Fastback Abarth faz por merecer o emblema do escorpião
Versão esportiva do SUV cupê italiano impressiona pelo comportamento dinâmico espetacular e nem parece que é um utilitário
Versão esportiva do SUV cupê italiano impressiona pelo comportamento dinâmico espetacular e nem parece que é um utilitário
A Fiat acaba de lançar o Fastback Abarth, versão nervosa do SUV cupê, que estreia por R$ 159.990. A versão recorre ao mesmo motor 1.3 turbo da versão Limited Edition (Powered by Abarth), mas com aprimoramentos de suspensão, gerenciamento eletrônico e escapamento, que faz dele um carro novo.
O Fastback Abarth chegou para ser o segundo representante a ostentar o emblema do escorpião. O preço mais barato que a versão Limited, obrigou a Fiat a reposicionar a versão topo de linha que passou a custar R$ 155.490. Ele era oferecido por cerca de R$ 162 mil.
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Par marcar a chegada, a Fiat apresentou o carros em uma pista de corridas. Lá, foi possível levar o esportivo italiano ao limite. E o carro não decepcionou. Rápido, reativo e extremamente firme, o Fastback Abarth faz jus à divisão de Carlo Abarth.
A Fiat poupou enfeites e adornos, receita comum nos “esportivados”. Assim, diferenciar o Abarth das demais versões é preciso se ater aos detalhes.
A começar pelo emblema da divisão esportiva na grade do radiador. O escorpião da lugar ao logotipo da italiana. Um filete vermelho na base do para-choque indica que não se trata do mesmo carro.
Na lateral, a principal diferença está na moldura dos para-lamas. A peça em plástico preto deu lugar a um elemento pintado na cor da carroceria e combinado com estreito contorno em preto.
E por fim, a traseira do Abarth conta com para-choque exclusivo, aerofólio e ponteiras duplas. As saídas da descarga são funcionais. O SUV recebeu um novo circuito de escape, com abafador que se divide perto do eixo traseiro. Segundo a marca, o ronco foi acentuado e há menor restrição de fluxo dos gases.
Por dentro, o Fastback Abarth não difere muito das demais versões, mas recebeu acabamento mais caprichado, com aplique em material sintético no painel, que se repete no volante, transmissão e bancos.
E por falar em bancos, os assentos frontais conta com o gravação em baixo relevo da logo do escorpião. A forração do teto em preto complementa a temática esportiva do carro.
Os conteúdos, são praticamente os mesmos. O que muda é o grafismo do quadro de instrumentos digital, que passa a contar com mesmo estilo do Pulse Abarth.
O Fastback Abarth utiliza o mesmo conjunto mecânico da versão Limited e dos primos Pulse Abarth e Toro flex. A unidade T270 1.3 turbo entrega 185 cv e 27,5 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de seis marchas.
A principal diferença está no gerenciamento eletrônico, quando se ativa a tecla Poison, no volante. Regime de trocas, marcha lenta são alterados para oferecer uma peformance mais esportiva. O resultado é uma aceleração mais forte, com 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h, 10 km/h superior à versão Limited.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o consumo do Fastback Abarth é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 7,2 km/l | 9,3 km/l |
Gasolina | 10,3, km/l | 13,1 km/l |
Além da eletrônica e do escapamento esportivo, o Fastback passou por mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada em 5 mm. Ele utiliza um novo eixo de torção na traseira, e McPherson na dianteira. Todo conjunto recebeu calibragem mais firme. Na pista, o Abarth impressiona pela estabilidade e reações rápidas da carroceria.
Já os freios utilizam discos ventilados de 305 mm (frente) e tambores (atrás). Curiosamente, o SUV impressiona ao conseguir desacelerar com rapidez.
Na pista de corridas, o esportivo conseguiu “ancorar” em poucos metros. No entanto, não significa que, com lotação máxima e bagagem, ele será tão preciso.
Outra melhoria da versão esportiva está nos pneus. A Fiat adicionou um jogo de medidas 215/45 R18. O perfil mais baixo e a banda de rodagem mais larga oferece maior aderência no asfalto. Na pista, que tem asfalto impecável e uma “camada” de borracha acumulada durante muito tempo, o SUV praticamente grudou no chão.
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