Fiat Fastback estreia em três versões, partindo de R$ 130 mil
Equipado com motores 1.0 de 130 cv e 1.3 de 185 cv, Fiat Fastback aposta em estilo cupê para brigar com T-Cross e Tracker
Equipado com motores 1.0 de 130 cv e 1.3 de 185 cv, Fiat Fastback aposta em estilo cupê para brigar com T-Cross e Tracker
Quem esperava que o Fiat Fastback fosse igual ao belíssimo conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, pode não gostar da versão final do SUV cupê italiano. O modelo acaba de estrear, com preços a partir de R$ 129.990. Não é barato, mas poderia ser bem mais caro se tivesse sido feito sobre a base da Toro.
Isso porque o Fastback deriva do Pluse, aventureiro lançado no segundo semestre de 2021. Os dois compartilham base e grande parte dos componentes, como suspensão, freios, eletrônica e conjunto mecânico. Se tivesse mecânica da Toro, seria um Compass com emblema Fiat.
E por derivar do Pulse, que por sua vez é derivado do Argo, as linhas do Fastback precisaram se encaixar nas limitações de sua plataforma. Assim, as formas perderam um pouco da sensualidade do conceito de 2018 (que na verdade era apenas uma “casca” do que poderia vir a ser o carro).
Versão | Preço |
---|---|
Fastback Audace Turbo 200 | R$ 129.990 |
Fastback Impetus Turbo 200 | R$ 139.990 |
Fastback Limited Editon by Abarth Turbo 270 | R$ 149.990 |
VEJA TAMBÉM:
O estilo do Fastback é polêmico. Nas redes sociais há opiniões favoráveis e desfavoráveis ao visual do SUV. De frente, ele é um Pulse Abarth, com o mesmo para-choque. E sua traseira remete ao alemão BMW X4.
O ponto crítico do Fastback está na lateral. Mesmo usando caixas de rodas que comportam jantes (como dizem os patrícios) de 18 polegadas, elas parecem ser desproporcionalmente menores que o restante da carroceria. Os designers aplicaram molduras para deixá-las mais encorpadas. Mas só evidenciou a falta de harmonia.
Essa falta de proporção se deve à traseira cupê, que precisou ser alongada em excesso para não comprometer a acomodação na segunda fileira de bancos, uma vez que os engenheiros não alteraram a distância entre-eixos (2,53 m). Assim, o Fastback cresceu no balanço traseiro e ficou um tanto estranho.
Mas são exigências para se adequar à plataforma e os chamados Hard Points. São limites definidos pela engenharia e que não podem ser ultrapassados. Mesmo assim o carro tem estilo charmoso, o problema é que o Fastback do salão era infinitamente mais bonito.
O Fastback será oferecido em três versões e duas opções de motores. São elas: Audace Turbo 200 1.0, Impetus Turbo 200 1.0 e Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 1.3.
As versões de acesso utilizam o motor T200 1.0 turbo de 130 cv e 20,5 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas. A Fiat declara aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Já a versão topo de linha utiliza a unidade T270 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Para este motor, a caixa é automática de seis marchas. Com esse motor, o Fastback leva apenas 7,0 segundos para sair da imobilidade e acelerar a até 100 km/h.
Para os dois motores há tecla Sport no volante, que ajusta o regime de trocas da transmissão. Também há borboletas para trocas manuais.
Em todas as versões, o SUV conta com suspensão dianteira independente (McPherson) e barra de torção na traseira. A Fiat garante que o modelo recebeu amortecedores e molas ajustadas para oferecer o melhor conforto aos ocupantes, mas sem comprometer a estabilidade.
Os freios utilizam disco na frente e tambores atrás. A italiana garante que o conjunto é mais que suficiente para garantir frenagens seguras. Mas fato é que ele utiliza o mesmo conjunto do Pulse, assim como os irmãos Argo e Cronos.
O pacote de conteúdos do SUV é farto, desde a versão de entrada. Confira:
A versão adiciona os seguintes conteúdos:
A versão topo de linha oferece todos os conteúdos da versão Impetus, mas com adição do motor 1.3 turbo.
Todas as versões contam com:
Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Marcelo,faltou uma avaliação técnica estática e principalmente a dinâmica , para uma melhor informação aos seus leitores. Por exemplo, freios,câmbio, direção, suspensões ,ar condicionado ,vão motor,iluminação etc etc.
festback horrivel de visual, sentra é a melhor escolha , lindo lindo
Não gosto das rodas deveria ter umas rodas mais grande e outro modelo não gosto das carenagem que tem nos paralamas na cor preta deve ser na cor do carro minha opinião sobre o interior do carro não me agrada muito muito simples pra o valor do carro
Feio. Apenas feio. Pouca gente vai se dispor a comprar isso. Mas, como para todo pé doente tem um chinelo velho, vai aparecer quem compre pra andar num carro feio. E caro. O Nivus é absolutamente lindo. Um dos carros mais bonitos já feitos pela VW. Só erra no motor.
o carro esta feio nas fotos. incrivelmente ele bem melhor no fisico
Se não me engano, a WV TL er Fastack, só ue era bonita e harmonios. Esse Carro aqui apresentado ficou horroroso.
Essa coisa horrorosa é a versão SUV do Passat ?
Posso estar enganado, mas acho que é mais um potencial candidato a membro do clube Grandes Fracassos Fiat, se juntando a Tempra SW, Marea, Linea, Brava, Punto, e mais algum que não me vem na cabeça agora.
Viajou na maionese amigo… desculpe, mas onde que o Punto, Linea foram micos de mercado? Venderam bem por anos. É o mesmo que dizer que Polo e Virtos também foram micos… ou mesmo que Cobalt e Vectra também foram… viajou…
Venderam bem? kkkkkkkkk, bom, depende do seu conceito do que é vender bem né. Dá uma viajada na sua maionese aí pelas bandas de onde voce mora e conta quantos Punto e Linea voce ve circulando, e depois reveja seu conceito do que é vender bem….
Não é do meu gosto este design. Mas os pacotes parecem ok. Quem sabe daqui 2/3 anos pego um usado deste topo de linha. Esse motor 1.3 turbo deve dar um excelente desempenho em retomadas.
Ficou bacana, bons itens de série e ninguém pode reclamar do porta malas, enfim, Nivus, T-Cross e Tracker ganharam um grande rival.
Pois é, ficou HORRÍVEL! A FIAT quis fazer parecido ao Renault ARKANA(SHOW DE DESIGN)… só que NÃO conseguiram acertar o design!…. ficou parecendo um FRANKENSTEIN… frente de Pulse, Lateral de ARGO e uma traseira estranha TOTALMENTE desarmoniosa!!! Caixas de rodas parece que é uma gambiarra!Desculpe, tinha que falar a verdade, a FIAT sabe fazer melhor do que isso! Fazia uma frente de TORO, lateral harmoniosa COM CAIXA PARA 19″” e traseira fast back de verdade… mas não souberam casar tudo.
Um dos carros mais feios de todos os tempos. Onde ficou o famoso design italiano?
É novidade e já parece um carro antigo, acho que é a “onda vintage” , acho que esse carro vai envelhecer muito mal….tem carros que depois de 20 anos ainda parecem atuais e tem aqueles que depois de 3 anos parecem velhos…vai ver a ideia é essa, ser novo e “vintage” ao mesmo tempo 🙂
Como foi dito, essas caixas de rodas enormes e essas molduras não ficaram bem, destoaram do conjunto. E essa frente muito elevada, acho que ficaria melhor se fosse mais inclinada.
Por ser um Cronos bombado até que não ficou muito ruim. Mas ficou realmente estranho.
Se a FIAT usasse a plataforma da Toro, esse carro ficaria bem mais acertado e muito mais honesto.
O preço final seria mais alto (ainda)??? Sim, mas pelo que todos nós já vimos, não falta quem pague, e até fazendo fila pra isso se necessário.
Acontece que as nossas montadoras voltaram a ficar mal acostumadas, como o eram décadas atrás. Dando-se ao direito de miserar os custos do projeto, a fim de manter os lucros já exorbitantes em cima de veículos já bem mais caros do que realmente valem.
Chega uma hora que nem as leis da física aguentam tanta engambelacao.
Parece um sedan compacto só que bem GORDO…. não curti não…. O nivus é mais bem resolvido.
Quando se olha este Fastback até achamos bonitinho, mas quando comparamos com o Fastback do Salão de 2018, este Fastback lançado hoje fica medonho!!! hahahahaha