Fiat Fastback estreia em três versões, partindo de R$ 130 mil

Equipado com motores 1.0 de 130 cv e 1.3 de 185 cv, Fiat Fastback aposta em estilo cupê para brigar com T-Cross e Tracker

fiat fastback 2023 cinza frente 02
Fiat Fastback estreia para concorrer na preteleira mais alta do segmento de SUVs compactos (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 14/09/2022 às 17h34
Atualizado em 15/09/2022 às 15h26

Quem esperava que o Fiat Fastback fosse igual ao belíssimo conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, pode não gostar da versão final do SUV cupê italiano. O modelo acaba de estrear, com preços a partir de R$ 129.990. Não é barato, mas poderia ser bem mais caro se tivesse sido feito sobre a base da Toro.

Isso porque o Fastback deriva do Pluse, aventureiro lançado no segundo semestre de 2021. Os dois compartilham base e grande parte dos componentes, como suspensão, freios, eletrônica e conjunto mecânico. Se tivesse mecânica da Toro, seria um Compass com emblema Fiat.

E por derivar do Pulse, que por sua vez é derivado do Argo, as linhas do Fastback precisaram se encaixar nas limitações de sua plataforma. Assim, as formas perderam um pouco da sensualidade do conceito de 2018 (que na verdade era apenas uma “casca” do que poderia vir a ser o carro).

Test-drive do Fiat Fastback

Preços do Fiat Fastback 2023

Versão Preço
Fastback Audace Turbo 200 R$ 129.990
Fastback Impetus Turbo 200 R$ 139.990
Fastback Limited Editon by Abarth Turbo 270 R$ 149.990

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Expectativa e realidade

O estilo do Fastback é polêmico. Nas redes sociais há opiniões favoráveis e desfavoráveis ao visual do SUV. De frente, ele é um Pulse Abarth, com o mesmo para-choque. E sua traseira remete ao alemão BMW X4.

O ponto crítico do Fastback está na lateral. Mesmo usando caixas de rodas que comportam jantes (como dizem os patrícios) de 18 polegadas, elas parecem ser desproporcionalmente menores que o restante da carroceria. Os designers aplicaram molduras para deixá-las mais encorpadas. Mas só evidenciou a falta de harmonia.

fiat fastback 2023 cinza lateral
Caixa de rodas ficaram pequena em comparação com o restante da carroceria

Essa falta de proporção se deve à traseira cupê, que precisou ser alongada em excesso para não comprometer a acomodação na segunda fileira de bancos, uma vez que os engenheiros não alteraram a distância entre-eixos (2,53 m). Assim, o Fastback cresceu no balanço traseiro e ficou um tanto estranho.

Mas são exigências para se adequar à plataforma e os chamados Hard Points. São limites definidos pela engenharia e que não podem ser ultrapassados. Mesmo assim o carro tem estilo charmoso, o problema é que o Fastback do salão era infinitamente mais bonito.

Versões do Fiat Fastback

O Fastback será oferecido em três versões e duas opções de motores. São elas: Audace Turbo 200 1.0, Impetus Turbo 200 1.0 e Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 1.3.

As versões de acesso utilizam o motor T200 1.0 turbo de 130 cv e 20,5 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas. A Fiat declara aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

Já a versão topo de linha utiliza a unidade T270 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Para este motor, a caixa é automática de seis marchas. Com esse motor, o Fastback leva apenas 7,0 segundos para sair da imobilidade e acelerar a até 100 km/h.

fiat fastback limited edition powered by abarth 2023 detalhe motor
Motor 1.3 de 185 cv é exclusivo da versão Limited Edition by Abarth

Para os dois motores há tecla Sport no volante, que ajusta o regime de trocas da transmissão. Também há borboletas para trocas manuais.

Em todas as versões, o SUV conta com suspensão dianteira independente (McPherson) e barra de torção na traseira. A Fiat garante que o modelo recebeu amortecedores e molas ajustadas para oferecer o melhor conforto aos ocupantes, mas sem comprometer a estabilidade.

Os freios utilizam disco na frente e tambores atrás. A italiana garante que o conjunto é mais que suficiente para garantir frenagens seguras. Mas fato é que ele utiliza o mesmo conjunto do Pulse, assim como os irmãos Argo e Cronos.

Conteúdos do Fastback

fiat fastback limited edition powered by abarth 2023 interior painel
Por dentro, o Fastback recorre a mesma arquitetura do Pulse, mas com conteúdos mais sofisticados

O pacote de conteúdos do SUV é farto, desde a versão de entrada. Confira:

Fiat Fastback Audace Turbo 200

  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado digital
  • Multimídia Uconnect de 8,4 polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré)
  • Carregamento de celular por indução
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Função Auto Hold
  • Sensor de ré
  • Airbags frontais e laterais
  • Rodas de 17 polegadas

Impetus Turbo 200

A versão adiciona os seguintes conteúdos:

  • Central multimídia
  • Quadro de instrumentos digital
  • Bancos revestidos em couro
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Rodas de 18 polegadas

Limited Edition by Abarth Turbo 270

A versão topo de linha oferece todos os conteúdos da versão Impetus, mas com adição do motor 1.3 turbo.

Assistentes de condução

Todas as versões contam com:

  • Frenagem emergencial autônoma
  • Alerta de colisão
  • Monitor de permanência em faixa
  • Farol alto com ajuste automático de facho
fiat fastback limited edition powered by abarth 2023 cinza traseira parado em campo
Traseria espichada garantiu um porta-malas de 600 litros ao Fiat Fastback

Medidas do SUV cupê

  • Comprimento: 4,43 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Largura: 1,78 mAltura: 1,54 m
  • Porta-malas: 600 litros (516 l na medida VDA)
  • Com bancos rebatidos: 1.087 litros

Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo

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20 Comentários
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Daniel Ribeiro Filho 13 de novembro de 2023

Marcelo,faltou uma avaliação técnica estática e principalmente a dinâmica , para uma melhor informação aos seus leitores. Por exemplo, freios,câmbio, direção, suspensões ,ar condicionado ,vão motor,iluminação etc etc.

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ademir ramos 7 de maio de 2023

festback horrivel de visual, sentra é a melhor escolha , lindo lindo

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Jocemar 7 de abril de 2023

Não gosto das rodas deveria ter umas rodas mais grande e outro modelo não gosto das carenagem que tem nos paralamas na cor preta deve ser na cor do carro minha opinião sobre o interior do carro não me agrada muito muito simples pra o valor do carro

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Tony Pacheco 21 de setembro de 2022

Feio. Apenas feio. Pouca gente vai se dispor a comprar isso. Mas, como para todo pé doente tem um chinelo velho, vai aparecer quem compre pra andar num carro feio. E caro. O Nivus é absolutamente lindo. Um dos carros mais bonitos já feitos pela VW. Só erra no motor.

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Ferrari: 55 21 976857998 13 de outubro de 2022

o carro esta feio nas fotos. incrivelmente ele bem melhor no fisico

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Coehnn Goldhill 17 de setembro de 2022

Se não me engano, a WV TL er Fastack, só ue era bonita e harmonios. Esse Carro aqui apresentado ficou horroroso.

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Abre a porta mariquinha 16 de setembro de 2022

Essa coisa horrorosa é a versão SUV do Passat ?

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16 de setembro de 2022

Posso estar enganado, mas acho que é mais um potencial candidato a membro do clube Grandes Fracassos Fiat, se juntando a Tempra SW, Marea, Linea, Brava, Punto, e mais algum que não me vem na cabeça agora.

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HAF 16 de setembro de 2022

Viajou na maionese amigo… desculpe, mas onde que o Punto, Linea foram micos de mercado? Venderam bem por anos. É o mesmo que dizer que Polo e Virtos também foram micos… ou mesmo que Cobalt e Vectra também foram… viajou…

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17 de setembro de 2022

Venderam bem? kkkkkkkkk, bom, depende do seu conceito do que é vender bem né. Dá uma viajada na sua maionese aí pelas bandas de onde voce mora e conta quantos Punto e Linea voce ve circulando, e depois reveja seu conceito do que é vender bem….

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Jo 15 de setembro de 2022

Não é do meu gosto este design. Mas os pacotes parecem ok. Quem sabe daqui 2/3 anos pego um usado deste topo de linha. Esse motor 1.3 turbo deve dar um excelente desempenho em retomadas.

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Gustavo 15 de setembro de 2022

Ficou bacana, bons itens de série e ninguém pode reclamar do porta malas, enfim, Nivus, T-Cross e Tracker ganharam um grande rival.

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HAF 15 de setembro de 2022

Pois é, ficou HORRÍVEL! A FIAT quis fazer parecido ao Renault ARKANA(SHOW DE DESIGN)… só que NÃO conseguiram acertar o design!…. ficou parecendo um FRANKENSTEIN… frente de Pulse, Lateral de ARGO e uma traseira estranha TOTALMENTE desarmoniosa!!! Caixas de rodas parece que é uma gambiarra!Desculpe, tinha que falar a verdade, a FIAT sabe fazer melhor do que isso! Fazia uma frente de TORO, lateral harmoniosa COM CAIXA PARA 19″” e traseira fast back de verdade… mas não souberam casar tudo.

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Massimo 15 de setembro de 2022

Um dos carros mais feios de todos os tempos. Onde ficou o famoso design italiano?

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IVA GARCIA DONOSO 15 de setembro de 2022

É novidade e já parece um carro antigo, acho que é a “onda vintage” , acho que esse carro vai envelhecer muito mal….tem carros que depois de 20 anos ainda parecem atuais e tem aqueles que depois de 3 anos parecem velhos…vai ver a ideia é essa, ser novo e “vintage” ao mesmo tempo 🙂

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Polvo 15 de setembro de 2022

Como foi dito, essas caixas de rodas enormes e essas molduras não ficaram bem, destoaram do conjunto. E essa frente muito elevada, acho que ficaria melhor se fosse mais inclinada.

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Nove Dedos 15 de setembro de 2022

Por ser um Cronos bombado até que não ficou muito ruim. Mas ficou realmente estranho.

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Santiago 14 de setembro de 2022

Se a FIAT usasse a plataforma da Toro, esse carro ficaria bem mais acertado e muito mais honesto.
O preço final seria mais alto (ainda)??? Sim, mas pelo que todos nós já vimos, não falta quem pague, e até fazendo fila pra isso se necessário.
Acontece que as nossas montadoras voltaram a ficar mal acostumadas, como o eram décadas atrás. Dando-se ao direito de miserar os custos do projeto, a fim de manter os lucros já exorbitantes em cima de veículos já bem mais caros do que realmente valem.
Chega uma hora que nem as leis da física aguentam tanta engambelacao.

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HAF 14 de setembro de 2022

Parece um sedan compacto só que bem GORDO…. não curti não…. O nivus é mais bem resolvido.

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8Ball 14 de setembro de 2022

Quando se olha este Fastback até achamos bonitinho, mas quando comparamos com o Fastback do Salão de 2018, este Fastback lançado hoje fica medonho!!! hahahahaha

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