independente, McPherson com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas semielípticas
Direção: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,3 metros
Rodas Medidas: 6,0J x 16 – aço
Pneus: 225/75 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.192 kg
Capacidade de carga: 1.308 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.998 mm
Largura da carroceria: 2.270 mm (s/espelhos) / 2.508 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 2.522 mm
Distância entre eixos: 4.035 mm
Altura mínima do solo: 204 mm
Volume do compartimento de carga: 13.000 litros
Comprimento máximo do compartimento de carga: 3.705 mm
Largura máxima do compartimento de carga: 1.870 mm
Altura máxima do compartimento de carga: 1.932 mm
Tanque de combustível: 90 litros
Tanque de Arla 32: 19,5 litros
Performance 0 a 100 km/h: 14,9 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo PBEV Urbano: 10 km/l – Estrada: 9,9 km/l
Autonomia: 900 km
Ducato Multi (CNH C): R$ 261.490
Motor: 2.2 turbodiesel com 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas
Tração: Dianteira
Freio Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 300 x 32 mm) com pinça flutuante
Freio Traseiro: A tambor (diâmetro de 300 mm)
Suspensão dianteira do Tipo: Independente, McPherson com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas semielípticas
Direção: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,3 metros
Rodas Medidas: 6,0J x 16 – aço
Pneus: 225/75 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.220 kg
Capacidade de carga: 1.630 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.998 mm
Largura da carroceria: 2.270 mm (s/espelhos) / 2.508 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 2.522 mm
Distância entre eixos: 4.035 mm
Altura mínima do solo: 204 mm
Volume do compartimento de carga: 13.000 litros
Comprimento máximo do compartimento de carga: 3.705 mm
Largura máxima do compartimento de carga: 1.870 mm
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.