Fastback Abarth faz por merecer o emblema do escorpião

Versão esportiva do SUV cupê italiano impressiona pelo comportamento dinâmico espetacular e nem parece que é um utilitário

fiat fastback abarth 2024 frente lateral traseira em movimento 4
Fiat Fastback Abarth acaba de chegar com comportamento visceral (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 26/10/2023 às 10h03

A Fiat acaba de lançar o Fastback Abarth, versão nervosa do SUV cupê, que estreia por R$ 159.990. A versão recorre ao mesmo motor 1.3 turbo da versão Limited Edition (Powered by Abarth), mas com aprimoramentos de suspensão, gerenciamento eletrônico e escapamento, que faz dele um carro novo.

O Fastback Abarth chegou para ser o segundo representante a ostentar o emblema do escorpião. O preço mais barato que a versão Limited, obrigou a Fiat a reposicionar a versão topo de linha que passou a custar R$ 155.490. Ele era oferecido por cerca de R$ 162 mil.

VEJA TAMBÉM:

Par marcar a chegada, a Fiat apresentou o carros em uma pista de corridas. Lá, foi possível levar o esportivo italiano ao limite. E o carro não decepcionou. Rápido, reativo e extremamente firme, o Fastback Abarth faz jus à divisão de Carlo Abarth.

Visual do Fastback Abarth

A Fiat poupou enfeites e adornos, receita comum nos “esportivados”. Assim, diferenciar o Abarth das demais versões é preciso se ater aos detalhes.

fiat fastback abarth 2024 frente lateral traseira em movimento 8
Visual é até comedido, sem excessos para reforçar apelo esportivo

A começar pelo emblema da divisão esportiva na grade do radiador. O escorpião da lugar ao logotipo da italiana. Um filete vermelho na base do para-choque indica que não se trata do mesmo carro.

Na lateral, a principal diferença está na moldura dos para-lamas. A peça em plástico preto deu lugar a um elemento pintado na cor da carroceria e combinado com estreito contorno em preto.

E por fim, a traseira do Abarth conta com para-choque exclusivo, aerofólio e ponteiras duplas. As saídas da descarga são funcionais. O SUV recebeu um novo circuito de escape, com abafador que se divide perto do eixo traseiro. Segundo a marca, o ronco foi acentuado e há menor restrição de fluxo dos gases.

Interior do SUV

Por dentro, o Fastback Abarth não difere muito das demais versões, mas recebeu acabamento mais caprichado, com aplique em material sintético no painel, que se repete no volante, transmissão e bancos.

E por falar em bancos, os assentos frontais conta com o gravação em baixo relevo da logo do escorpião. A forração do teto em preto complementa a temática esportiva do carro.

fiat fastback abarth 2024 inteirior painel porta malas 1
Interior se difere nos detalhes como aplique em couro no painel, filetes e costura vermelhos e o escorpião cravado no volante e nos bancos

Os conteúdos, são praticamente os mesmos. O que muda é o grafismo do quadro de instrumentos digital, que passa a contar com mesmo estilo do Pulse Abarth.

Conteúdos

  • Central multimídia com tela de 10,1 polegadas e conectividade sem fio;
  • Chave presencial;
  • Painel digital configurável;
  • Ar-condicionado automático;
  • Retrovisores com rebatimento elétrico;
  • Cruise control;
  • Carregador de smartphone por indução;
  • Saídas de ventilação para o banco traseiro;
  • Bancos e volante revestidos em couro;
  • Sensor de chuva;
  • Retrovisor interno eletrocrômico.

Itens de segurança

  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Quatro airbags;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Frenagem autônoma de emergência;
  • Alerta de mudança de faixa;
  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Assistente de partida em rampa;
  • Faróis full-LED com acendimento e facho alto automático;
  • Monitoramento de pressão dos pneus;
  • Faróis de neblina.

Motor e transmissão

O Fastback Abarth utiliza o mesmo conjunto mecânico da versão Limited e dos primos Pulse Abarth e Toro flex. A unidade T270 1.3 turbo entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas.

fiat fastback abarth 2024 frente lateral traseira em movimento 5
Unidade 1.3 turbo oferece muito torque e quando se ativa a função Poison, o torque máximo é constante

A principal diferença está no gerenciamento eletrônico, quando se ativa a tecla Poison, no volante. Regime de trocas, marcha lenta são alterados para oferecer uma peformance mais esportiva. O resultado é uma aceleração mais forte, com 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h, 10 km/h superior à versão Limited.

Consumo do Fastback Abarth

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo do Fastback Abarth é:

Combustível Urbano Rodoviário
Etanol 7,2 km/l 9,3 km/l
Gasolina 10,3, km/l 13,1 km/l

Suspensão e freios

Além da eletrônica e do escapamento esportivo, o Fastback passou por mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada em 5 mm. Ele utiliza um novo eixo de torção na traseira, e McPherson na dianteira. Todo conjunto recebeu calibragem mais firme. Na pista, o Abarth impressiona pela estabilidade e reações rápidas da carroceria.

fiat fastback abarth 2024 frente lateral traseira em movimento 3
Tambor na traseira continua no Fastback Abarth, mas na pista o conjunto mostrou ser mais que suficiente

Já os freios utilizam discos ventilados de 305 mm (frente) e tambores (atrás). Curiosamente, o SUV impressiona ao conseguir desacelerar com rapidez.

Na pista de corridas, o esportivo conseguiu “ancorar” em poucos metros. No entanto, não significa que, com lotação máxima e bagagem, ele será tão preciso.

Pneus

Outra melhoria da versão esportiva está nos pneus. A Fiat adicionou um jogo de medidas 215/45 R18. O perfil mais baixo e a banda de rodagem mais larga oferece maior aderência no asfalto. Na pista, que tem asfalto impecável e uma “camada” de borracha acumulada durante muito tempo, o SUV praticamente grudou no chão.

Dimensões e medidas do Fiat Fastback Abarth

  • Comprimento: 4,42 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Largura: 1,78 m
  • Altura: 1,54 m
  • Altura mínima: 18,7 cm
  • Tanque de combustível: 47 l
  • Porta-malas: 516 l
  • Carga útil: 400 kg

Cores disponíveis

  • Branco Banchiba, com teto preto
  • Cinza Strato, com teto preto
  • Vermelho Montecarlo, com teto preto
  • Preto Vulcano
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário